DB SuperBlack

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Nonnus
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Re: DB SuperBlack

Mensagem por Nonnus » 16 abr 2019, 15:45

Duas dicas importantes.

Não uses o modo B em viagens grandes, o que consegues regenerar perdes depois para voltar a velocidade pretendida. É preferível deixar o carro rolar do que fazê-lo perder muita velocidade. O modo B na minha opinião é usado em cidade, assim evitas usar tanto os travões, em viagens grandes a não ser naquelas descidas que vejas que vais ter que travar não compensa. O ideal é manteres o carro a rolar entre a "fronteira" da regeneração e do consumo.

Em relação a climatização se ligares com aquecimento é preferível manteres ligado a uma temperatura baixa mas constante, do que ligares muitas vezes 30 segundos a temperaturas mais altas. No arranque do aquecimento é quando vai gastar mais porque vai tentar por a temperatura pedida o mais rapidamente possível. Se ligares só a circulação de ar podes ligar só os 30 segundos é apenas uma ventoinha.
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Fil
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Re: DB SuperBlack

Mensagem por Fil » 16 abr 2019, 15:48

Excelente arranque para quem está agora a começar!

Assim se ganha experiência.

Muitos e bons klms. Obrigado pela partilha.

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BrunoAlves
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Re: DB SuperBlack

Mensagem por BrunoAlves » 16 abr 2019, 15:49

Não custa nada :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nerusonu
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Re: DB SuperBlack

Mensagem por Nerusonu » 16 abr 2019, 22:51

Parabéns pelo carro e obrigado pelo relato/partilha. Como falas no estacionamento automático deduzo que seja um Tekna, que tal é? Vale os 1200€ ou é apenas um gimmick que pouco vais usar?

cfvp
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Re: DB SuperBlack

Mensagem por cfvp » 17 abr 2019, 00:29

Nonnus Escreveu:
16 abr 2019, 15:45
Não uses o modo B em viagens grandes, o que consegues regenerar perdes depois para voltar a velocidade pretendida. É preferível deixar o carro rolar do que fazê-lo perder muita velocidade. O modo B na minha opinião é usado em cidade, assim evitas usar tanto os travões, em viagens grandes a não ser naquelas descidas que vejas que vais ter que travar não compensa. O ideal é manteres o carro a rolar entre a "fronteira" da regeneração e do consumo.
Quem diz B, diz e-Pedal. Também já ouvi dizer que é melhor não usar o Eco também, mas não sei se fará alguma diferença ter ou não ter.

Até agora o que já fiz foi ir de Coimbra à Figueira (ida e volta) e consegui fazer 12.4kWh/100km. Fiz uma pequena parte do percurso em auto-estrada e o resto por estradas nacionais. Penso que fui em D a maior parte do tempo sem Eco nem nada e com o ProPilot ligado a 100km/h na auto-estrada. Talvez tenha andado um bocado com B nas estradas nacionais, mas nem sei até que ponto compensa, em termos de consumos. Porém dá jeito se tivermos que abrandar muitas vezes, pois evitamos usar tanto o pedal do travão, no entanto acho que é mais uma questão de conveniência que outra coisa, porque com o pedal do travão também se regenera.
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HASLima
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Re: DB SuperBlack

Mensagem por HASLima » 17 abr 2019, 00:47

Nerusonu Escreveu:
16 abr 2019, 22:51
Parabéns pelo carro e obrigado pelo relato/partilha. Como falas no estacionamento automático deduzo que seja um Tekna, que tal é? Vale os 1200€ ou é apenas um gimmick que pouco vais usar?
Ainda não consigo dizer. Conseguia viver sem ele? Sim! Dá jeito? Acho que vai dar, mas fiquei um pouco assustado com os testes, por vezes ele considera o passeio como fazendo parte da via. Tenho de o testar mais vezes.
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Re: DB SuperBlack

Mensagem por HASLima » 17 abr 2019, 01:30

cfvp Escreveu:
17 abr 2019, 00:29
Quem diz B, diz e-Pedal.
É das melhores surpresas deste carro. A não ser que me digam que gasta MUITO mais, não deixo de usar.
cfvp Escreveu:
17 abr 2019, 00:29
Também já ouvi dizer que é melhor não usar o Eco também, mas não sei se fará alguma diferença ter ou não ter.
Uma coisa que reparei na utilização do ProPilot é que quando o carro da frente me está a abrandar e desaparece, a aceleração subsequente é um pouco brusca. Imagino que esta aceleração não seja grande amiga da autonomia. Se modo ECO atenuar esta aceleração, mal não fará!
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Re: DB SuperBlack

Mensagem por Nerusonu » 17 abr 2019, 02:05

HASLima Escreveu:
17 abr 2019, 00:47
Nerusonu Escreveu:
16 abr 2019, 22:51
Parabéns pelo carro e obrigado pelo relato/partilha. Como falas no estacionamento automático deduzo que seja um Tekna, que tal é? Vale os 1200€ ou é apenas um gimmick que pouco vais usar?
Ainda não consigo dizer. Conseguia viver sem ele? Sim! Dá jeito? Acho que vai dar, mas fiquei um pouco assustado com os testes, por vezes ele considera o passeio como fazendo parte da via. Tenho de o testar mais vezes.
Confesso que é um extra que até me poderá interessar para algumas manobras mais "duvidosas". Isso e depois da esposa ver vídeos no YT diz que assim até ela quer andar com o carro(actualmente não pega na minha Vectra por ser muito comprida).

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Re: DB SuperBlack

Mensagem por mjr » 17 abr 2019, 07:16

Parabéns pela aquisição e viagem logo no início!

Sobre a potência de carga de 40kW no início da carga, é normal. Isto porque os PCRs estão todos limitados a 125A de corrente de carga e como quando a bateria está descarregada a tensão é mais baixa esses 125A acabam por dar uma potência menor. À medida que a bateria vai carregando a tensão vai subindo e assim também sobe a potência de carga. Por volta dos 60% de SOC a potência costuma estar pelos 46kW e aí começa a descer novamente pois o carro pede menos corrente por a bateria estar a ficar cheia.

Uma boa indicação de o carro estar em rapidgate é a potência de carga se manter constante desde o início da carga a SOCs baixos até aos 60% de SOC, pois o carro pede para baixar a corrente à medida que a tensão sobe para manter a potência constante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: DB SuperBlack

Mensagem por Nonnus » 17 abr 2019, 09:30

HASLima Escreveu:
17 abr 2019, 01:30
cfvp Escreveu:
17 abr 2019, 00:29
Quem diz B, diz e-Pedal.
É das melhores surpresas deste carro. A não ser que me digam que gasta MUITO mais, não deixo de usar.
Como já foi discutido noutro tópico, o e-pedal usa os travões, logo usado com mais frequência vai haver um maior desgaste das pastilhas e dos discos. Por sua vez o modo B aumenta a regeneração fazendo com que trave mais com o motor.

Em relação ao modo ECO diria que é uma questão de habito. Eu já fiz o mesmo percurso nos dois modos e consegui que o consumo fosse o mesmo. O modo ECO aumenta a regeneração e faz com que não haja acelerações mais bruscas o que em modo D também se consegue fazer depois de estarmos habituados ao carro e ao percurso.
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