Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
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BrunoAlves
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por BrunoAlves » 17 mai 2021, 23:44

LAbreu Escreveu:
17 mai 2021, 22:39
Agora, prefiri ter logo o LEAF no inicio de 2020 que esperar pelo ID 3 (o fossil que foi arrumado estava a desfazer-se...). E hoje acho que foi a decisão acertada. Cada dia que se adia à espera de este ou aquele modelo é mais um dia que andamos com os Fosseis, que são aborrecidos, desconfortaveis, poluentes e caros...
:clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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mjr
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por mjr » 18 mai 2021, 20:17

+1!

Andamos aqui a escrever há muito tempo que mais vale um VE na mão que um a lançar, sabe-se lá quando. Isto, claro, se ainda tivermos um ICE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 18 ago 2021, 15:42

Merece este diario alguns updates importantes:

1- O LEAF teve de ir a Nissan por causa do ruido que fazia quando acelerava e desacelerava. Trocaram não seu bem oque (falaram de uns parafusos que custumam dar problemas). Foi pela garantia, e não fosse a demora seria sem eventos. Quando voltou estava como novo, sem um ruido. Foi uma felicidade minha e da esposa. O pequeno ruido ja se tornava irritante e quando saiu é que mais se notou a diferença :D

2- Tive de fazer 2 vezes Guarda-Coimbra-Guarda no mesmo dia por razoes pessoais. Ja o tinha feito varias vezes, mas sempre ida em 1 dia e regresso no seguinte e sem hora definida de regresso. A primeira vez planiei algo exagerado :D
Precurso 310 kms, consumo estimado 19 kwh/100km, tempo de viagem 4 horas
Fiz contas no ABRP e para voltat tinha de ter 65% de bateria a sair de Coimbra:
- 1a hipotese: ir de vagar e consumir "só" 16 kwh/100 e dava para fazer sem carga,
- 2a hipotese carregar 2 horas no PCN,
- 3a hipotese carregar no PCR

Da 1a vez fiz a viagem de ida mais devagar. Quando cheguei ainda tinha 66% de carga. Resolvi 1o tentar o PCN do Forum à hora de almoço. Quem costuma andar em Coimbra sabe que esta sempre ocupado, e assim foi. Decidi então ir ao estadio almoçar e por a carga. Assim feito. Por conveniencia carreguei no shoping (CBR 00036). Saio os olhos da cara :o 0,80€/kw :shock: mas carregou lindamente e como e obvio, a esse preço estava livre... Regresso a velocidades normais. chegou a casa ainda com uns 20%. Final 330kms, 53 kw consumidos, media 16 kwh/100km

da 2a vez fui mais "tranquilo", ate porque não tinha pressa de voltar. viagem de ida a velocidades maiores (limite maximo maior parte da viagem). Tinha apontado para a hipotese 3, PCR. Chegou com 60% de carga ao destino, fruto da condução. Fiz o que vinha a fazer a Coimbra. Problema: decido ir experimentar o PCR da Prio, e la estava um BMW 330e agarrado à tipo 2. Tambem tem direito, mas depois desta fico com a certeza que para bem de todos os PCR tem de ser ao TEMPO, se não é malta agarrada aos mesmos a carregar miginhas. Como tinha de almoçar e carregar, toca a abrir a App Mio, e qual é o meu espanto quando vejo o PCN do Forum livre! :dance: Rumo ao mesmo para duplo carregamento e... esta em uso :? Abro a App e da-me como livre :? Bom, tinha mesmo de almoçar e de carregar, pelo que opto pelo carregador de rua ao lado do estadio (CBR 90002). Carregador livre e à sobra. Optimo. Carregou lindamente a 6,6 kw e ficou nos mais mundanos 0,36€/kw :D Viagem volta a casa a ritmo normal. Cegada com 11% (o navegadr do carro disse a viagem toda que não dava, aquilo não serve mesmo para nada no planeamento de viagens :doh: ). Viagem novamente com 330 kms e 54 kwh consumidos, media 16,3 kwh/100km.

3- Agora a grande noticia em termos de mobilidade da familia: Ja chegou o carro da esposa. Faltam algumas burocracias. Quando tiver algumas voltinhas deixo algumas notas de DB e alguma comparação efectiva de utilizador entre ele e o LEAF + :D

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rimsilva
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por rimsilva » 18 ago 2021, 16:57

Ainda bem que o problema do barulho foi resolvido, é muito chato ter algo a "chatear" durante a condução.

Olhando à deslocação, com o tempo e um maior numero de carregamentos fora de casa, vai sendo mais facil gerir as adversidades.

O Posto CBR-00036 é um posto de 22 kW com um custo de 0,05€/min, sendo cobrado ao minuto tem o "problema" de ficar extremamente caro para VEs que carregam muito abaixo da potência máxima, será uma lógica idêntica aos PCRs e os VE que sem CR, por isso pagou 0,8€/kWh.

No posto CBR-900002 já ficou mais em conta porque é um posto indicado para o seu Leaf, monofasico de 7,4 kW.

Relativamente ao PCN do fórum tem a certeza que estava em uso? Por vezes estão carros ligados, mas com a carga completa, impedindo outros de carregar.

cfvp
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por cfvp » 18 ago 2021, 23:42

Bom relato.
LAbreu Escreveu:
18 ago 2021, 15:42
Cegada com 11% (o navegadr do carro disse a viagem toda que não dava, aquilo não serve mesmo para nada no planeamento de viagens :doh: ). Viagem novamente com 330 kms e 54 kwh consumidos, media 16,3 kwh/100km.
A mim hoje dava-me previsão de 30% na chegada mas depois quando iniciava o guia dizia que poderia ter que carregar a meio. :shock: :lol:
Porém, de resto, até funciona bem, nunca tive problemas, tirando esta pequena situação que não foi nada de mais, só achei estranho o aviso.
LAbreu Escreveu:
18 ago 2021, 15:42
3- Agora a grande noticia em termos de mobilidade da familia: Ja chegou o carro da esposa. Faltam algumas burocracias. Quando tiver algumas voltinhas deixo algumas notas de DB e alguma comparação efectiva de utilizador entre ele e o LEAF + :D
É o Peugeot e-208?
rimsilva Escreveu:
18 ago 2021, 16:57
O Posto CBR-00036 é um posto de 22 kW com um custo de 0,05€/min, sendo cobrado ao minuto tem o "problema" de ficar extremamente caro para VEs que carregam muito abaixo da potência máxima, será uma lógica idêntica aos PCRs e os VE que sem CR, por isso pagou 0,8€/kWh.

No posto CBR-900002 já ficou mais em conta porque é um posto indicado para o seu Leaf, monofasico de 7,4 kW.
Pois e onde estão os postos 7,4kW para o Leaf e muitos outros? Quase que não há. Foi uma sorte esse ser 7,4kW. Basicamente quem tem Leaf e muitos outros está "obrigado" a usar PCRs, o que eu acho uma estupidez, mas pronto. :roll:
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rimsilva
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por rimsilva » 19 ago 2021, 11:21

cfvp Escreveu:
18 ago 2021, 23:42
rimsilva Escreveu:
18 ago 2021, 16:57
O Posto CBR-00036 é um posto de 22 kW com um custo de 0,05€/min, sendo cobrado ao minuto tem o "problema" de ficar extremamente caro para VEs que carregam muito abaixo da potência máxima, será uma lógica idêntica aos PCRs e os VE que sem CR, por isso pagou 0,8€/kWh.

No posto CBR-900002 já ficou mais em conta porque é um posto indicado para o seu Leaf, monofasico de 7,4 kW.
Pois e onde estão os postos 7,4kW para o Leaf e muitos outros? Quase que não há. Foi uma sorte esse ser 7,4kW. Basicamente quem tem Leaf e muitos outros está "obrigado" a usar PCRs, o que eu acho uma estupidez, mas pronto. :roll:
Julgo que o alexmol chegou a partilhar essa informação, há postos 22 kW estão limitados a potência mais baixas e cobram em função da potência disponibilizada.

Esse nem é uma questão que interesse muito para este tópico, foi apenas uma chamada de atenção para evitar custos inesperados e neste caso até há alternativa na rede pública.

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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por cfvp » 19 ago 2021, 13:16

rimsilva Escreveu:
19 ago 2021, 11:21
Julgo que o alexmol chegou a partilhar essa informação, há postos 22 kW estão limitados a potência mais baixas e cobram em função da potência disponibilizada.

Esse nem é uma questão que interesse muito para este tópico, foi apenas uma chamada de atenção para evitar custos inesperados e neste caso até há alternativa na rede pública.
Há uns poucos de 22kW que estão limitados, no meio de centenas que não estão. Portanto a regra geral é serem 22kW e não estarem limitados. Algo que muito poucos carros suportam, é basicamente só o Zoe. O mercado de PCNs é feito para os Zoes, fantástico, óptimo para a ME. :lol:

Sim é um tema um bocado à parte, mas estares a recomendar postos adequados quando eles praticamente não existem não faz muito sentido.
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por rimsilva » 19 ago 2021, 15:18

cfvp Escreveu:
19 ago 2021, 13:16
rimsilva Escreveu:
19 ago 2021, 11:21
Julgo que o alexmol chegou a partilhar essa informação, há postos 22 kW estão limitados a potência mais baixas e cobram em função da potência disponibilizada.

Esse nem é uma questão que interesse muito para este tópico, foi apenas uma chamada de atenção para evitar custos inesperados e neste caso até há alternativa na rede pública.
Há uns poucos de 22kW que estão limitados, no meio de centenas que não estão. Portanto a regra geral é serem 22kW e não estarem limitados. Algo que muito poucos carros suportam, é basicamente só o Zoe. O mercado de PCNs é feito para os Zoes, fantástico, óptimo para a ME. :lol:

Sim é um tema um bocado à parte, mas estares a recomendar postos adequados quando eles praticamente não existem não faz muito sentido.
O que é que recomendar um posto adequado ao veiculo têm a haver com haver poucos ou muitos? Havendo poucos não se pode recomendar, é isso? É preferivel cair no erro de pagar 0,8€/kWh? Não percebo qual é o valor acrescentado deste de comentários.

Poucos ou muitos é usar o que existe ou procurar alternativas dentro ou fora da rede pública.

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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por cfvp » 19 ago 2021, 16:03

rimsilva Escreveu:
19 ago 2021, 15:18
O que é que recomendar um posto adequado ao veiculo têm a haver com haver poucos ou muitos? Havendo poucos não se pode recomendar, é isso? É preferivel cair no erro de pagar 0,8€/kWh? Não percebo qual é o valor acrescentado deste de comentários.

Poucos ou muitos é usar o que existe ou procurar alternativas dentro ou fora da rede pública.
Podes recomendar à vontade, eu também recomendo, mas digo logo que é quase como encontrar um unicórnio. :lol: Quando disseste que é "um posto indicado para o Leaf" dá a entender que há alguma alternativa viável, mas não há, porque quase que não existem.
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 19 ago 2021, 16:56

Quanto a questão de carregar um LEAF num PCR 22 a cobrar pornograficamente ao minuto, permitam-me, mas a culpa é do carro!

O posto consegue debitar 22kw, e cobra em função do que ele pode fazer. Se o carro os consegue aceitar ou não é problema do utilizador.
Mas o posto em questão é quase sempre demasiado caro (nos ZOE é que não se nota tanto). Mesmo um carro que carregue a 11kw fica a 50cent/kw.

Quando fui carregar foi opção minha ir logo à opção mais cara (na altura nem me chatiei muito em procurar, a carga era pequena, e o comodismo da situação assim o permitia). Ja sabia porque tinha visto na App Mio quanto ficava a carga que precisava.

Como diz a minha esposa: caros ou baratos, eu quero é que os haja.
Eu prefiro que haja um carregador livre e caro que um carregador não disponível (por avaria ou por estar em uso por outras pessoas) e barato. Mas nessa localização ate é privilegiada, dado existir um carregador barato de rua logo ao lado.

Claro que essa entidade superior que é o ESTADO deveria ter melhor incentivos à transição energetiva, e quem tem um VE e tem de carregar na rede publica é que se lixa.

Deveriam era existir muitos mais "carregadores de destino", e muitos destinos ganhavam em ter muitos mais carregadores.
Deviam existir era mais carregadores de rua tipo tomada simples (os velhinhos de 3,7kw) espalhados pelos parques de estacionamento residenciais (mas com preços de electricidade proxima da de casa)
cfvp Escreveu:
18 ago 2021, 23:42
É o Peugeot e-208?
Sim, quando tiver mais experiencia com o carro deixo um DB só para ele... :D

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