No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!
DB FAROL
- frankesousa
- Mensagens: 1302
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: DB FAROL
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- fbatista
- Mensagens: 36
- Registado: 11 fev 2019, 09:50
- Data de fabrico: 28 jun 2019
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB FAROL
Sim, por esse gráfico realmente não vale a pena andar a colocar mais do que indicado pela marca. Eu como disse anteriormente mudei novamente, agora para 2.6 que a frio anda pelos 2.5 (como indica a etiqueta no carro). O que ainda não percebo é porque é que o carro vinha com 2.0. Provavelmente esqueçeram-se de acertar a pressão antes de entregar o carro. Mas estão a aparecer mais casos!!!! Com os 2.0 os pneus da frente ficavam visivelmente baixos já os de trás pareciam bem.frankesousa Escreveu: ↑13 nov 2019, 13:41No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019
Re: DB FAROL
Não usem o gráfico que coloquei como referência para o que quer que seja. Foi o primeiro que encontrei numa pesquisa rápida. O gráfico não contempla o tamanho da roda, nem condições atmosféricas, nem nada.... é só mesmo para dar uma ideia.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
Re: DB FAROL
O "problema" de usar o recomendado pela marca é que com o frio a pressão baixa muito, por isso coloco um pouco acima, atualmente tenho apanhado 2.3 no carro em Estrada quando à temperatura da garagem (cerca de 15ºC) meti todos a 2.5.frankesousa Escreveu: ↑13 nov 2019, 13:41
No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
- frankesousa
- Mensagens: 1302
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: DB FAROL
de qualquer modo qualquer desses valores está OK para segurança.civic Escreveu: ↑13 nov 2019, 14:29O "problema" de usar o recomendado pela marca é que com o frio a pressão baixa muito, por isso coloco um pouco acima, atualmente tenho apanhado 2.3 no carro em Estrada quando à temperatura da garagem (cerca de 15ºC) meti todos a 2.5.frankesousa Escreveu: ↑13 nov 2019, 13:41
No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!
Só estava a chamar a atenção para o pessoal não andar a insuflar os pneus tipo balões para tentar "poupar" uns pozinhos ou aumentar a autonomia 1 ou 2 km e para isso andar com o carro menos seguro.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: DB FAROL
A pressão indicada na porta do carro deve ser lida como um mínimo. O mínimo aceitável da pressão medida a frio. Deve sempre acrescentar-se 0.2 a 0.5 bar com a sobreposição de várias condições que podem fazer o pneu aquecer mais: velocidade elevada, viagem longa, mais peso.
Um pneu menos cheio, sofre maiores deformações e por isso aquece mais. Precisamente, naquelas situações recomenda-se encher mais para que aqueça menos. Também, como se deforma mais, o risco de colapso da parte lateral é maior e consequentemente de rebentamento. Já o pneu mais cheio, só tem maior risco de punção, que é de longe um dano menor e menos perigoso,
Quanto a tracção, embora a área de contacto com o solo de um pneu mais vazio seja maior, e por isso seja usado nalgumas circunstâncias, para circular em estrada é pior para a tracção. Um pneu menos cheio, por se deformar mais, vai ter pior contacto com o solo em curva e vai chiar mais.
Um pneu menos cheio, sofre maiores deformações e por isso aquece mais. Precisamente, naquelas situações recomenda-se encher mais para que aqueça menos. Também, como se deforma mais, o risco de colapso da parte lateral é maior e consequentemente de rebentamento. Já o pneu mais cheio, só tem maior risco de punção, que é de longe um dano menor e menos perigoso,
Quanto a tracção, embora a área de contacto com o solo de um pneu mais vazio seja maior, e por isso seja usado nalgumas circunstâncias, para circular em estrada é pior para a tracção. Um pneu menos cheio, por se deformar mais, vai ter pior contacto com o solo em curva e vai chiar mais.
-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: DB FAROL
Excelente explicação. Pessoalmente vejo mais vantagens com pressões mais elevadas. No Leaf ando sempre com 2.8-2.9, mas acho que 3.0 não seria demasiado.migle Escreveu: ↑13 nov 2019, 21:52A pressão indicada na porta do carro deve ser lida como um mínimo. O mínimo aceitável da pressão medida a frio. Deve sempre acrescentar-se 0.2 a 0.5 bar com a sobreposição de várias condições que podem fazer o pneu aquecer mais: velocidade elevada, viagem longa, mais peso.
Um pneu menos cheio, sofre maiores deformações e por isso aquece mais. Precisamente, naquelas situações recomenda-se encher mais para que aqueça menos. Também, como se deforma mais, o risco de colapso da parte lateral é maior e consequentemente de rebentamento. Já o pneu mais cheio, só tem maior risco de punção, que é de longe um dano menor e menos perigoso,
Quanto a tracção, embora a área de contacto com o solo de um pneu mais vazio seja maior, e por isso seja usado nalgumas circunstâncias, para circular em estrada é pior para a tracção. Um pneu menos cheio, por se deformar mais, vai ter pior contacto com o solo em curva e vai chiar mais.
Re: DB FAROL
Eu já experimentei 2.8 e em molhado é perigoso, perde muito na aderência, nas rotundas a frente perde-se com muita facilidade.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: DB FAROL
Eu tenho incidentes escorregadios com o Ioniq a 2.8 e a 2.5... Acho que se comenta com frequência que há algo de estranho com o Ioniq com pneus de origem e a tracção. E o Kona também recebe muitos comentários.
Felizmente, já não vou para zonas de Lisboa com paralelepípedos....
Felizmente, já não vou para zonas de Lisboa com paralelepípedos....