DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

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pemifer
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 06 mai 2022, 11:47

cfvp Escreveu:
03 mai 2022, 18:00
pemifer Escreveu:
03 mai 2022, 17:10
Apesar do indicador de temperatura permanecer inalterado, houve aquecimento de bateria na parte final.
Tanto quanto me lembro, só a 70km/h é que há arrefecimento da bateria em andamento.
De resto é sempre a somar!
Com qualquer temperatura exterior? É que no Domingo estava frio e vento.
Sim, principalmente depois da bateria já estar quente.
O frio ambiente só influencia antes da bateria aquecer.
Comprei o meu carro em Março de 2019, nunca o vi carregar a mais de 43kW até ao inverno de 2019.
Estava convencido que a potência máxima de carregamento era 43kW quando finalmente, no inverno, o vi a carregar a 46kW.
As tentativas que fiz de arrefecer a bateria em andamento, quando ela já estava muito quente, foram sempre à noite, nunca com muito calor, sempre sem sucesso.
Eu sei disso porque conduzia SEMPRE com o LeafSpy ligado.

cfvp
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 08 mai 2022, 19:27

cfvp Escreveu:
18 set 2021, 18:52
Hoje liguei o LeafSpy outra vez. Como nas últimas semanas tenho feito algumas cargas a 100% e mais amplas, achei que seria uma boa altura para ver se reportaria valores mais realistas, talvez. A última vez que liguei foi em 27 Dezembro de 2020, já se passaram quase 9 meses. Pois bem, subiu TUDO, ou seja, SOH, Ahr e Hx. :o Fica o screenshot:

Imagem

Podem ver como estava antes aqui: viewtopic.php?p=138813#p138813
Como nas últimas semanas tenho ido aos extremos da bateria aproveitei para ligar o LeafSpy novamente. Os valores continuam a subir. :lol:
Imagem
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civic
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 09 mai 2022, 12:56

Eu uso o LS para ver as tensões das celulas e pouco mais, pois valores de SOH é tudo treta, comigo andou um ano a subir, as baterias a regenerarem-se. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 09 mai 2022, 14:18

É natural que quem liga o LS esporadicamente pareça ter valores incoerentes.
E ainda há outra coisa, o LS não inventa nada, essa história de culparem o LS por isto ou por aquilo, é treta.
O LS lê a informação do carro!
Se há subidas e descidas do SOH, é recalculo do carro, não do LS.

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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 09 mai 2022, 18:14

Pode-se chamar o que quiser ou dar a origem que se quiser, o facto é que o meu andou cerca de um ano a subir o SOH sem sequer ter alterado o modo de condução, seja o carro a dar esse valor ou o LS é igual, esse valor é uma treta, aliás, até o SOC anda por ali às vezes à procura da rolha quanto mais o SOH, quem sabe o funcionamento de uma bateria sabe que um valor exacto é impossivel de se obter, esse valor será sempre em função das circunstancias, um algoritmo que o obtem mas com muitas falhas, pois existem demasiadas variàveis. Por isso a maioria das marcas simplesmente preferem não o dar.
A dificultar mais este calculo ainda temos a bateria que nunca atinge valores maximos nem minimos.
É a minha opinião em relação a esse valor. ;)
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 mai 2022, 21:11

civic Escreveu:
09 mai 2022, 12:56
Eu uso o LS para ver as tensões das celulas e pouco mais, pois valores de SOH é tudo treta, comigo andou um ano a subir, as baterias a regenerarem-se. :lol:
Parece. :mrgreen:
pemifer Escreveu:
09 mai 2022, 14:18
É natural que quem liga o LS esporadicamente pareça ter valores incoerentes.
E ainda há outra coisa, o LS não inventa nada, essa história de culparem o LS por isto ou por aquilo, é treta.
O LS lê a informação do carro!
Se há subidas e descidas do SOH, é recalculo do carro, não do LS.
Eu percebo, a tendência é descer, apesar de haver estas pequenas variações.
Eu quando mostro o LeafSpy não é para culpar este último. Eu sei que os valores vêm do carro, mas como é o LeafSpy que mostra isso, é isso que coloco aqui. Acho que ninguém pensa que é o LeafSpy o culpado pelos números. ;)
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 10 mai 2022, 10:23

Quer no meu 24, quer no meu 40, houve sempre subidas e descidas.
Como ligava todos os dias ía-me apercebendo dos altos e baixos.
No 40 as subidas sempre foram mau sinal porque a queda a seguir era maior, ou seja, a subida era falsa.
viewtopic.php?f=84&t=7662&p=141277#p141277

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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 10 mai 2022, 12:29

No final o que vale é a autonomia real, e no meu com 115 000 kms continua a fazer os cerca 210 kms seguidos com a autonomia restante igual, cerca de 20% no verão e 10% no inverno, o que quer dizer que não noto nada em relação a perda real de autonomia, ela está lá mas nada que se pareça com os valores do LS.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 08 jun 2022, 22:47

No Domingo fui até Setúbal, ao ENVE. Fui sempre por autoestrada. Saí com 97%.

Chegada à área de serviço de Santarém:
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Fim do carregamento rápido:
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Ao chegar a Setúbal fui procurar um PCN para deixar o carro a carregar enquanto lá estava. Por sorte estava um PCN 3.7kW relativamente perto do ENVE ainda com um lugar livre. Portanto quando parei o carro no PCN estava assim:
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Quando cheguei ao carro para me vir embora já tinha 56%. Mas antes ainda decidi dar um salto à Fortaleza de São Filipe. Sítio muito interessante.

Antes de sair de Setúbal fui carregar a um PCR da Repsol, pois já só tinha uns 50% e achei que seria melhor já carregar, para minimizar o aquecimento da bateria. Já agora aquele PCR da Repsol não está muito bem localizado, não só os lugares de carregamento são estranhos, como para aceder ao carregador tem que se passar pela zona de abastecimento de combustíveis. Ou seja, eu fiquei algum tempo preso na fila dos carros a combustão. :roll:

Portanto no fim do carregamento ficou assim:
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Para a próxima paragem acabei por escolher Santarém apesar de não terem lá nenhum PCR só PCUR, mas do outro lado têm 1 PCR, vá-se lá entender. Cheguei lá assim:
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Bem adivinhem o que aconteceu quando cheguei com essa temperatura...
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Mais uma foto às médias enquanto esperava pelo carregamento ultra rápido :( :
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Fim do carregamento e advinhem o que aconteceu à temperatura...
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Mal saí do PCR já deu para ver que tinha menos traços de potência do motor. Ainda assim decidi andar na autoestrada de forma ligeiramente despreocupada. Bem, após algum tempo, o carro não gostou e mostrou o aviso de "Sistema EV quente" e apareceu-me a tartaruga pela 1ª vez. A partir daí resolvi ir sempre a 90km/h, o que ao fim de algum tempo foi suficiente para arrefecer a bateria e voltar à normalidade, ou seja, recuperei a potência toda, desapareceu a tartaruga e a temperatura baixou para o 1º traço vermelho. Perto do fim decidi voltar aos 100km/h e aguentou-se.

Fim da viagem:
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Como habitual, no dia a seguinte a temperatura voltou a meio, que é o normal para esta altura do ano.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por Erbium » 09 jun 2022, 14:34

MRider Escreveu:
09 jun 2022, 12:20
Que poderia ser minimizada...
Sim, bastava a Nissan ter posto um sistema de arrefecimento... :lol:

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