DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 07 out 2021, 17:53

Ontem fiz mais uma viagem grande (para mim). A ideia inicial era ir ao Dino parque, almoçar e depois ir ao Buddha Eden, mas devido a vários contratempos acabei por só ir almoçar e a seguir ao Dino parque, na Lourinhã.

- Saí de Coimbra a 99% (problema de carregar fora de casa) com intenções de ir ao Dino parque em primeiro lugar.
- Cheguei ao PCR de Alcobaça (no posto da BP), com cerca de 50%, acho eu. Estava desligado, como já suspeitava pelos comentários, mas como o posto aparecia ligado na miio, pensei que poderia já estar operacional, mas não. :roll: Tive que optar pelo plano B.
- Segui para o PCR do Intermarché das Caldas da Rainha, CLD-00011. Cheguei com 45% e estava um e-golf a carregar. Felizmente a senhora do mesmo estava de saída e pude pôr logo a carregar. Carreguei até 84%. A temperatura da bateria estava a meio e não mexeu, estranho, mais sobre isto abaixo.
- Em seguida fui direto almoçar porque já estava muito atrasado, em grande parte por causa dumas obras que apanhei no IC2 (nunca quis tanto andar na autoestrada como ontem :lol: ). Almocei num pequeno café/restaurante que já tinha planeado, em Moledo, chamado "Xato". Cheguei lá com 72% de bateria e a barra de temperatura subiu 1 traço.
- Depois de almoço segui para o Dino parque e cheguei lá com 70% de bateria e a temperatura desceu e voltou a ficar a meio.
- Após ver o Dino parque arranquei em direção ao PCR de Leiria, LRA-00016, onde cheguei com 29%. Após algumas peripécias com o carregamento, lá consegui carregar até aos 57%, que chegava e sobrava. Mais sobre a temperatura da bateria abaixo.
- Por fim cheguei a casa com 27%, assim:
Imagem
Imagem

Sobre a temperatura da bateria, fiquei intrigado com a mesma, pois no 1º carregamento não subiu traço nenhum e carreguei 39% e no 2º carreguei 28% e subiu 2 traços!
Temperatura após 1º carregamento:
Imagem

Temperatura após 2º carregamento:
Imagem

Olhando as imagens dá para perceber uma maior temperatura no habitáculo, mas a diferença não é muita. Portanto isto mostra que carregar a partir dos 30% é suficiente para elevar muito a temperatura da bateria e que com 45% a elevação é muito mais moderada. Claro que isto é um bocado óbvio para quem já conhece o Leaf, mas é interessante ver que apenas 15% a menos pode ter um impacto drástico na temperatura da bateria.
Já agora, desta vez não tive limitação nenhuma de potência, derivado a estar menos calor e ter feito as cargas de forma mais inteligente.

Edit: Esqueci-me de falar nos gastos. Foram os seguintes:
Carregamento no PCN CBR-00009: €6,26
Carregamento no PCR CLD-00011: €5,90
Carregamento no PCR LRA-00016: €3,65
Dá um total de €15,81 para 319,7km, ou seja, €4,95/100km. Nada mau para quem carrega fora de casa. :D
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 14 nov 2021, 20:44

No domingo passado fui ao Porto visitar Serralves. Decidi ir até lá pela autoestrada. Saí de Coimbra com 97%, quase sempre a 120km/h e cheguei lá com 16%. De facto andar a 120km/h não é muito vantajoso com o Leaf. A certa altura na viagem reparei que o consumo era de 20,4kWh/100km.

Depois fui almoçar ao café/restaurante "Padoca Valadares" em Vila Nova de Gaia, onde cheguei com 13%.

Por fim, para voltar para casa decidi ir ao PCR mais perto, que era no Pingo Doce. Aí carreguei dos 11% (acho eu) aos 92%, em 45:37 e 25,96kWh carregados. A temperatura da bateria estava a meio e subiu 2 traços, ou seja, ficou a 2 traços do vermelho. No fim do carregamento voltei para casa, mas desta vez vim por nacionais.

As médias no fim ficaram assim:
Imagem

Na chegada a temperatura da bateria estava igual aquando saí do PCR.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 jan 2022, 17:53

Bom ano a todos!

Hoje, com o carro com pouco mais de 10mil kms (eu sei, não gozem :cry: :mrgreen: ), decidi ver quanto é que gastei em carregamentos desde que o tenho. Nos carregamentos públicos cheguei ao valor arredondado de €160. Em casa fiz poucos carregamentos, mas não sei qual foi o custo, talvez mais uns €10, se tanto. Então vamos assumir €170. Ora fazendo as contas por 100km dá €1,70. ;) Muito bom para quem carrega fora de casa regularmente.

Claro que é preciso ter em atenção alguns detalhes. Eu quando comprei o carro os carregamentos em PCN ainda eram gratuitos. Portanto neste período, que ainda foi um ano e pouco, carreguei quase sempre gratuitamente. Depois com os pagamentos, ainda houve um período de uns alguns meses, penso eu, em que alguns postos ainda não cobravam tarifa OPC e muito menos a tarifa EGME. Portanto os carregamentos até saíam bastante baratos, especialmente em horário de vazio, que era o habitual para mim, ficando quase ao preço de casa (tarifa simples). Porém com a entrada do pagamento do OPC e mais tarde da EGME, o custo subiu um bocado. No entanto um dos PCNs aqui ao pé de casa continua sem cobrar a tarifa OPC, por isso ainda me vou safando com carregamentos a um custo bastante acessível, a uma potência de 6,6kW. :) Este posto tem uma suposta tarifa OPC de €0,007/min, o que para um posto de 7,2kW é muito bom. No fim de contas o custo por 100km ficaria entre €4 e €5.

Resumindo: Tive sorte. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por rnlcarlov » 09 jan 2022, 18:06

Senão lá vai a opção 3 do primeiro post. Extensão pela janela :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 jan 2022, 20:16

rnlcarlov Escreveu:
09 jan 2022, 18:06
Senão lá vai a opção 3 do primeiro post. Extensão pela janela :D
Tchi, isso já é tão velhinho. :mrgreen:

Como referi no último comentário, eu fiz isso algumas vezes desde que tenho o carro. Porém, em princípio, não irei precisar de o fazer regularmente, visto que o posto que referi, mesmo com OPC, fica a €4/100km, basicamente. O que para mim já é bom, até porque não faço muitos kms, portanto o impacto é pequeno.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 jan 2022, 21:56

Esqueci-me de dizer também que, já na altura dos pagamentos, vários dos carregamentos que fiz não me foram cobrados. Talvez por defeito dos postos, por não estarem a comunicar com a rede. Aqui também poupei algum dinheiro. Por exemplo, tenho aqui 3 carregamentos a rondar 30kWh cada um, que ficaram a €0. Eu ainda avisei os CEMEs que os carregamentos não tinham sido cobrados, mas acabaram por ficar mesmo assim, sem ser cobrados.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

sweatmania
Mensagens: 38
Registado: 21 ago 2021, 01:19
Data de fabrico: 08 jun 2021
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por sweatmania » 06 mar 2022, 03:57

cfvp Escreveu:
09 jan 2022, 21:56
Esqueci-me de dizer também que, já na altura dos pagamentos, vários dos carregamentos que fiz não me foram cobrados. Talvez por defeito dos postos, por não estarem a comunicar com a rede. Aqui também poupei algum dinheiro. Por exemplo, tenho aqui 3 carregamentos a rondar 30kWh cada um, que ficaram a €0. Eu ainda avisei os CEMEs que os carregamentos não tinham sido cobrados, mas acabaram por ficar mesmo assim, sem ser cobrados.
Boas
Tenho lido este DB e gostei muito das experiências partilhaas, tenho uma questão, estou a ver alguns leafs n conecta e gostaria de saber como posso saber o estado da bateria já que pretendo comprar usado com 2/3 anos. A minha ideia é ver o carro e pedir para ver o estado da bateria julgo que isso se faz com uma app para iPhone/andróide.
Obrigado pela partilha das experiências
Obrigado
Andar a electrões é outro nivel :mrgreen:
Kia E-Niro 64Kwh desde julho de 2021
Hyundai ioniq 28 Kwh desde março 2022

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 06 mar 2022, 13:12

sweatmania Escreveu:
06 mar 2022, 03:57
Boas
Tenho lido este DB e gostei muito das experiências partilhaas, tenho uma questão, estou a ver alguns leafs n conecta e gostaria de saber como posso saber o estado da bateria já que pretendo comprar usado com 2/3 anos. A minha ideia é ver o carro e pedir para ver o estado da bateria julgo que isso se faz com uma app para iPhone/andróide.
Obrigado pela partilha das experiências
Obrigado
Obrigado pelas palavras de apreço.
É possível ver o estado da bateria diretamente no carro, aqui: https://cleantechnica.com/files/2019/01 ... -range.jpg
Mas claro que com um aparelho OBD e a app LeafSpy é possível obter mais informação, que também vale a pena ver.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 29 mar 2022, 10:44

Hoje reparei que aquele PCN perto de minha casa passou a cobrar o OPC, mas ainda assim continua a um preço atrativo, com o kWh a custar entre €0.28 e €0.33.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 20 abr 2022, 12:04

No Domingo passado fiz novamente Coimbra-Porto-Coimbra, mas desta vez fui e vim pela autoestrada. Andei quase sempre entre 100 e 120km/h. Tentei aplicar uma técnica que é a subir andar a 100km/h, em plano a 110km/h e a descer 120km/h. Parece-me que resulta bem, ou seja, consegui ir a uma boa velocidade e não estragar muito os consumos.

Saí com 98% de Coimbra e cheguei ao Porto com 31%.
Na vinda tive que carregar em PCR quase 40min, dos 31% aos 90%. Cheguei a Coimbra com 18%. A temperatura da bateria ficou a 2 traços do 1º traço vermelho, com o aumento causado pelo carregamento rápido. No fim da viagem de regresso a barra da temperatura não se mexeu, mas acredito que a temperatura possa ter subido um pouco com o andamento.

Início do carregamento em PCR na FEUP:
Imagem
Imagem

Fim da viagem de regresso:
Imagem
Imagem
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”