DB FAROL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
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fbatista
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DB FAROL

Mensagem por fbatista » 06 nov 2019, 15:33

chegou em Julho2019
Como se costuma dizer por aqui "é só carregar e andar" :D
Até agora super contente

Como uma imagem vale mais que mil palavras cá vai a primeira,
Imagem
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019

clay
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Re: DB FAROL

Mensagem por clay » 06 nov 2019, 15:58

Muito bonita a cor, boa escolha!
Requer uma manutenção cuidada, mas é uma cor sempre muito bonita em conjugação com jantes/vidros escuros. :clap:

Votos de muitos e bons km. :dance:
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

bpedrosa
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Re: DB FAROL

Mensagem por bpedrosa » 06 nov 2019, 16:13

Bem vindo, e votos de muitos e bons kilometros!!
É bom saber que continua a haver proprietários satisfeitos ;)

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fbatista
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Re: DB FAROL

Mensagem por fbatista » 12 nov 2019, 17:26

Este fim de semana fiz a viagem Braga-Chaves via A11-A7-A24.
Normalmente não ultrapasso os 110Km/h e chego la com 30% de autonomia.

Desta vez estava muito frio, a chover, nevoeiro pelo que ainda ia mais devagar do que normalmente.
Já na zona de Vila Pouca, ainda antes de entrar na A24 dou-me conta que a bateria estava nos 37% (tive aquela instante de panico...sozinho...a família não precisa de se assustar) e reduzi de imediato para os 90km/h.

Entretanto entrei na A24 o tempo abriu um pouco e começam as descidas pelo que fiquei mais descansado.

Estava com uma média acima dos 22kwh/100Km, :o

Cheguei ao destino com 19% e constatei o que já tinha lido que com condições atmosféricas adversas a autonomia baixa (não pensei que fosse tanto :think: )

---

Inicialmente tinha a pressão dos pneus abaixo dos 2.5 quando me dei conta mudei para 2.8 de acordo com o que tenho lido por aqui.
Logo de imediato fiz uma viagem habitual de 100km e notei um aumento de consumo. Já repeti essa viagem e continuo com a mesma opinião.
Parece-me que com mais pressão sinto o carro menos preso na regeneração logo efeito de maior consumo?!!
Esse aumento de consumo ainda se nota mais quando esta a chover (piso encharcado).
A chuva cria atrito e logo mais consumo?!
Decidi reduzir para os 2.6 e vou ver o comportamento.

Quanto à autonomia Braga-Chaves chega perfeitamente e vai chegar durante muito tempo. Mas ficava mais descansado se houvesse um PCR na estação de serviço no alto da serra perto do Suc da Tesla.
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Re: DB FAROL

Mensagem por bpedrosa » 12 nov 2019, 18:22

fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26

A chuva cria atrito e logo mais consumo?!
Sim, quer a chuva como as baixas temperaturas aumentam o consumo.

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noway
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Re: DB FAROL

Mensagem por noway » 12 nov 2019, 18:31

fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26
Inicialmente tinha a pressão dos pneus abaixo dos 2.5 quando me dei conta mudei para 2.8 de acordo com o que tenho lido por aqui.
Logo de imediato fiz uma viagem habitual de 100km e notei um aumento de consumo. Já repeti essa viagem e continuo com a mesma opinião.
Acho que foi coincidencia com o facto de poderes estar contra o vento, com chuva e talvez temperaturas baixas. Quanto mais pressão tens nos pneus menos atrito tens a rolar. Mas tens inconvenientes nisso: maior pressão significa menos tracção e mais escorregas a curvar, o carro também "saltita" mais e é mais duro a absorver irregularidades na estrada. Portanto nos Leafs 2.7 ou 2.8 bar são valores comuns e aceitáveis. Mais do que isso parace-me menos seguro mas há gente aqui no forum a usar mais. As temperaturas baixas tornam também o ar mais denso, logo maior oposição à aerodinamica do carro. No inverno é sempre a perder!
fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26
A chuva cria atrito e logo mais consumo?!
Sim, o contacto com a agua aumenta o atrito a rolar (maior oposição a rolar). Atenção que perdes tracção com a agua (escorrega mais) => são conceitos diferentes.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

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Re: DB FAROL

Mensagem por noway » 12 nov 2019, 18:35

Qualquer coisa como isto

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alexsilva
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Re: DB FAROL

Mensagem por alexsilva » 12 nov 2019, 18:41

noway Escreveu:
12 nov 2019, 18:31
fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26
Inicialmente tinha a pressão dos pneus abaixo dos 2.5 quando me dei conta mudei para 2.8 de acordo com o que tenho lido por aqui.
Logo de imediato fiz uma viagem habitual de 100km e notei um aumento de consumo. Já repeti essa viagem e continuo com a mesma opinião.
Acho que foi coincidencia com o facto de poderes estar contra o vento, com chuva e talvez temperaturas baixas. Quanto mais pressão tens nos pneus menos atrito tens a rolar. Mas tens inconvenientes nisso: maior pressão significa menos tracção e mais escorregas a curvar, o carro também "saltita" mais e é mais duro a absorver irregularidades na estrada. Portanto nos Leafs 2.7 ou 2.8 bar são valores comuns e aceitáveis. Mais do que isso parace-me menos seguro mas há gente aqui no forum a usar mais. As temperaturas baixas tornam também o ar mais denso, logo maior oposição à aerodinamica do carro. No inverno é sempre a perder!
fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26
A chuva cria atrito e logo mais consumo?!
Sim, o contacto com a agua aumenta o atrito a rolar (maior oposição a rolar). Atenção que perdes tracção com a agua (escorrega mais) => são conceitos diferentes.
Por acaso no meu vinha com 2.2 e tem andado sempre assim.
Vou experimentar aumentar para 2.7 a ver se algo muda.

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noway
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Re: DB FAROL

Mensagem por noway » 12 nov 2019, 18:48

Não te preocupes muito com isso. No verão consigo medias de 13kWh/100km. No inverno ando nos 18kWh/100km mesmo com algum cuidado no acelerador.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

civic
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Re: DB FAROL

Mensagem por civic » 13 nov 2019, 13:20

No meu tenho 2,5 acho que acima disso é desconfortável e até pode ser perigoso, conforme se vê por esse grafico, acima de 2,5bar ganha-se pouco em termos de resistência ao rolamento. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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