DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por BrunoAlves » 13 fev 2020, 20:03

As perspectivas mudam e as pessoas mudam com elas. A minha mudou, muito!

Há algum tempo (2 anos talvez) estávamos a ter esta conversa ao contrário: eu fiz uma "longa" viagem de ioniq, 3 CR para cada lado e fi-lo com confiança. Nessa altura tu dizias que não se podia confiar na rede, que a qualquer altura desligavam os postos e as fichas sem aviso e ficavas apeado à conta de incompetentes.

Agora estamos ao contrário. :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por migle » 13 fev 2020, 21:19

Eu estou como o pemifer nesta questão.
É como aquela piada (de um filme) do tipo que está a cair do alto de um arranha céus, e em cada andar, dentro do edifício, ouvem-no dizer "so far, so good"... "so far, so good"...
De outra forma, como poderia ter chegado à Normandia sem sequer me ter dado ao trabalho de arranjar previamente cartões para carregar em França?
O meu plano B era voltar para trás, retrocedendo os meus passos...

Isto está a melhorar... vamos ter PCR na estrada para o Algarve talvez mais cedo do que eu esperava, embora esperasse por outro lado que já há muito tempo tivessem instalado nas AS de Grândola e Almodôvar ...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por BrunoAlves » 13 fev 2020, 22:05

migle Escreveu:
13 fev 2020, 21:19
Isto está a melhorar.
Já tive esta conversa com outras pessoas. O facto de eu ter perdido a fé na rede pública não quer dizer (de forma nenhuma!) que não veja como está a crescer e que não fique contente com isso. Fico e muito!
Está melhor, está a crescer e vai crescer. Óptimo para todos sem qualquer dúvida.

O meu ódio de estimação é a MobiE. Anseio pela sua extinção ou, pelo menos, pela sua responsabilização capaz. Mas depois vemos comunicados lançados à segunda sobre um evento de domingo com data de sábado, apagões como os que te deixaram a pé, etc, passar totalmente impunes, depois um regulamento que a consagra totalmente como intocável e agora uma nova proposta de regulamentação que confirma isso mesmo... :roll:

Portanto sim, todas as minhas deslocações são:
a) depender o mínimo possível da MobiE
b) dependendo, escolher percursos que tenham um plano B
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Erbium » 13 fev 2020, 22:17

pemifer Escreveu:
13 fev 2020, 18:27
A vossa falta de confiança é baseada no número de vezes que não conseguiram carregar?
A mim a falta de confiança é ter filhos pequenos e estas, para ti, pequenas falhas serem grandes falhas para mim! Se uma área de serviço só tem um PCR que não está funcional e, a melhor alternativa, é ir ao sentido inverso por "especial favor" carregar na minha opinião a coisa vai muito mal (estamos em 2020!!)! Prefiro gastar mais "meia dúzia" de €'s em gasolina e fazer a viagem no Prius! Faço direto, sem paragens para carregar quase pelo mesmo preço!! Assim a ME não avança!
pemifer Escreveu:
13 fev 2020, 18:27
disseram que tinha sido por causa de uma tempestade, depois disseram que foi porque havia fichas chademo danificadas, depois disseram que foi para substituir as fichas, isto num domingo à tarde. Depois ainda houve o comunicado da Mobi.e na segunda-feira seguinte com data da sexta-feira anterior a avisar que os PCRs iam ser desligados, enfim... só trapalhadas de quem não sabe o que anda a fazer...
Perfeito atestado de competência da mobi.e e da UVE!
pemifer Escreveu:
13 fev 2020, 18:27
Como tinha de voltar para Lisboa, que remédio tive eu senão meter-me à estrada mesmo sem ter a certeza que conseguiria carregar.
Ao ler isto quem é que no ser perfeito juizo fica com vontade de trocar um CI por um VE!?

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por cfvp » 13 fev 2020, 22:41

No meu caso o plano A é a Mobi.e e o plano B também. :lol: Desculpem, não resisti. :mrgreen:

Na verdade não é bem assim, mas é quase. No entanto, ao contrário de muitos, a minha experiência no geral até tem sido boa, não me posso queixar muito. Claro que já tive alguns contratempos, por exemplo, inicialmente tinha os 2 postos mais perto de casa desligados, contudo depois de terem ligado até têm funcionado bem, tirando uma ou outra vez, em que nem me causaram grande transtorno.

Dito isto não quero dizer que a rede é um espetáculo e não dá problemas, porque isso já sabemos que não é verdade. No entanto não tenho tido esses problemas que muitos se queixam, mas também não costumo fazer viagens longas, que muitas das vezes é preciso depender de 1 PCR, que se estiver desligado ou avariado não há alternativas por perto.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por caz » 13 fev 2020, 23:25

No Reino Unido todas as estações de serviço nas auto-estradas têm pelo menos 2 postos de carregamento... aqui, só algumas estações de serviço têm um único posto de carregamento

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por rimsilva » 14 fev 2020, 11:13

cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 22:41
No meu caso o plano A é a Mobi.e e o plano B também. :lol: Desculpem, não resisti. :mrgreen:

Na verdade não é bem assim, mas é quase. No entanto, ao contrário de muitos, a minha experiência no geral até tem sido boa, não me posso queixar muito. Claro que já tive alguns contratempos, por exemplo, inicialmente tinha os 2 postos mais perto de casa desligados, contudo depois de terem ligado até têm funcionado bem, tirando uma ou outra vez, em que nem me causaram grande transtorno.

Dito isto não quero dizer que a rede é um espetáculo e não dá problemas, porque isso já sabemos que não é verdade. No entanto não tenho tido esses problemas que muitos se queixam, mas também não costumo fazer viagens longas, que muitas das vezes é preciso depender de 1 PCR, que se estiver desligado ou avariado não há alternativas por perto.
Acho que neste fórum já todos estão alertados para os "perigos", mas grande parte dos utilizadores comuns, não estão.

A experiência da cada um será sempre diferente em função da perspectiva que têm em gerir o incerto e arriscar uma deslocação mais longa em VE, depois há também que ter a noção de que os VE's cada vez com mais autonomia dependem menos da rede, mas o ponto de vista de alguém que tem um leaf de 40 kWh nunca poderá ser o mesmo de outro que tenha um de 24 KWh.

Hoje em dia um VE com autonomia ao nivel dos 100km, a meu ver, está ainda mais limitado do que há 2 ou 3 atrás, porque o aumento de carregadores não acompanhou o aumento de VE's, a rede está a crescer é um facto, mas de forma desequilibrada.

Também tenho referido que não é compreensível que o Estado não seja capaz de criar condições para alargar a rede nas AE, a situação na A2 que foi referida é urgente de se resolver.

O concurso dos 14 PCRs em cidade foi um grande erro, porque os PCRs continuam a surgir em muito maior numero nas cidades do que nas AE.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 14 fev 2020, 11:53

Erbium Escreveu:
13 fev 2020, 22:17
pemifer Escreveu:
13 fev 2020, 18:27
A vossa falta de confiança é baseada no número de vezes que não conseguiram carregar?
A mim a falta de confiança é ter filhos pequenos e estas, para ti, pequenas falhas serem grandes falhas para mim! Se uma área de serviço só tem um PCR que não está funcional e, a melhor alternativa, é ir ao sentido inverso por "especial favor" carregar na minha opinião a coisa vai muito mal (estamos em 2020!!)! Prefiro gastar mais "meia dúzia" de €'s em gasolina e fazer a viagem no Prius! Faço direto, sem paragens para carregar quase pelo mesmo preço!! Assim a ME não avança!
Eu tenho uma filha de 7 e um filho de 9, e depois?
A minha filha desde os 4 anos que faz viagens Lisboa - Porto em carro elétrico, e depois?
Vejo muitas vezes a questão das crianças a ser usada como desculpa mas, no meu caso, vejo a mobilidade elétrica como amiga das crianças.
Antes de ter elétrico fazia Lisboa - Porto, Lisboa - Monte Gordo de uma só vez, desde que tenho o carro elétrico não. Cada paragem é uma oportunidade para brincarem e tornar a viagem menos chata para eles.
Agora, são eles que perguntam quando é a próxima paragem. Tenho a certeza que eles preferiam as viagens como eram antes, com o Leaf 24, em que parava em todos os PCRs. Aliás quando os chamo para irmos embora a resposta é "JÁ?".
Não vejo como problema demorar mais 10 minutos, numa viagem de lazer, chamo a atenção que se tratam de viagens de lazer, a atravessar para o outro lado da AE para carregar e depois voltar.
Erbium Escreveu:
13 fev 2020, 22:17
pemifer Escreveu:
13 fev 2020, 18:27
Como tinha de voltar para Lisboa, que remédio tive eu senão meter-me à estrada mesmo sem ter a certeza que conseguiria carregar.
Ao ler isto quem é que no ser perfeito juízo fica com vontade de trocar um CI por um VE!?
Engraçado como SÓ leste a parte que te interessou.
Não leste a parte em que este receio de não conseguir carregar foi causado por alarmismo infundado.

No pior cenário, de a fiabilidade dos PCRs ser igual à dos PCNs, posso alugar um CI para uma viagem, mas só isso!
No meu dia a dia nunca mais!
Aliás, o forte dos elétricos é a utilização no dia a dia dentro da autonomia.

Tenho tanta vontade de voltar a ter um CI como de cortar um braço.

Desafio todos a fazer o mesmo que eu, quem tem Leaf Spy é fácil saber quantos carregamentos rápidos fez. Depois é relembrarem-se de todas as ocasiões que correram mal e contarem quantas foram. O ser humano é mesmo assim, lembra-se sempre bem do que corre mal.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 14 fev 2020, 12:06

BrunoAlves Escreveu:
13 fev 2020, 20:03
As perspectivas mudam e as pessoas mudam com elas. A minha mudou, muito!

Há algum tempo (2 anos talvez) estávamos a ter esta conversa ao contrário: eu fiz uma "longa" viagem de ioniq, 3 CR para cada lado e fi-lo com confiança. Nessa altura tu dizias que não se podia confiar na rede, que a qualquer altura desligavam os postos e as fichas sem aviso e ficavas apeado à conta de incompetentes.

Agora estamos ao contrário. :mrgreen:
Lembro-me perfeitamente, na altura estava "escaldado".

Por causa dessa minha desconfiança, aluguei um carro num fim de semana próximo a esse acontecimento e tive o azar de partir o pára-brisas. Foi um prejuízo enorme.

Felizmente o pior cenário, que eu vaticinava na altura, não se concretizou.

O que fiz aqui foi olhar para os números friamente, sem contar que na altura do apagão, cheguei a Aveiras antes das 18 e sai de lá às 22 depois de carregar o carro numa tomada.

Lanço novamente o desafio de cada um contar quantos carregamentos rápidos fez e quantos não conseguiu fazer.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por BrunoAlves » 14 fev 2020, 12:38

Respeito muito essa atitude. Eu não a consigo "abraçar".
No tópico do blackout dos PCR expliquei muitas vezes as minhas razões (estamos largamente off-topic mas o tópico é teu eheheheh :mrgreen: ). Eu, além de sair muito e muitas vezes para fora da autonomia do carro que tinha, faço-o muitas vezes em caravana com outras famílias. Quando decidi que bastava tinham havido apagões todos os fins de semana, pelo menos 4 semanas seguidas. O último "significativo" julgo que foi mesmo o que deixou o migle a pé.

Não percebo porque é que temos de ter sido nós a ficar a pé para não confiar na rede, dezenas de pessoas ficaram a pé, para mim é motivo suficiente. Mas mesmo assim eu tive 3 "quases".
Eu nesse dia carreguei meia hora antes de o migle ficar a pé. Tinha o meu pai comigo, aos 62 anos era bem fixe ficarmos ali 3 ou 4 horinhas a jogar à lerpa... Num dos fds anteriores também carreguei a vir do Porto e a rede tinha recuperado há pouco tempo depois de outro apagão.
No mega apagão de Outubro (antes da entrada dos pagamentos) acabei de carregar em Aljustrel coisa de 1h antes de a rede cair. Estava com outra família em caravana. Como a rede só voltou no dia a seguir, tinha sido um fds engraçado, os 7 ali a jogar à sueca durante mais de 24h. Olha, poupava o dinheiro do salto de pára quedas, já que não o ia poder fazer :mrgreen:

Mesmo depois destes já tive alguns "cartão não autorizado" que duraram poucos minutos. 2 deles confirmaram ao telefone que havia problemas na rede, outros vi malta no FB a confirmar o mesmo.

Repito, fico muito contente por a rede estar a crescer, é sem dúvida excelente e melhor para todos e inclusivamente para mim. Está mais estável? Está.
Se a MobiE fosse minimamente responsabilizada por falhas que venham a ocorrer, até podia vir a mudar de opinião. Agora intocável como é? Longe com eles!

Noutro tópico discute-se quem é que emite os cartões dos postos e tal. O que é que isso interessa? As falhas foram TODAS centrais!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”