Aquecimento das baterias

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por mjr » 28 set 2020, 20:56

A limitação da potência de carga acontece sempre que a temperatura da bateria está acima de 30 e poucos graus Celsius, e começa a limitar fortemente acima dos 40 graus. Isto é apenas referente ao INÍCIO da carga rápida, ele não baixa a potência de carga conforme a bateria aumenta a temperatura, exceto se chegar muito próximo dos 55ºC. Não é relevante se a bateria aqueceu porque o carro andou depressa, fez cargas rápidas, ou simplesmente porque a temperatura ambiente é muito elevada.

Como já escrevi em vários tópicos sobre este assunto, eu fiz uma viagem Porto->Alvor em pleno agosto em menos de 8 horas, sabendo à partida as limitações do carro e criando uma estratégia para minimizar o problema. Resumindo o que devemos ter em atenção nestas viagens grandes com o Leaf:

- Partir SEMPRE com a bateria a 100%. Isto irá minimizar a energia que será necessário colocar novamente na bateria.
- Partir com a temperatura da bateria o mais baixa possível. Significa normalmente sair logo ao início da manhã, deixando a bateria arrefecer o mais possível durante a noite.
- Minimizar o aquecimento durante a condução. 100km/h é para mim um bom compromisso entre aquecimento da bateria e velocidade.
- Aproveitar ao máximo a primeira carga rápida, ainda a potência elevada. Para mim significa descarregar o mais possível a bateria e depois carregar até pelo menos 90% (basicamente até a potência baixar dos 15kW).
- Se possível sincronizar a segunda carga rápida com uma refeição, para minimizar o desconforto com a espera. Esta carga será entre 15 a 20kW, logo dependendo da energia que for necessário colocar na bateria (não vale a pena ir até 100%!, só carregar o necessário), demorará MUITO tempo.
- Na segunda CR, se esperar uns 5m antes de carregar pode permitir que a temperatura nos sensores baixe 2 ou 3 graus Celsius, aumentando um pouco a potência de carga. Recordo que o importante é a temperatura no início da carga.

Com um consumo de 15kW.h/100km (100km/h, AC ligado),para fazer 600km de Braga ao Algarve são necessários uns 90kW.h. Destes, uns 38kW.h já lá estão desde o início, sendo necessário carregar 52kW.h. A primeira carga rápida vai meter uns 33kW.h, se for bem espremida e dando alguma folga de carga à chegada ao PCR. Isto significa que a segunda carga rápida terá de meter uns 19kW.h. A 15kW de potência é 1h15m.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por LAbreu » 29 set 2020, 12:35

Bom, esta aqui uma forma muito desagradável de conhecer o #Rapidgate

Aqui acho que a culpa não é do carro (coitado até se porta bem, só tenta preservar a bateria para a Nissan não a ter de trocar precocemente), mas sim da marca, que farta de saber do problema, não informa o utilizador da situação.

Alias: alguém na altura da compra do carro lhe foi dito que o mesmo não tinha arrefecimento activo? e o que isso significava?

Da minha experiencia, não é a velocidade que conta, é a potencia que o motor tem de tirar ou por! Moro em zona com relevo muito acidentado (Serra da Estrela) e ja vi muitas vezes a bateria aquecer quer a subir, quer a DESCER. Não tem a ver com velocidade. Esta é um indicador. Interessa mais é manter o motor a trabalhar pouco. As vezes ate é andar mais depressa, para não regenear tanto.
Depois é as dicas do costume: carregar antes, deixar a arrefecer, não "puxar" pela bateria antes do PCR...
Depois de saber, é mais um factor a considerar que uma grande limitação. Agora, conhecer o problema pela primeira vez numa grande viagem... é uma grande chatice.

E claro, la tem a nissan mais uma visita desnecessaria se "perdesse" algum tempo a ensinar como funciona um VE ao cliente no dia de entrega que andar preocupado no que serve as dezenas de botoes de desligar automatismos que ninguem usa...

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por cfvp » 29 set 2020, 15:05

Em alternativa à solução dada pelo mjr, existe uma solução mais sustentável, que já foi testada pelo civic, um utilizador deste fórum. Essa solução consiste em iniciar os carregamentos rápidos com 50% ou perto disso. Isto porque é entre 20% e 60% que o carro carrega à potência máxima, ou seja, maior potência, mais aquecimento, mais limitações no carregamento e na potência do carro. Claro que ao fim de algumas cargas rápidas seguidas a temperatura vai sempre aumentando até chegar ao limite. No entanto é possível "controlar" a temperatura, ou seja, não deixar entrar no vermelho, fazendo os carregamentos como disse e andando a velocidades de nacional (até 90km/h). Tal acontece pois a temperatura ganha no carregamento é perdida no andamento.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por Nonnus » 29 set 2020, 15:20

LAbreu Escreveu:
29 set 2020, 12:35
E claro, la tem a nissan mais uma visita desnecessaria se "perdesse" algum tempo a ensinar como funciona um VE ao cliente no dia de entrega que andar preocupado no que serve as dezenas de botoes de desligar automatismos que ninguem usa...
E as vendas de carros novos que se perdiam?

Eles não explicam isso porque sabem que vão estar a despertar o cliente para um problema. A ideia é, primeiro vende-se, depois se os problemas surgirem logo se vê.

Sendo um bocado polemico, mas realista, acho que a culpa tanto é da Nissan (concessionário) como do comprador, que antes de comprar não fez o trabalho de casa.

Muitos de nós antes de comprar um VE viemos aqui a este fórum e passamos horas a pesquisar sobre VE´s para fazermos uma compra o mais informados possível, outros acreditam naquilo que o vendedor lhes diz...
frankesousa Escreveu:
25 set 2020, 11:53
O leaf 40 é o pior, muita mas muita gente foi apanhada no meio da falta do TMS e ficam agarrados 1h ou 1h30 no PCR quando o vendedor lhes vendeu um carro que carrega em 30min! (e toda a publicidade da ME fala em 30min sempre). E talvez carros à espera atrás que o pobre do condutor, enganado, esteja a carregar mais lento num PCR do que um Zoe num PCN!!!

Agora para quem faz uma compra informada de um leaf 40 ou 60 aí já será um bom carro, mas sempre com as suas limitações.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por mafgod » 29 set 2020, 16:27

E os que compram os ICEs todos pipis, pensando que são verdes e que até limpam o ar à medida que circulam, e depois tem de esperar que a "regeneração" termine ou então, toca a irem para as vias rápidas/AE acelerarem para "regenerar" melhor queimando mais gasóleo e perdendo tempo.
E os que compram um diesel poupadinho para andar em cidade no para/arranca e depois quando o filtro enche, lá vão tira-lo todos contentes.
Os concessionários também alertaram destes inconvenientes?
Também alertam o tempo de vida médio esperado dos turbos/FAP/e afins ou os problemas comuns de ada modelo?

O vulgar cliente chega e compra porque ou gosta da cor ou do símbolo que ostenta ou porque o amigo tem, está a marimbar se é económico ou se tem esta ou aquela condicionante, quer seja ICE ou VE (aliás como quase em tudo).

O cliente mais exigente, procura essa informação e, infelizmente, terá de ser em fóruns porque nos concessionários nada sabem!
Um colega meu queria também reservar um Leaf40 na mesma altura que eu e ele fartava-se de teimar comigo que um vendedor Nissan lhe tida dito que o Leaf40 tinha gestão térmica e temperatura e carregamento trifásico!
Ainda lhe disse, ele (vendedor) que meta isso por escrito que caso não tenha que te ofereça o carro!
Enfim....

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por mafgod » 29 set 2020, 16:29

O leaf 40 é o pior, muita mas muita gente foi apanhada no meio da falta do TMS e ficam agarrados 1h ou 1h30 no PCR quando o vendedor lhes vendeu um carro que carrega em 30min! (e toda a publicidade da ME fala em 30min sempre). E talvez carros à espera atrás que o pobre do condutor, enganado, esteja a carregar mais lento num PCR do que um Zoe num PCN!!
O Leaf40 coitado, sofre é certo do #rapidgate e não há maneira de fugir, outros VEs ficam também mais de 1h a carregar e não é por culpa do #rapidgate :-) serão culpa de outros gates :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por Nonnus » 29 set 2020, 16:46

mafgod Escreveu:
29 set 2020, 16:27
E os que compram os ICEs todos pipis, pensando que são verdes e que até limpam o ar à medida que circulam, e depois tem de esperar que a "regeneração" termine ou então, toca a irem para as vias rápidas/AE acelerarem para "regenerar" melhor queimando mais gasóleo e perdendo tempo.
E os que compram um diesel poupadinho para andar em cidade no para/arranca e depois quando o filtro enche, lá vão tira-lo todos contentes.
Os concessionários também alertaram destes inconvenientes?
Também alertam o tempo de vida médio esperado dos turbos/FAP/e afins ou os problemas comuns de ada modelo?

O vulgar cliente chega e compra porque ou gosta da cor ou do símbolo que ostenta ou porque o amigo tem, está a marimbar se é económico ou se tem esta ou aquela condicionante, quer seja ICE ou VE (aliás como quase em tudo).

O cliente mais exigente, procura essa informação e, infelizmente, terá de ser em fóruns porque nos concessionários nada sabem!
Um colega meu queria também reservar um Leaf40 na mesma altura que eu e ele fartava-se de teimar comigo que um vendedor Nissan lhe tida dito que o Leaf40 tinha gestão térmica e temperatura e carregamento trifásico!
Ainda lhe disse, ele (vendedor) que meta isso por escrito que caso não tenha que te ofereça o carro!
Enfim....
Não sei se me estavas a responder, mas caso estejas, é a mesma coisa. Alias, existe um tópico aqui no fórum onde eu falo sobre o que acabaste de escrever sobre os ICE´s. Em que quando vais comprar o carro ninguém te pergunta se vais usar o carro em cidade, ou se vais andar em AE.

Podes ver a partir daqui: viewtopic.php?f=23&t=7419&hilit=filtro+ ... 10#p122555
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Aquecimento das baterias

Mensagem por Nonnus » 29 set 2020, 17:09

Para que não fiquem dúvidas ou seja mal interpretado.

É normal e compreensível que uma pessoa depois se deparar com certos problemas, ou se sinta enganado (não estou a dizer que é o caso do autor deste tópico) venha pedir ajuda para perceber se o problema é normal, ou algum defeito do carro. Na maioria das vezes, como já foi dito, é falta de informação e quando pede ajuda, normalmente é tarde demais.

Os mais atentos ao fórum sabem que já existe dois ou três tópicos aqui no fórum com questões semelhantes acerca do leaf 40. Lembro-me por exemplo do utilizador que até reclamou para a Nissan do Japão, porque o carro não fazia os KM que eram anunciados com uma carga.

viewtopic.php?f=21&t=7447#p116279
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”