DB SuperBlack

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB SuperBlack

Mensagem por Nerusonu » 17 abr 2019, 11:20

Nonnus Escreveu:
17 abr 2019, 09:30
HASLima Escreveu:
17 abr 2019, 01:30
cfvp Escreveu:
17 abr 2019, 00:29
Quem diz B, diz e-Pedal.
É das melhores surpresas deste carro. A não ser que me digam que gasta MUITO mais, não deixo de usar.
Como já foi discutido noutro tópico, o e-pedal usa os travões, logo usado com mais frequência vai haver um maior desgaste das pastilhas e dos discos. Por sua vez o modo B aumenta a regeneração fazendo com que trave mais com o motor.

Em relação ao modo ECO diria que é uma questão de habito. Eu já fiz o mesmo percurso nos dois modos e consegui que o consumo fosse o mesmo. O modo ECO aumenta a regeneração e faz com que não haja acelerações mais bruscas o que em modo D também se consegue fazer depois de estarmos habituados ao carro e ao percurso.
Mas não usa os travões só nos últimos 5% ou que é? Lembro-me de ter lido/visto algo sobre isso aquando a apresentação da tecnologia.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB SuperBlack

Mensagem por noway » 17 abr 2019, 15:10

HASLima Escreveu:
17 abr 2019, 00:47
Nerusonu Escreveu:
16 abr 2019, 22:51
Parabéns pelo carro e obrigado pelo relato/partilha. Como falas no estacionamento automático deduzo que seja um Tekna, que tal é? Vale os 1200€ ou é apenas um gimmick que pouco vais usar?
Ainda não consigo dizer. Conseguia viver sem ele? Sim! Dá jeito? Acho que vai dar, mas fiquei um pouco assustado com os testes, por vezes ele considera o passeio como fazendo parte da via. Tenho de o testar mais vezes.
Funciona muito bem quando as linhas estão bem marcadas. Também existe um modo em que tu consegues dizer onde queres o carro na imagem mesmo sem ter nenhuma linha marcada na estrada. Com isto podes ignorar o que o Auto-Parking te sugere, se ele achar que o passeio faz parte da via.

No meu caso usei uma ou duas vezes para experimentar mas a minha mulher usa aquilo mais vezes. Opinião sincera: funciona bem mas é muito lento a manobrar. É um extra desnecessário... a não ser que sejas muito desajeitado a estacionar!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB SuperBlack

Mensagem por cfvp » 17 abr 2019, 21:07

HASLima Escreveu:
17 abr 2019, 01:30
cfvp Escreveu:
17 abr 2019, 00:29
Quem diz B, diz e-Pedal.
É das melhores surpresas deste carro. A não ser que me digam que gasta MUITO mais, não deixo de usar.
cfvp Escreveu:
17 abr 2019, 00:29
Também já ouvi dizer que é melhor não usar o Eco também, mas não sei se fará alguma diferença ter ou não ter.
Uma coisa que reparei na utilização do ProPilot é que quando o carro da frente me está a abrandar e desaparece, a aceleração subsequente é um pouco brusca. Imagino que esta aceleração não seja grande amiga da autonomia. Se modo ECO atenuar esta aceleração, mal não fará!
Calma :), estava a referir-me a andar com e-Pedal em auto-estrada. Em cidade é capaz de dar jeito, apesar de eu não usar, mas em auto-estrada não me parece vantajoso. De qualquer forma, talvez dê para fazer uma condução semelhante a D, com algum controlo do pé. Por outro lado, se for para ir com o ProPilot ligado é indiferente se está com o e-Pedal ligado ou não.
O ECO não sei se influência ou não, mas se trava mais o carro tem o mesmo problema do modo B. E na verdade não sei até que ponto esses modos são prejudiciais para o consumo em auto-estrada, estou a falar do que vou lendo de outros utilizadores.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB SuperBlack

Mensagem por pemifer » 15 mai 2019, 23:53

Parabéns pela aquisição!
Achei o teu consumo (19) elevado para 110.
Eu também costumo andar a essa velocidade e ronda os 17. Eventualmente poderá ter a haver com a pressão dos pneus que eu tenho a 40PSI.
Em relação ao OBD do OLX podes comprar à confiança. Eu comprei um e funcionou lindamente (funcionou porque foi com o carro que vendi). O vendedor, Carlos Fernandes tem um Leaf e experimenta os OBD antes de os pôr à venda. E faz questão que o experimentes na presença dele quando a entrega é em mão. Li qualquer coisa acerca de margem sul, o vendedor é da margem Sul, entregou-me o OBD no fórum Almada.
Em relação aos modos de condução, em pro-pilot podes usar qualquer um uma vez que quem controla a aceleração e a regeneração é o pro-pilot.
Fiz um vídeo que prova sem margem para dúvidas que os modos de condução apenas alteram o comportamento do acelerador, nada mais. As diferenças de consumo têm a haver com a regeneração que se faz ao longo da viagem. Mas isso é para quem não liga o pro-pilot.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”