Aquecimento das baterias

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Paulopires
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Aquecimento das baterias

Mensagem por Paulopires » 27 set 2020, 23:56

Boa noite. Tenho um Leaf 40 kW desde fevereiro e estava contente com ele até ao dia que fui de Braga ao Algarve e ao fim da terceira carga acendeu o aviso de baterias quentes e que tinha que andar a velocidade reduzida. Aconteceu na ida e tb na vinda o que levou cerca de 12 horas de viagem para cada lado. Achei que não era normal e levei-o a Nissan onde me disseram que estava tudo bem com o veiculo. Já aconteceu a alguém??? Obrigado

OCasal
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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por OCasal » 28 set 2020, 08:49

Este assunto já tem sido largamente discutido noutros tópicos. Não se trata de nenhuma avaria, nem acarreta nenhum dano de maior. É apenas o único mecanismo de controlo de temperatura nas baterias que os Leafs trazem, reduzir a energia que pode entrar e sair do Pack. No Leaf 40 normalmente é sentido em viagens em auto - estrada superiores a 400km, num Leaf 62 nas superiores a 600km...

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BrunoAlves
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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por BrunoAlves » 28 set 2020, 09:16

Olá Paulo, bem vindo.

Como o OCasal disse, não é nenhuma avaria. A internet chamou a esse comportamento do carro #rapidgate

O Leaf não tem nenhum sistema de condicionamento térmico activo da bateria. Apenas arrefece de forma passiva pela passagem do ar na parte exterior da "carcaça" da bateria. Outros VE têm formas de refrigeração activa (seja ar soprado para dentro da bateria, seja arrefecimento líquido), mas o Leaf não tem.

O que acontece é que, ao conduzir mais kms seguidos e mais rapidamente a bateria aquece um pouco. Sobretudo em cargas rápidas, a bateria aquece MUITO. Deves ter reparado que só na primeira carga rápida é que tiveste velocidade de carregamento "decente", depois dessa terá sido sempre a cair.
É o mecanismo que o carro tem para evitar que a bateria aqueça demasiado: corta-te a potência de carregamento e a potência ao motor.

Pesquisa por "rapidgate", aqui no fórum e na net para te inteirares melhor ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

kony76
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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por kony76 » 28 set 2020, 09:50

Olá Paulo,

A mim aconteceu-me o mesmo numa viagem idêntica.
Como já te disseram é normal no Leaf. Não é falha, é assim mesmo.

No meu caso, eu já contava que isso fosse acontecer. É o grande "contra" que o Leaf tem, mas também, se calhar é por isso que não custa o que os outros custam. Seja como for, é algo que afecta apenas em viagens superiores a 400/500kms, basicamente quando necessitas de 3 ou mais cargas na mesma viagem.

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pemifer
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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por pemifer » 28 set 2020, 12:12

Desculpem mais uma vez ser do contra, mas a minha experiência é diferente das opiniões anteriormente expostas.
Não é preciso uma viagem grande, subretudo no verão, com temperaturas exteriores altas.
Tambem não é preciso grandes velocidades, a 90km/h a bateria já aquece.
No verão o carro limita a potência de carregamento logo no 1º carregamento.
Eu comprei o meu na primavera de 2019, só no inverno é que descobri que o carro carregava a 46kW, durante 7 meses o máximo que tinha visto foi 43kW.
Por vezes no 2º carregamento o indicador de bateria acende o vermelho, no 3º é certo!
20200906_185138.jpg
Como disseram, ter o elétrico mais barato do mercado, tem as suas desvantagens!

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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por rnlcarlov » 28 set 2020, 13:28

Pois, recordo-me que naquela carga em Évora onde nos encontrámos, o teu carro carregou a 36kW e tinhas vindo por nacionais, certo?

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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por pemifer » 28 set 2020, 14:10

rnlcarlov Escreveu:
28 set 2020, 13:28
Pois, recordo-me que naquela carga em Évora onde nos encontrámos, o teu carro carregou a 36kW e tinhas vindo por nacionais, certo?
Exatamente, carregou logo desde o começo a 36kW, vindo pela nacional a menos de 90km/h e depois de 120km.
A foto é do final do 2º carregamento depois de fazer 170km a dar a volta à albufeira de Alqueva.

Paulopires
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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por Paulopires » 28 set 2020, 14:32

Boa tarde. Obrigado por esses esclarecimentos. Fiquei mais descansado mas nem por isso fiquei Menos desiludido . Já agora outra perguntar : Apartir de quantos km a bateria começa a perder

OCasal
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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por OCasal » 28 set 2020, 17:56

Não fique assim tão desiludido... É uma questão de ponderar a utilização, como sempre que se pega em qualquer carro. O Leaf tem de facto constrangimentos em utilizações em condições climatéricas muito quentes, ou quando se fazem vários carregamento rápidos sucessivos... Se isso forem as nossas condições normais de utilização, então não é o veículo adequado.

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pemifer
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Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por pemifer » 28 set 2020, 18:06

Qualquer bateria começa a perder saúde assim que é fabricada.
Não deve preocupar-se com isso.
Essa perda de saude é muito lenta e gradual!
Lá por causa do aquecimento da bateria, não quer dizer que não ande com o carro!
Eu faço com frequência Lisboa - Porto - Lisboa.
Já fiz Lisboa - Monte Gordo, Lisboa - Serra da Estrela, Lisboa - Serra do Caramulo, ...

A foto que partilhei da temperatura foi de uma volta à albufeira do Alqueva:
  • Lisboa - Évora: 120km
  • Évora - Évora (passando por Mourão e pela barragem: 170km
  • Évora - Lisboa: 120km
Total: 410 quilómetroszitos, coisa pouca. Eu ando sempre poucos quilómetros...
20200906_165341_1.jpg

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