DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por anolsi » 18 jan 2019, 13:27

Depois de muito tempo, ponderação, testes, conversas e mudanças de opinião (não sobre a ME mas sobre o possível veículo) finalmente decidi-me a encomendar o meu Leaf 40 kWh.

Depois de falar em alguns stands (e também procurar importados) e tentar puxar o valor para baixo (que na altura já estava a subir), lá fiz a reserva em Julho, mas com pedido para que o mesmo só fosse entregue este ano (por causa do fundo ambiental).
Assim sendo fui buscar recentemente o meu Leaf N-Connect Silver ao stand matriculado este mês.
Fotos hei-de tirar, mas primeiro quer ambientar-me ao carro (e apesar de ainda o estar a conhecer já sei que ele é bastante tímido e gosta pouco de fotos :D )

De resto agora ao passar por locais onde costumava passar, é que me apercebo como ele é maior em relação ao que eu conduzia, e vou ter que me adaptar a isso... Assim, como à falta caixa manual, todas as tecnologias que traz, ao peso da direção... Enfim será uma boa adaptação, só levará o seu tempo...

Por outro lado, o Gandalf por si está pronto a começar a fazer magia e transformar a minha condução em algo muito mais prazeroso e económico :D
Vai fazer uma média de 90-100 km diários, sendo que grande parte será AE.

Por isso vou ambientar-me e depois colocar aqui os milestones que fomos atingindo, ou as dúvidas que me forem surgindo que com certeza pessoas mais experientes como vocês me conseguirão ajudar :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2019, 13:56

Parabéns pela compra, agora é só curtir a máquina e lidar com o arrependimento de não teres comprado mais cedo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Venham de lá esses relatos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por kony76 » 18 jan 2019, 14:30

Agora é que vai ser andar com prazer:)

Ainda para mais, já deu para ver que tens bom gosto no carro, na côr e...nos filmes. hehe.

Cá ficamos a aguardar desenvolvimentos

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por caz » 18 jan 2019, 15:05

em 5 minutos estás adaptado e já não queres voltar para trás.

Parabéns

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por anolsi » 18 jan 2019, 16:20

Obrigado :)
caz Escreveu:
18 jan 2019, 15:05
em 5 minutos estás adaptado e já não queres voltar para trás.

Parabéns
Podes ter a certeza que já não quero.
Digamos que é mais um leaf para juntar aos vários que tenho visto aqui na zona de Famalicão :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por Orlando » 18 jan 2019, 21:50

Parabéns, coloca cá fotos!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por migle » 18 jan 2019, 23:01

Parabéns! Em Julho o preço ainda estava mais ou menos! Se tivesses esperado por agora...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por anolsi » 22 fev 2019, 13:40

Bem, não tenho dado muitas noticias porque tenho andado bastante ocupado (e não só a usar o carro :D )
Esta imagem já um bocado desactualizada, foi tirada quando ele fez coisa de um mês que o fui buscar...
kms.jpg
Ainda não são assim tantos kms quanto isso, porque não tenho feito viagens ao fds nem nada (o tempo não tem sido o mais convidativo:) ).

O Gandalf tem se portado muito bem e actualmente faz cerca de 80 a 100 kms por dia, e 4 ou 5 dias por semana, com percurso maioritariamente AE, com o Eco + Modo B. A média daquele dia, foi de um dos trajectos mais pequenos costumo fazer, e com menos atenção ao consumo (por estar com pressa, mas mesmo assim sem abusar). Na média geral os meus consumos tem andado entre os 14,2 e os 15,7, mas não tenho usado quase nenhum percurso só ou maioritariamente nacional.

Também não tenho utilizado ainda muito certas funcionalidades, como o cruise control adaptativo, porque ainda estranho um pouco o controlo que perco. Com o tempo lá hei-de chegar :)

Algumas impressões após este primeiro mês:
- O carregamento a 10A chega-me bem para a utilização atual, mas tenho que pensar seriamente em adquirir um carregador que vá até 16A, já que a instalação de minha casa não suporta até 32A, mas também porque me ficaria mais caro ter que chamar um electricista para mudar a tomada shucko para uma CEE.
- Os consumos em AE tem sido aquilo que eu esperava. Agora gostava de o experimentar num trajecto mais longo em Nacional, e ver diferenças.
- Quando lhe ligo o carregador (sem começar logo a carregar) faz um barulho que para mim é estranho. Depois dos "pis", quase como o travão ou algo mecânico fosse mexido. Será normal e eu estou a imaginar coisas?
- Ele marcou a minha casa como posto de carregamento automaticamente. Isso era suposto acontecer? Ele não partilha essas informações pois não (quer dizer pelo menos para lá das informações que guarda na Nissan)? Quero dizer, outro Leaf que procure postos de carregamento aqui perto não vai ver a minha casa pois não? É que eu não descobrir nenhum local para configurar isso.
- Apesar de já ter cartões, ainda não fiz nenhum carregamento rápido (ainda não houve necessidade). Mas tenciono fazer um de experiência ante de fazer alguma viagem grande em que possa precisar dos PCRs. Mas em principio deve ser pacifico.
- Já estou mais do que à vontade a não usar caixa de mudanças (e por consequência nem embraiagem)
- Já sei que é um grande debate aqui em relação a este ponto (até porque não há evidência incontestáveis por enquanto), mas eu tenho carregado sempre até cerca de 80%-85%, excepto de Domingo para Segunda, em que carrego até 100%

De resto tenho estado bastante satisfeito com a capacidade de resposta, com o conforto e afins. Agora é ver se a Primavera chega e começa a deixar o "Gandalf ir dar uns passeios com alguns hobbits" (mas sem desaparecer pelo caminho :D )

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por mjr » 22 fev 2019, 13:49

Os ruídos ao iniciar a carga são normais. Trata-se do contactor a atracar, e um contactor de centenas de amperes faz bastante ruído a atracar.

Sobre marcar a casa como posto de carregamento também é normal, mas é uma opção que se pode desligar no sistema de navegação. Acho que não partilha nada com a Nissan, é apenas local.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por anolsi » 22 fev 2019, 15:28

mjr Escreveu:
22 fev 2019, 13:49
Os ruídos ao iniciar a carga são normais. Trata-se do contactor a atracar, e um contactor de centenas de amperes faz bastante ruído a atracar.
Ok. Fico mais descansado assim :) Pensei que pudesse ser algum problema nas partes mecânicas...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”