Civic White Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por pemifer » 11 set 2021, 18:19

civic Escreveu:
11 set 2021, 17:33
Essa quantidade, 0,1mm tem vindo a aumentar, ou seja, quando eram novos tinham a mesma profundidade, desde que comprei este equipamento que costumo acompanhar o desgaste.
Mas nem é pela diferença que relato este assunto, é mesmo pelo pneu nesta altura estar a largar borracha como se não houvesse amanhã, obviamente que com 90 000 kms não vou fazer queixa nem nada disso, mas gostava de perceber se é defeito ou feitio.
Pois o que está em causa não é a deformação do pneu, é simplesmente que legalmente o pneu ainda não acabou e está a desfazer-se, se fosse um Ling-Long nem dizia nada, mas é um Micheli.
Estive agora a medir um desses rasgos transverssais (vermelho e laranja) onde a borracha está a saltar e tem 0,3mm, a pressão a frio é 2,5, ou seja, tenho sempre 2,5 no verão e 2,6 no Inverno, tenho o alarme no LS aos 2,3, nunca tive problemas com a pressão dos pneus ;)
É mesmo assim!
O pneu está muito gasto na parte exterior e pouco gasto na parte interior, não tem um gasto uniforme.
Não tenho a certeza mas penso que há uma percentagem da superficie que tem de ter a medida legal e penso que não pode apresentar um desgaste anormal como é o teu caso.
Não sei o que entendes por "não ter problemas com a pressão dos pneus" pois é mesmo isso que se está a passar, estás com problemas com a pressão dos pneus.
Tens andado com pouca pressão nos pneus, apesar de ser a indicada pelo fabricante.
Andas com 2,5 bar (+- 36PSI), eu ando sempre, a kia tambem recomenda 36PSI, desde o primeiro Leaf, com 40PSI (2,7bar).

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 11 set 2021, 18:36

Acho que não percebeste, achas então normal ter ainda sulcos de desgaste e o pneu estar a desfazer-se? É isso?
Tens noção que já conduzo há 30 anos e já tive pneus completamente lisos, com direções desalinhadas entre outras coisas e nunca vi um pneu desfazer-se? Aliás, tive uma coisa parecida nos Dunlop do meu Civic e mantendo posteriormente as pressões e modos de condução e nunca mais tive esse problema? A unica semelhança com estes é que também foram os originais que vieram com o carro.
O legal é a marca de TWI que existe nos sulcos longitudinais, pode ir de 1,6 mm a 2,2mm, em Portugal o minimo é 1,6mm em 60% da largura do pneu.
Uma coisa é falar de desgaste, outra completamente diferente é o pneu a desfazer-se...

EDIT: Outra coisa, então esse problema de pressão só se nota no fim do pneu? É que do outro lado do eixo está um pneu igual com menos desgaste, terá mais uns 0,5mm e está perfeito...
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por pemifer » 11 set 2021, 20:55

Ao longo da nossa conversa tenho percebido que tu valorizas muito a parte não gasta, eu valorizo a parte gasta.
O pneu está a desfazer-se na parte gasta, certo?
Disseste que tinha 0,3mm de altura?
Nessa parte o pneu está praticamente careca.
Não tarda muito está nas lonas nessa parte.
Se o resto do pneu estivesse como a parte gasta estavamos perante um pneu careca.
Na foto parecem faltar uns pequenos pedaços de borracha na zona gasta, consistente com o estrago de um pneu careca.

A pouca pressão recomendada pela Nissan só se nota quando começa a haver algum desgaste nos pneus, não tem de ser exatamente no fim da vida do mesmo.
photo1631389790.jpeg
(foto visualizada em telemovel e transferida para PC)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por pemifer » 11 set 2021, 21:04

Consegui encontrar uma foto de um pneu Michelin com muito desgaste.
Como vês também faltam pedaços de borracha.
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por VETL » 11 set 2021, 21:35

Parece claramente um caso de utilização de pressão baixa.
O indicado no carro deve ser lido como o mínimo a frio, sem qualquer rodagem. Basta andar 3 ou 4 km, para ser necessário insuflar mais 0,3 ou 0,4 bar para respeitar esse mínimo. Se andar mais, deve meter mais 0,5 pelo menos.
E as normas dizem que com mais 0,5 bar que o mínimo recomendado no carro, considera-se dentro das recomendações.
Além disso, as instruções de quase todos os carros dizem para aumentar a pressão em função do aumento do peso da carga. Não há instruções nem indicações para andar com menos pressão.
Basta andar 5 ou 6km e meter o que está na etiqueta da porta, para ficar numa situação de pressão abaixo do mínimo das normas.
É óbvio que todos os fabricantes indicam o mínimo dos mínimos a que estão obrigados, por causa dos compromissos com o conforto. É que um pneu com mais pressão, fica mais duro.

Resumindo: Quem atestar/verificar a pressão nas bombas de gasolina, é sinal que já rolou vários km e por conseguinte deve meter no mínimo +0,5bar do que o valor da etiqueta. Vai poupar combustível, vai poupar pneu e vai ter menos hipóteses de ter episódios de pneus rebentados.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 11 set 2021, 21:49

pemifer Escreveu:
11 set 2021, 20:55
Ao longo da nossa conversa tenho percebido que tu valorizas muito a parte não gasta, eu valorizo a parte gasta.
O pneu está a desfazer-se na parte gasta, certo?
Disseste que tinha 0,3mm de altura?
Nessa parte o pneu está praticamente careca.
Não tarda muito está nas lonas nessa parte.
Se o resto do pneu estivesse como a parte gasta estavamos perante um pneu careca.
Na foto parecem faltar uns pequenos pedaços de borracha na zona gasta, consistente com o estrago de um pneu careca.

A pouca pressão recomendada pela Nissan só se nota quando começa a haver algum desgaste nos pneus, não tem de ser exatamente no fim da vida do mesmo.

photo1631389790.jpeg
(foto visualizada em telemovel e transferida para PC)
Então porque este fenomeno só acontece neste pneu e não acontece no do outro lado?
E não, estás errado quando dizes isto "Se o resto do pneu estivesse como a parte gasta estavamos perante um pneu careca.", o frisos laterais são menos profundos do que o longitudinais, ou seja, o desgaste tem sido uniforme. Aliás, o maior desgaste que tenho visto tem sido no sulco central.
De qualquer das formas essa tua imagem é demonstrativa de que isso deve ser "normal" nos pneus Michelin. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 11 set 2021, 21:51

VETL Escreveu:
11 set 2021, 21:35
Parece claramente um caso de utilização de pressão baixa.
O indicado no carro deve ser lido como o mínimo a frio, sem qualquer rodagem. Basta andar 3 ou 4 km, para ser necessário insuflar mais 0,3 ou 0,4 bar para respeitar esse mínimo. Se andar mais, deve meter mais 0,5 pelo menos.
E as normas dizem que com mais 0,5 bar que o mínimo recomendado no carro, considera-se dentro das recomendações.
Além disso, as instruções de quase todos os carros dizem para aumentar a pressão em função do aumento do peso da carga. Não há instruções nem indicações para andar com menos pressão.
Basta andar 5 ou 6km e meter o que está na etiqueta da porta, para ficar numa situação de pressão abaixo do mínimo das normas.
É óbvio que todos os fabricantes indicam o mínimo dos mínimos a que estão obrigados, por causa dos compromissos com o conforto. É que um pneu com mais pressão, fica mais duro.

Resumindo: Quem atestar/verificar a pressão nas bombas de gasolina, é sinal que já rolou vários km e por conseguinte deve meter no mínimo +0,5bar do que o valor da etiqueta. Vai poupar combustível, vai poupar pneu e vai ter menos hipóteses de ter episódios de pneus rebentados.
Eu tenho compressor em casa, coloco sempre a pressão a frio. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por pemifer » 11 set 2021, 22:29

civic Escreveu:
11 set 2021, 21:49
Então porque este fenomeno só acontece neste pneu e não acontece no do outro lado?
E não, estás errado quando dizes isto "Se o resto do pneu estivesse como a parte gasta estavamos perante um pneu careca.", o frisos laterais são menos profundos do que o longitudinais, ou seja, o desgaste tem sido uniforme. Aliás, o maior desgaste que tenho visto tem sido no sulco central.
De qualquer das formas essa tua imagem é demonstrativa de que isso deve ser "normal" nos pneus Michelin. ;)
Bem... já que referiste que à 30 anos que andas de carro, eu tambem!
Eu NÃO estou errado, as tuas fotos mostram que os teus pneus não têm desgaste uniforme!
São pneus que rodaram, a maior parte do tempo, a uma pressão inferior à que deviam, indendentemente do que a Nissan recomenda!
photo1631374999.jpeg
photo1631389790.jpeg

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 12 set 2021, 10:15

Mesmo que assim seja, o que eu não concordo, não consegues perceber que o meu dilema não é esse? A minha questão é: É normal para um pneu ainda com desgaste legal estar a desfazer-se? O que vês aí é bocados de borracha a saltarem do pneu, do outro lado isso não acontece e o desgaste embora menor não é muito diferente.
Isto é que eu disse que em 30 anos de carros nunca tinha visto, a não ser na situação semelhante do meu Civic com os pneus originais também, depois disso já levou com muitos pneus e nunca mais vi borracha a saltar, esse sempre levou com 2,3 bar.
Isto, para mim, é um desgaste normal por pressão baixa, não vejo buracos pela falta de borracha, é um desgaste uniforme e no centro tenho menos desgaste.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 25 set 2021, 18:49

Mais um update ao DB, pneus novos aos 92 000 kms.
Bridgestone T005

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”