PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por migle » 07 abr 2019, 19:59

rnlcarlov Escreveu:
06 abr 2019, 20:28
A ida e volta não foram no mesmo dia, obviamente.
Se é no mesmo dia ou não, para o Ioniq é irrelevante.
Não, é uma boa marca.
Já o leogrova tinha feito Porto/Lisboa com uma paragem. Braga é mais um bocado, uma nova marca.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

pjsramos
Mensagens: 28
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 08 abr 2019, 00:11

Obrigado pelos vossos conselhos. Vão ser muito úteis para as próximas aventuras.
Hoje foi dia de passeio com uns 160 km rodados numa ida e volta a Viana do Castelo. Estava a pensar em fazer um carregamento rápido em Viana mas decidi fazer o percurso de retorno com os 65% de bateria que tinha. Chegamos a casa com 25% de bateria. Está viagem correu sobre rodas e até serviu para testar as águas para a semana de férias que vamos passar para os lados de Caminha.
O carro já fez cerca de 1800 km que passaram quase sem ter dado conta 😋.

mfferreira
Mensagens: 24
Registado: 10 abr 2018, 23:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por mfferreira » 13 abr 2019, 09:49

PJSRamos, do que já constatou da utilização do carro, em termos de autonomia e realisticamente, sair com carga cheia quantos kms lhe garante?
Sei que a resposta varia consoante o tipo de estrada, a topografia do terreno, a lotação do carro...
Mas nestas duas situações:
- urbano no dia a dia, casa e trabalho;
- passeios de fim de semana.

Obrigado.

pjsramos
Mensagens: 28
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 13 abr 2019, 10:09

Pelo que me tenho apercebido nas viagens que faço:
- em autoestrada ( 100km/h ) : 200 km de autonomia
- em percurso urbano : cerca de 250 km de autonomia.

Isto não são valores exactos, mas de certeza que existe malta no fórum com valores mais exactos.

pjsramos
Mensagens: 28
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 19 abr 2019, 13:29

Esta semana foi tempo de descanso para nós mas tempo de trabalho para o Leaf. Fomos passar uns dias na Serra de Arga em Viana do Castelo. A escolha do casa onde ficar agora também depende da disponibilidade de uma tomada para carregar o carro, o que foi prontamente disponibilizado.

A viagem decorreu até Viana sobre rodas, com o GPS a apontar para o PCR de Viana ( o único que existe nestes 70 km). Apesar de ter possibilidade de carga na habitação onde ia ficar, havia sempre uma dúvida se iria funcionar, por isso decidi fazer uma carga rápida em Viana. Depois de 15 minutos de carga lá seguimos caminho por mais 20 km até São Lourenço da Montaria.

Quando lá chegamos o dono da casa tinha prontificado umas extensões para conseguir ligar o carro mas que acabaram por não ser necessárias porque passei o cabo por uma pequena janela da cozinha.
IMG_20190419_112421-800x407.jpg
IMG_20190419_112421-800x407.jpg (137.51 KiB) Visto 6250 vezes

pjsramos
Mensagens: 28
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 19 abr 2019, 14:31

Os 4 dias que por lá passamos foram para percorrer a zona e conhecer a paisagem. Fizemos autoestrada, estradas nacionais e estrada de montanha. Fomos à Senhora do Minho, Vila praia de Âncora, Caminha, Vilar de Mouros consumindo cerca de 20% a 30% de bateria por dia que era reposto de noite.
IMG_20190419_112556-800x600.jpg
IMG_20190419_112556-800x600.jpg (132.76 KiB) Visto 6236 vezes
Ontem lá voltamos a Matosinhos pelas estradas nacionais junto à Costa e parando por Esposende para almoçar.

Resumindo... Esta viagem já correu melhor sem tanto receio da autonomia. Uma coisa que me deixou bastante agradado foi a condução do Leaf em estrada de montanha. O carro tem um comportamento bastante agradável tanto a subir como a descer, sendo fácil e silencioso manter uma velocidade segura.

Só para terminar, esta greve dos motoristas de matérias perigosas não me tirou o sono 😄

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por mjr » 19 abr 2019, 21:08

pjsramos Escreveu:
13 abr 2019, 10:09
Pelo que me tenho apercebido nas viagens que faço:
- em autoestrada ( 100km/h ) : 200 km de autonomia
- em percurso urbano : cerca de 250 km de autonomia.

Isto não são valores exactos, mas de certeza que existe malta no fórum com valores mais exactos.
A minha experiência é de 230-250km a 100km/h (cruise control, sem variação líquida significativa de altitude e sem vento) até 0% de SOC indicado pelo carro (9% real).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

pjsramos
Mensagens: 28
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 13 jul 2019, 23:54

Bem, o Leaf já passou dos 5000km e para já nada a apontar ( excepto o espelho retrovisor que se soltou, estava mal encaixado).
As poupanças são na ordem dos 100€ por mês em relação ao fumarolas bêbado, o que me tem deixado feliz.
Hoje teve direito a mais uma estafadela para nos trazer de férias até a um moinho para os lados das Caldas da Rainha. A mala vinha bem recheada com as malas de 2 adultos e duas crianças mas deu para enfiar lá tudo para uns 8 dias de férias merecidos. Foram 240km com direito a um carregamento em Coimbra num posto da Prio bastante mal amanhado em que o carro teve que ficar meio de lado.
Uma das coisas que notei é que a carga da bateria cai muito mais depressa depois de um carregamento rápido do que um normal, parecendo que apesar de o carro indicar 90% a bateria na verdade tem para aí um 80%. Já alguém notou isso?
Anexos
IMG_20190713_140750-1040x780.jpg

pjsramos
Mensagens: 28
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 13 jul 2019, 23:55

Fica aqui a foto da praxe.
Anexos
IMG_20190713_225423-780x1040.jpg

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 15 jul 2019, 10:33

Não entendo o que queres dizer com isso da carga cair mais depressa depois de um carregamento rapido, nunca me apercebi disso, o que existe é que o SOC não é linear, tem zonas que desce mais depressa do que outras. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”