DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 08 jun 2022, 22:47

No Domingo fui até Setúbal, ao ENVE. Fui sempre por autoestrada. Saí com 97%.

Chegada à área de serviço de Santarém:
Imagem
Imagem

Fim do carregamento rápido:
Imagem

Ao chegar a Setúbal fui procurar um PCN para deixar o carro a carregar enquanto lá estava. Por sorte estava um PCN 3.7kW relativamente perto do ENVE ainda com um lugar livre. Portanto quando parei o carro no PCN estava assim:
Imagem
Imagem

Quando cheguei ao carro para me vir embora já tinha 56%. Mas antes ainda decidi dar um salto à Fortaleza de São Filipe. Sítio muito interessante.

Antes de sair de Setúbal fui carregar a um PCR da Repsol, pois já só tinha uns 50% e achei que seria melhor já carregar, para minimizar o aquecimento da bateria. Já agora aquele PCR da Repsol não está muito bem localizado, não só os lugares de carregamento são estranhos, como para aceder ao carregador tem que se passar pela zona de abastecimento de combustíveis. Ou seja, eu fiquei algum tempo preso na fila dos carros a combustão. :roll:

Portanto no fim do carregamento ficou assim:
Imagem

Para a próxima paragem acabei por escolher Santarém apesar de não terem lá nenhum PCR só PCUR, mas do outro lado têm 1 PCR, vá-se lá entender. Cheguei lá assim:
Imagem

Bem adivinhem o que aconteceu quando cheguei com essa temperatura...
Imagem

Mais uma foto às médias enquanto esperava pelo carregamento ultra rápido :( :
Imagem

Fim do carregamento e advinhem o que aconteceu à temperatura...
Imagem

Mal saí do PCR já deu para ver que tinha menos traços de potência do motor. Ainda assim decidi andar na autoestrada de forma ligeiramente despreocupada. Bem, após algum tempo, o carro não gostou e mostrou o aviso de "Sistema EV quente" e apareceu-me a tartaruga pela 1ª vez. A partir daí resolvi ir sempre a 90km/h, o que ao fim de algum tempo foi suficiente para arrefecer a bateria e voltar à normalidade, ou seja, recuperei a potência toda, desapareceu a tartaruga e a temperatura baixou para o 1º traço vermelho. Perto do fim decidi voltar aos 100km/h e aguentou-se.

Fim da viagem:
Imagem
Imagem

Como habitual, no dia a seguinte a temperatura voltou a meio, que é o normal para esta altura do ano.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

MRider
Proprietário Leaf
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Mensagem por MRider » 09 jun 2022, 12:20

Mais uma facada no pack. Que poderia ser minimizada...

Erbium
Proprietário Leaf
Registado: 06 ago 2016, 17:16

Mensagem por Erbium » 09 jun 2022, 14:34

MRider Escreveu:
09 jun 2022, 12:20
Que poderia ser minimizada...
Sim, bastava a Nissan ter posto um sistema de arrefecimento... :lol:

cfvp

Mensagem por cfvp » 09 jun 2022, 18:11

MRider Escreveu:
09 jun 2022, 12:20
Mais uma facada no pack. Que poderia ser minimizada...
Como?
Erbium Escreveu:
09 jun 2022, 14:34
Sim, bastava a Nissan ter posto um sistema de arrefecimento... :lol:
:lol: Exato.

MRider
Proprietário Leaf
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Mensagem por MRider » 09 jun 2022, 23:57

"Ainda assim decidi andar na autoestrada de forma ligeiramente despreocupada. Bem, após algum tempo, o carro não gostou e mostrou o aviso de "Sistema EV quente"

Se sabia que estava quente porque não foi a 90 kmh?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 10 jun 2022, 00:30

Já não estamos em 2018. Já lá vai o tempo dos 90km/h em AE porque não havia postos ou porque o carro não tinha autonomia ou o conjunto de ambas. Isso fiz eu em 2016 com um 24kWh.
O cfvp não fez nada de errado, não é nele que está o problema. E nem esteve um fds de 30+ graus.
O carro é desajustado para os dias de hoje. Não há como o colocar de outra forma.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 10 jun 2022, 10:48

Deve valer de muito ir na AE a 120 km/h e depois paras muito mais tempo, porque tens a bateria mais quente devido a esse aumento de velocidade e ainda por cima precisas de carregar mais kWh porque vinhas a gastar mais, é um win win... :D
Eu por causa dessas coisas ainda poupo mais, para essas viagens vou na nacional, não tenho tido nenhum problema desses e alem de poupar as baterias, poupo na energia e na AE. ;)
E não acho que o carro seja desajustado, é o que é, não ficou assim depois de comprar já o era antes disso, para ser mais ajustado não custaria o preço que custou, é apenas mais mais uma alternativa do mercado... Digo eu...

cfvp

Mensagem por cfvp » 10 jun 2022, 14:53

MRider Escreveu:
09 jun 2022, 23:57
"Ainda assim decidi andar na autoestrada de forma ligeiramente despreocupada. Bem, após algum tempo, o carro não gostou e mostrou o aviso de "Sistema EV quente"

Se sabia que estava quente porque não foi a 90 kmh?
Quando digo de forma ligeiramente despreocupada quero dizer que fazia às vezes algumas ultrapassagens e tentei manter uma velocidade normal de autoestrada, andando perto dos 110km/h, o que sejamos honestos não é nada demais. Também não fazia ideia como o carro se iria comportar. Fala em reduzir para 90km/h mas por essa ordem de ideias porque não reduzir para 50km/h?
O grande mal já estava feito, que são as cargas rápidas, isso é o que aquece mais a bateria, nem com a melhor condução do mundo vai-se poder evitar temperaturas excessivas na bateria usando os carregamentos rápidos.
BrunoAlves Escreveu:
10 jun 2022, 00:30
Já não estamos em 2018. Já lá vai o tempo dos 90km/h em AE porque não havia postos ou porque o carro não tinha autonomia ou o conjunto de ambas. Isso fiz eu em 2016 com um 24kWh.
O cfvp não fez nada de errado, não é nele que está o problema. E nem esteve um fds de 30+ graus.
O carro é desajustado para os dias de hoje. Não há como o colocar de outra forma.
:handgestures-thumbupleft:
civic Escreveu:
10 jun 2022, 10:48
Deve valer de muito ir na AE a 120 km/h e depois paras muito mais tempo, porque tens a bateria mais quente devido a esse aumento de velocidade e ainda por cima precisas de carregar mais kWh porque vinhas a gastar mais, é um win win... :D
Eu por causa dessas coisas ainda poupo mais, para essas viagens vou na nacional, não tenho tido nenhum problema desses e alem de poupar as baterias, poupo na energia e na AE. ;)
E não acho que o carro seja desajustado, é o que é, não ficou assim depois de comprar já o era antes disso, para ser mais ajustado não custaria o preço que custou, é apenas mais mais uma alternativa do mercado... Digo eu...
Eu não fui sempre a 120km/h, tive algum cuidado e fui adaptando a velocidade ao percurso, mas sim houve situações (descidas) que fazia mais sentido ir a 120km/h ou mais. Como já deves saber, o grande problema são os carregamentos rápidos. Andar a 120km/h não vejo que tenha grande impacto na temperatura da bateria ou até nos consumos, pelo menos da forma como faço.

Pela tua lógica devias andar sempre a 50km/h ou menos, porque senão gastas mais. É um win win... Não, assim como tu tens os teus limites, outros têm outros limites. Pagar autoestrada para andar a 90km/h não faz muito sentido para mim. Claro que posso ir por nacional e demorar mais não sei quantas horas, a apanhar trânsito, semáforos, acidentes e sabe-se lá mais o quê. São escolhas, mas eu prefiro o conforto da autoestrada nestas viagens maiores, até porque posso usar o ProPilot grande parte do caminho, o que torna a viagem muito mais tranquila.

O carro está muito desajustado para a nossa realidade, desde que saiu, sim. Não sei como podes negar isso. Só porque custou menos já não está? lol

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 10 jun 2022, 19:22

Para mim win win é não pagar AE e andar a 90 km/h, tudo o que for acima disso já não é para mim nem para o LEAF.
Para o que queres encomendei um i4, vamos lá ve se chega. ;)
O LEAF não está nem nunca esteve desajustado, pois antes de gastar 30 000€ pesquisei bem onde ia gastar o dinheiro e já vai com 120 000 kms sem qualquer problema com essas coisas de AEs e aquecimentos. ;)

cfvp

Mensagem por cfvp » 10 jun 2022, 19:40

civic Escreveu:
10 jun 2022, 19:22
Para mim win win é não pagar AE e andar a 90 km/h, tudo o que for acima disso já não é para mim nem para o LEAF.
Para o que queres encomendei um i4, vamos lá ve se chega. ;)
O LEAF não está nem nunca esteve desajustado, pois antes de gastar 30 000€ pesquisei bem onde ia gastar o dinheiro e já vai com 120 000 kms sem qualquer problema com essas coisas de AEs e aquecimentos. ;)
Ok, são escolhas, não quereres pagar AE. Eu também não gosto nada, mas como disse, nestas viagens maiores é mais conveniente e rápido. Não percebo porque o Leaf não é para andar na AE, foi a Nissan que disse? Supostamente o carro dá 140km/h.

Eu só estou a dizer que para a nossa realidade o Leaf é um carro desajustado, porque a nossa realidade inclui AE e velocidades até 120km/h. A nossa realidade também inclui temperaturas quentes no verão. Tendo em conta que ao fazer uma viagem de 500kms o carro não a consegue cumprir de uma boa forma, então sim está desajustado.

Não tens problemas de aquecimento? Sim podes não ter limitação de potência ou ter a tartaruga, que no teu caso seria pouco ou nada relevante. Porém na tua viagem de volta do Algarve a bateria andou acima de 46ºC durante algum tempo, mesmo com todos os teus cuidados. Achas que isso não é temperatura excessiva e não tem impacto nenhum?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”