DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

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BrunoAlves
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves » 03 mai 2022, 18:06

Exacto, não é uma velocidade fixa. Basicamente é o diferencial entre a temperatura exterior e a temperatura gerada na bateria para se manter a determinada velocidade.

Estar frio e vento é bom por um lado, mas sobretudo o vento pode levar a aumento de consumos (logo maior aquecimento) que baralhem essas contas :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 04 mai 2022, 18:40

BrunoAlves Escreveu:
03 mai 2022, 18:06
Exacto, não é uma velocidade fixa. Basicamente é o diferencial entre a temperatura exterior e a temperatura gerada na bateria para se manter a determinada velocidade.

Estar frio e vento é bom por um lado, mas sobretudo o vento pode levar a aumento de consumos (logo maior aquecimento) que baralhem essas contas :)

E não só, se tiveres a bateria a 10ºC até a 50km/h a temperatura sobe, se a tiveres a 50ºC a temperatura desce a essa velocidade, portanto não é tão linear assim que a determinada velocidade a temperatura sobe ou desce, alem de outras variaveis, como o terreno. ;)

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pemifer
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 06 mai 2022, 11:47

cfvp Escreveu:
03 mai 2022, 18:00
pemifer Escreveu:
03 mai 2022, 17:10
Apesar do indicador de temperatura permanecer inalterado, houve aquecimento de bateria na parte final.
Tanto quanto me lembro, só a 70km/h é que há arrefecimento da bateria em andamento.
De resto é sempre a somar!
Com qualquer temperatura exterior? É que no Domingo estava frio e vento.
Sim, principalmente depois da bateria já estar quente.
O frio ambiente só influencia antes da bateria aquecer.
Comprei o meu carro em Março de 2019, nunca o vi carregar a mais de 43kW até ao inverno de 2019.
Estava convencido que a potência máxima de carregamento era 43kW quando finalmente, no inverno, o vi a carregar a 46kW.
As tentativas que fiz de arrefecer a bateria em andamento, quando ela já estava muito quente, foram sempre à noite, nunca com muito calor, sempre sem sucesso.
Eu sei disso porque conduzia SEMPRE com o LeafSpy ligado.

cfvp
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 08 mai 2022, 19:27

cfvp Escreveu:
18 set 2021, 18:52
Hoje liguei o LeafSpy outra vez. Como nas últimas semanas tenho feito algumas cargas a 100% e mais amplas, achei que seria uma boa altura para ver se reportaria valores mais realistas, talvez. A última vez que liguei foi em 27 Dezembro de 2020, já se passaram quase 9 meses. Pois bem, subiu TUDO, ou seja, SOH, Ahr e Hx. :o Fica o screenshot:

Imagem

Podem ver como estava antes aqui: viewtopic.php?p=138813#p138813
Como nas últimas semanas tenho ido aos extremos da bateria aproveitei para ligar o LeafSpy novamente. Os valores continuam a subir. :lol:
Imagem
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civic
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 09 mai 2022, 12:56

Eu uso o LS para ver as tensões das celulas e pouco mais, pois valores de SOH é tudo treta, comigo andou um ano a subir, as baterias a regenerarem-se. :lol:

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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 09 mai 2022, 14:18

É natural que quem liga o LS esporadicamente pareça ter valores incoerentes.
E ainda há outra coisa, o LS não inventa nada, essa história de culparem o LS por isto ou por aquilo, é treta.
O LS lê a informação do carro!
Se há subidas e descidas do SOH, é recalculo do carro, não do LS.

civic
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 09 mai 2022, 18:14

Pode-se chamar o que quiser ou dar a origem que se quiser, o facto é que o meu andou cerca de um ano a subir o SOH sem sequer ter alterado o modo de condução, seja o carro a dar esse valor ou o LS é igual, esse valor é uma treta, aliás, até o SOC anda por ali às vezes à procura da rolha quanto mais o SOH, quem sabe o funcionamento de uma bateria sabe que um valor exacto é impossivel de se obter, esse valor será sempre em função das circunstancias, um algoritmo que o obtem mas com muitas falhas, pois existem demasiadas variàveis. Por isso a maioria das marcas simplesmente preferem não o dar.
A dificultar mais este calculo ainda temos a bateria que nunca atinge valores maximos nem minimos.
É a minha opinião em relação a esse valor. ;)

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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 mai 2022, 21:11

civic Escreveu:
09 mai 2022, 12:56
Eu uso o LS para ver as tensões das celulas e pouco mais, pois valores de SOH é tudo treta, comigo andou um ano a subir, as baterias a regenerarem-se. :lol:
Parece. :mrgreen:
pemifer Escreveu:
09 mai 2022, 14:18
É natural que quem liga o LS esporadicamente pareça ter valores incoerentes.
E ainda há outra coisa, o LS não inventa nada, essa história de culparem o LS por isto ou por aquilo, é treta.
O LS lê a informação do carro!
Se há subidas e descidas do SOH, é recalculo do carro, não do LS.
Eu percebo, a tendência é descer, apesar de haver estas pequenas variações.
Eu quando mostro o LeafSpy não é para culpar este último. Eu sei que os valores vêm do carro, mas como é o LeafSpy que mostra isso, é isso que coloco aqui. Acho que ninguém pensa que é o LeafSpy o culpado pelos números. ;)
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 10 mai 2022, 10:23

Quer no meu 24, quer no meu 40, houve sempre subidas e descidas.
Como ligava todos os dias ía-me apercebendo dos altos e baixos.
No 40 as subidas sempre foram mau sinal porque a queda a seguir era maior, ou seja, a subida era falsa.
viewtopic.php?f=84&t=7662&p=141277#p141277

civic
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 10 mai 2022, 12:29

No final o que vale é a autonomia real, e no meu com 115 000 kms continua a fazer os cerca 210 kms seguidos com a autonomia restante igual, cerca de 20% no verão e 10% no inverno, o que quer dizer que não noto nada em relação a perda real de autonomia, ela está lá mas nada que se pareça com os valores do LS.

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