PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

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pjsramos
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 02 abr 2019, 21:45

Primeira carga rápida em Pombal:
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pjsramos
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 02 abr 2019, 21:46

Carregamento normal no Parque das Nações:
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migle
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por migle » 02 abr 2019, 22:27

Bom, em primeiro lugar, muitos parabéns, porque como primeira viagem, fazer logo 600km num dia... É puxado.

A ida para Lisboa foi óptima. 45' de carregamento foi exactamente a estimativa que eu tinha dado. 3h45m parece bom e melhor do que o site da Nissan dizia.

Podia ter sido melhor: o posto em Lisboa era demasiado lento. 3.6kW é um paliativo. Convinha ter encontrado um posto melhor, de 7.4kW (ou 22kW dos quais o Leaf tira 6.6kW). Em vez de carregar 30% e sair com 57%, tinha carregado 60% e saído com 87%. Isso teria poupado uns 20' de carregamento durante a viagem.

Depois, carregar logo no Lidl, além de se sair da auto-estrada e fazer voltinhas, que é cansativo, aquece logo a bateria. Os 57% tinham dado para chegar a Santarém ou pelo menos Aveiras, mas eu diria Santarém.

Depois, o jantar tem de se fazer coincidir com um carregamento, senão paramos a dobrar. E Leiria é logo a seguir a Santarém, 40km à frente... Mais valia ter jantado em Santarém. Em carro que está a carregar bem não se mexe (paráfrase futebolística).

Leiria foi azar, mas consultou o estado dos postos antes de se fazer à estrada? É obrigatório. Infelizmente, não nos podemos fiar. Os PCRs são tratados pelas autoridades não como infraestrutura fundamental mas como uma gracinha, uma boa vontade.

De resto, se não estava a carregar em Leiria, não teria sido melhor jantar em Pombal?

Nem quero imaginar essas horas em Pombal, deve ter sido muito penoso. Conte-nos um pouco mais, como chegou à conclusão que os carregamentos tinham de ser curtos?

Em suma, sofreu um bocado por causa da infraestrutura. Mas um carro eléctrico tem exigências, e temos de nos adaptar a elas. Fazemos as refeições em função dele..

Com o Ioniq, como a bateria é pequena e carrega depressa, eu já propus um menu especial: numa paragem come-se as batatas, na outra o hamburguer, na outra as bebidas e na outra o café.
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por frankesousa » 02 abr 2019, 22:38

Muitos parabéns pela viagem e pela coragem (também fiz essa "asneira consciente" indo ao Algarve no verão com meses de experiência em VE's).

Depois de um ano com o Leaf (o meu é de 30kWh) o único comentário sobre estas viagens é: O Leaf não foi projectado para viagens, com mais de 2 CR seguidas (penso que a Nissan já admitiu isso várias vezes, não ter arrefecimento de baterias e é muito pouco eficiente em velocidades de auto-estrada, aliás é quase impossível arrefecer a bateria em andamento!)

Claro que eu continuo a andar sempre no Leaf e nunca penso em ir no Diesel mesmo em viagens grandes, pelo espírito de VE, só mesmo por isso :D É sempre uma aventura.

Quando se vai com pressa, é para esquecer, o Leaf não dá!

VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE :evil: )

Opinião pessoal: Depois de algumas viagens concluo que a melhor técnica é andar devagar :lol: gasta menos, carrega menos, e o tempo final é ela por ela
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por Nonnus » 02 abr 2019, 22:59

Parabéns pela viagem. É tudo uma questão de habito.

Eu, na primeira "viagem" que fiz fora da minha zona de conforto (esta no meu DB) também fiquei um bocado desiludido, não com o carro mas com a infra-estrutura.
pjsramos Escreveu:
02 abr 2019, 21:32
1) Porto - Lisboa
Domingo saí de casa com o carro a 100% e meti-me à estrada com 5 adultos no carro. Fiz uma média de 100km/h com o Cruise Control ligado.
A primeira carga rápida foi em Pombal com 145km feitos e 30% de carga. Carreguei 30 minutos até 80%.
Mais uma hora de viagem e mais uma carga de 15 minutos dos 40% aos 65%.
Parei uma horita em Aveiras para almoçar e seguimos até Lisboa chegando com 26%.
Não percebi se carregaste em Aveiras? Quanto tempo tiveste o carro parado em Lisboa?

O que eu tinha feito diferente (atenção que não conheço o comportamento do Leaf de 40) teria carregado em Aveiras e em Lisboa não carregava para o carro descansar (arrefecer) enquanto estava estacionado. Se o Leaf de 40 for como o de 30 para perder temperatura, perde pouca, mas sempre perde alguma. O carregamento feito em Aveiras era para permitir não carregar em Lisboa e para dar para voltar para trás.

Na ultima viagem que fiz com o meu Leaf de 30 a Coimbra (viewtopic.php?f=56&t=6945&start=110#p115792) fiz cerca de 460km com 3 carregamentos, 2 na ida e apenas 1 na vinda. Não carreguei enquanto tive o carro parado em Coimbra para arrefecer a bateria. O primeiro carregamento foi feito em Santarém, o segundo em Pombal com a ideia de conseguir ter carga para na vinda conseguir fazer a viagem até Santarém.

Atenção que se fosse a minha primeira viagem certamente não teria feito assim, jogava pelo seguro. Como já referi é tudo uma questão de habito e de conhecer os limites do carro e isso só com o tempo e com mais viagens. Da próxima vez vais ver que vai ser mais pacifico.
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por migle » 02 abr 2019, 23:01

frankesousa Escreveu:
02 abr 2019, 22:38
VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE :evil: )
Não é "só mesmo um Tesla". Já fiz 900km e acho que o Ioniq faz bem 1200km num dia. Já houve aqui no fórum quem fizesse Porto-Lisboa com uma só paragem, e aliás, para mim uma ida ao Porto, de Alcochete, são 660km.

Claro que um Model 3 pode fazer 1000km com um ou dois carregamentos, e demorar metade ou menos do tempo de carregamento do Ioniq, em SuC, mas isso não generaliza para os outros Teslas mais antigos que bebem mais. E quando se faz 1000km, precisa-se de tempo de descanso que vai para além do tempo de carregamento do Model 3.
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pjsramos
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por pjsramos » 03 abr 2019, 00:14

Obrigado a todos pelas dicas. Penso que vão ser úteis para as próximas aventuras.
migle Escreveu:
02 abr 2019, 22:27
Depois, o jantar tem de se fazer coincidir com um carregamento, senão paramos a dobrar. E Leiria é logo a seguir a Santarém, 40km à frente... Mais valia ter jantado em Santarém. Em carro que está a carregar bem não se mexe (paráfrase futebolística).
A estação de serviço de Santarem está em obras e só tem uma cafetaria pré-fabricada sem grandes condições para jantar e por isso optamos por ir jantar a Leiria.

migle Escreveu:
02 abr 2019, 22:27
Leiria foi azar, mas consultou o estado dos postos antes de se fazer à estrada? É obrigatório. Infelizmente, não nos podemos fiar. Os PCRs são tratados pelas autoridades não como infraestrutura fundamental mas como uma gracinha, uma boa vontade.
Consultei o estado do posto de Leria no inicio da viagem e vi que apesar de no sentido S-N estar avariado, o do outro lado (N-S) estava a funcionar. Estava a pensar pedir para ir ao outro por o carro a carregar mas o senhor da Mobi.e avisou-me que esse posto também estava avariado desde as 16h
migle Escreveu:
02 abr 2019, 22:27
Nem quero imaginar essas horas em Pombal, deve ter sido muito penoso. Conte-nos um pouco mais, como chegou à conclusão que os carregamentos tinham de ser curtos?
Essas horas foram bastante más porque o dia seguinte era de trabalho e acabei por chegar a casa pelas 3:40 da manhã.
Carregamentos curtos : Em primeiro lugar, quando andei a estudar a compra do carro já tinha lido que o ideal em viagens longas seria muitos carregamentos curtos. Depois como a bateria estava a aquecer , eu terminava a carga assim que a temperatura chegava ao primeiro traço vermelho e fazia uma pausa até a temperatura tornar a descer.
Nonnus Escreveu:
02 abr 2019, 22:59
Não percebi se carregaste em Aveiras? Quanto tempo tiveste o carro parado em Lisboa?
Em Aveiras optei por não carregar durante o almoço e deixar o carro à sombra para ajudar a arrefecer, mas se calhar não foi a melhor opção.
Em Lisboa o carro este parado das 15h até 19h (4h).

Como nota engraçada: Acho interessante, nos dias de hoje, ver o ar curioso das pessoas ao ver parar o carro e liga-lo à tomada.
Outra coisa engraçada é que tive bastante tempo à conversa com um turista alemão que tinha curiosidade na autonomia, baterias e custo do Leaf.

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BrunoAlves
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por BrunoAlves » 03 abr 2019, 00:26

Parabéns! É uma dureza sem dúvida, mas a experiência constrói-se andando ;)

O mjr foi a Lisboa aqui há 2 anos acho num Leaf mk1 cheio de degradação. Parou em todas as estações e apeadeiros :mrgreen: 10min e seguiu, a velocidades altas.

Esses carregamentos intervalados acabam por não surtir efeito. A bateria numa hora não arrefece nada significativo e além disso o rapidgate já limita seriamente a potência de carregamento, por isso diria que só aí perdeste tempo significativo.

A minha sugestão era mesmo parar só 1x para cada lado (desde que não houvesse mais malta para usar o carregador claro), mas tinhas de carregar num pcn de 32A umas horas em Lisboa, pelo menos mais 2 do que estiveste. O Leaf faz 200km a 120km/h logo terá de fazer os mesmos a 100 e carregado, digo eu.
Eu fui ao Algarve no Leaf de 24kWh e fiz 5 CR para cada lado, não ardeu ;) Um dia não são dias, carrega e anda :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por frankesousa » 03 abr 2019, 06:55

migle Escreveu:
02 abr 2019, 23:01
frankesousa Escreveu:
02 abr 2019, 22:38
VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE :evil: )
Não é "só mesmo um Tesla". Já fiz 900km e acho que o Ioniq faz bem 1200km num dia. Já houve aqui no fórum quem fizesse Porto-Lisboa com uma só paragem, e aliás, para mim
Hehe. Não percebeste bem a minha mensagem, a última parte da frase é que interessa, não dependem da MobiE. Mas isso é que diz se um carro é ou não para grandes viagens :D
BrunoAlves Escreveu:
03 abr 2019, 00:26

O Leaf faz 200km a 120km/h logo terá de fazer os mesmos a 100 e carregado, digo eu.
Bruno, tenho algumas dúvidas sobre isso, o Leaf gasta pelo menos (talvez mais) 20kWh/100km a 120km/h, ora não acredito que se consiga gastar mais de 35kWh da bateria de "40kWh" por isso certamente não faz 200km a essas velocidades.
Isto só para não induzir os utilizadores em erro.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh

Mensagem por mjr » 03 abr 2019, 09:35

Parabéns pela aventura.

O esperar pelo arrefecimento da bateria em Pombal não era de todo necessário. O carro limita a potência de carga para proteger, não é necessário fazer como num CI quando a temperatura da água entra no vermelho. Penso que aí se perderam muitas horas quando provavelmente 1 hora em Pombal teria sido suficiente para chegar a casa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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