DB Flecha Prateada

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kony76
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 set 2020, 13:36

Viagem ao Algarve feita.

A saída de casa foi feita de manhazinha, pela fresca. para lá dividmos a viagem em 2 dias, pois queriamos aproveitar a viagem para ir visitar o Dinopark na Lourinhã. Da 1ª vez o meu rapaz gostou tanto que estava sempre a pedir para ir lá outra vez.
fomos então até a AS do pombal, chegamos lá com 13% e carregamos até os 80%. depois seguimos até a Lourinhã, visitamos o parque e seguimos caminhos. Voltamos a carregar pouco depois, na A8, na AS Torres Vedras. Aproveitamos para almoçar. Terminadas as tarefas seguimos caminho até Setubal, onde pernoitamos.
Chegamos lá assim:
Imagem
O Percurso foi feito praticamente todo em AE, com o cc a 105Kmh.

carregamos no hotel a 100% e no dia seguinte seguimos caminho até o Algarve. A carga daria para chegar, dado que fomos pela Nacional, mas seria muito à justa, então optamos por desviar um bocadito até Castro Verde e carregar lá.
Tivemos de esperar uns 15m por um Jaguar que estava a carregar,e depois lá carregamso nós. Entretanto, aproveitamos para almoçar.
Fizemos o restante caminho e chegamos ao destino assim:

Imagem
Correu tudo bem e conforme o planeado.

No regresso é que já não foi bem assim. Fizemos de uma assentada e as coisas já não correram conforme o planeado, Houve que improvisar pelo caminho. Não correu tão bem, em parte por mau planeamento, pelo rapidgate que bateu em força e também por PCR's ocupados. O ABRP, dava aproximadamente 8h10m sempre pela AE. Como eu ía fazer a parte sul por nacional e tendo em conta que o ABRP não leva em conta o rapidgate, estimei que pudesse demorar umas 9h a 9h30m.

Saímos pela hora do almoço e, tal como na ida, no regresso fizemos a parte sul pela nacional, com destino ao PCR de Grandola. Chegamos lá com cerca de 30% e estava um peugeot a carregar. Demorou uns 10m e carregamos nós. Tinha estado a ver no dia anterior e seria muito à justa seguir directo para a AS de Santarém, então a ideia era seguir por nacional até Alcacer do Sal, entrar na AE e dar um cheirinho na AS de Alcacer para chegar a Santarém. Depois seria carregar na AS da Mealhada para chegar a casa.

Enquanto carregava em Grândola andava a ver a MIIO e reparei que havia um PCR no Lidl de Alcácer do Sal, a cerca de 30 kms dali. Que raios, se tivesse ido directo para lá, já daria para chegar a Santarém à vontade. Mas como já estava a carregar ali, deixei estar. Depois entre dar o cheirinho no PCR do Lidl ou da AS, optei pelo do LIDL de Alcacer. Achei que a probabilidade de estar livre seria maior, e caso estivesse muito ocupado, sempre daria para seguir para a AS de Alcacer e carregar lá.

Cheguei ao Lidl com 70% e estava lá um TMX, que demorou uns 5minutos a sair. Carreguei até os 90%, aproveitamos e fomos ao lidl fazer umas compras para a viagem e seguimos caminho. Entretanto optei por ir até Santarém pela Nacional. Pelo caminho, por distracção não virei onde o GPS mandou e como não consegui fazer logo a inversão de marcha, optamos por entrar na AE na próxima oportunidade e seguir até Santarém por AE.

E é aqui que as coisas começam a correr menos bem. Coloquei o carro à carga e.... a velocidade de carregamento é de 18kwh!!! o que dava cerca de 1h25 até os 80%!!! Bem, nada a fazer. Na área de serviço havia umas mesas numa zona arborizada, com sombra agradável e fomos até lá comer as coisas que tínhamos trazido e comprado no Lidl. A viagem até aqui foi feita sempre com 36 graus, com AC ligado a velocidades limite nas nacionais e com cc a 105kmh na AE.

Chegado aos 80% seguimos caminho, com a temperatura da bateria já na primeira parte do vermelho. Entro na AE e por causa da temperatura, meto o CC a 100kmh. Passado uns 5m, entra o modo tartaruga. Baixei a velocidade para os 95kmh e pensei que a essa velocidade talvez fosse melhor irmos pela Nacional. A subida seguinte o carro baixa quase para os 80kmh, e a temperatura chega ao máximo (nunca tinha visto), o que tornou como efectiva a decisão de sair e ir pela Nacional e carregar em Coimbra, em vez da AS da mealhada.

Assim o fizemos, e pelo caminho a temperatura foi baixando, o modo tartaruga acabou por desaparecer e a temperatura baixou e ficou abaixo do vermelho. Chegamos a Coimbra com cerca de 30% e estava um ZOE a carregar em AC. Porreiro, pensei eu, assim também dá para eu carregar. Mas...pensei mal, pois este PCR só dá mesmo para carregar um carro. Foi o primeiro que vi assim. O ZOE tinha chegado há 3m e tinha cerca de 60% de carga. Ficamos um pouco indecisos se esperaríamos ou seguíamos caminho até a AS da Mealhada, entretanto os miúdos já estavam fora do carro e decidimos esperar. A família foi procurar um restaurante para jantarmos e eu fiquei à espera. 45m depois lá conseguir por a carregar à fantástica velocidade de 20kwh!. Demorou cerca de 50m a carregar até os 80%. Acabei por ter de vir tirar o carro de carga para acabarmos de jantar e ainda demoramos mais uns 30m. No total estivemos aqui 2h, quando o normal seria uns 25m.

Depois deste tempo todo lá seguimos pela Nacional até ao St Maria da Feira e depois AE até casa, onde chegamos as 00h30m, cerca de 12 horas depois de termos saído!!

aqui está a viagem de regresso:

Imagem

O total das férias, com as voltinhas lá pelo Algarve, foram cerca de 1450 kms:

Imagem
Porque raio este parcial pára no 999kms?!!!!!

Portanto, umas 3h mais do que o previsto. 1h foi em espera para desocupar PCR, o resto foi pelo rapidgate, cargas lentas e o tempo a mais por ter de vir pela nacional.

Um amigo meu, antes da viagem chamava-me de maluco por eu ir no Leaf, dizia para ir no ICE, para ter a certeza que lá chegava.
Eu disse-lhe que isso nem sequer era hipótese. Até porque a probabilidade de não chegar lá era maior no ICE, do que no Leaf. O maior risco do Leaf, era demorar mais tempo do que o previsto, o que veio a acontecer, mas ficar pelo caminho sem carga na bateria seria quase impossivel, teriam de ser uma conjugação de factores para tal acontecer.

Talvez devesse ter saído mais ao final da tarde, para vir mais pela fresquinha e ter parado no LIDL de Alcacer em vez do de Grândola para reduzir uma carga. Não sei que efeito teria no rapidgate. Em contrapartida, saindo mais tarde, por exemplo 18h, se demorasse o mesmo tempo, só chegaria a casa pelas 6h da manhã, o que tornaria tudo mais cansativo e estragava também o dia seguinte.

Notou-se muita ocupação dos PCR, por ser um FDS de fim/inicio de férias.

Apesar deste regresso mais atribulado, nada arrependido de ter ido no Leaf.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mafgod » 07 set 2020, 13:50

O RapidGate é lixado.... mas essa da tartaruga ainda deixar andar mais devagar até nem é mau :-) podia não deixar andar de todo. :-)

O que faço normalmente é, evitar carregar muito para além do necessário para a etapa seguinte.
Por exemplo no teu caso, e na ida onde não tiveste problemas, chegaste com 43% de carga... poderias ter carregado menos tempo.

Alguma razão de tentares carregar apenas até aos 80% nos PCRs?
Ou seja, porque não antes ou mesmo depois dos 80%?

Mas o mais importante disseste aqui:
Apesar deste regresso mais atribulado, nada arrependido de ter ido no Leaf.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 07 set 2020, 14:36

Bom relato, foi pena esses contratempos.
kony76 Escreveu:
07 set 2020, 13:36
A subida seguinte o carro baixa quase para os 80kmh, e a temperatura chega ao máximo (nunca tinha visto), o que tornou como efectiva a decisão de sair e ir pela Nacional e carregar em Coimbra, em vez da AS da mealhada.
Se percebi bem o próprio carrou é que baixou a velocidade para 80km/h? E a barra de temperatura já ultrapassava o 2º traço?
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BrunoAlves
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por BrunoAlves » 07 set 2020, 14:47

Parabéns pela viagem. Com planeamento tudo se faz e de certeza que na próxima viagem já vai correr melhor. :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 set 2020, 15:36

mafgod Escreveu:
07 set 2020, 13:50


O que faço normalmente é, evitar carregar muito para além do necessário para a etapa seguinte.
Por exemplo no teu caso, e na ida onde não tiveste problemas, chegaste com 43% de carga... poderias ter carregado menos tempo.

Alguma razão de tentares carregar apenas até aos 80% nos PCRs?
Ou seja, porque não antes ou mesmo depois dos 80%?
SIm, no ultimo carregamento da ida, podia ter carregado menos, dado que ía para o hotel, mas ficou a carregar enquanto almoçavamos. Como não havia ninguém à espera e era o último carregamento do dia, deixei estar. Mas podia ter parado antes, sim. E ainda poupava uns trocos.

na ida, carreguei sempre o necessário, para ter uma margenzita de una 10%. Cheguei a coimbra com 30% porque mudei de planos e fui para nacional. Se fosse em AE para a Mealhada como tinha planeado, deveria chegar também em torno dos 10%-12%

Só carrego acima dos 80% se precisar. Por ex, no regresso em Alcácer carreguei até 90%. Evito, porque acima dos 90% a velocidade é bem mais lenta. Mais por isso. Mas se precisar, que remédio....
Última edição por kony76 em 07 set 2020, 15:46, editado 1 vez no total.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 set 2020, 15:40

cfvp Escreveu:
07 set 2020, 14:36

Se percebi bem o próprio carrou é que baixou a velocidade para 80km/h? E a barra de temperatura já ultrapassava o 2º traço?
O carro corta potência. alias, ele corta potência mesmo antes de entrar en tartaruga. isso vê-se no "conta-rotações", nos tracinho brancos, que são o da potência, que começa a perder tracinhos desses. Normalmente isso não se nota na condução, porque raramente necessitamos da potência toda do carro.

No modo tartaruga, a perda desses tracinhos brancos já é muito significativa, ou seja, ele só usa a potência que tem disponível naquele momento. Para teres uma ideia, os tracinhos brancos estavam pouco acima do "eco". Na subida, como ele precisava de mais potência do que essa para manter aos 95kmh, baixou a velocidade. É como quando os carros de baixa cavalagem não têm potência suficiente para manter a velocidade nas subidas e vão perdendo. No plano, ainda consegui manter a velocidade nos 95kms.

Por exemplo, quando passei para a nacional, não senti limitação, porque não precisei da potência toda que ele tinha disponível, mesmo em modo tartaruga. Mas sse precisasse de fazer uma daquelas ultrapassagens com muita aceleração, já não daria.


Nessa altura a temperatura estava no máximo.
Última edição por kony76 em 07 set 2020, 15:43, editado 1 vez no total.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 set 2020, 15:41

BrunoAlves Escreveu:
07 set 2020, 14:47
Parabéns pela viagem. Com planeamento tudo se faz e de certeza que na próxima viagem já vai correr melhor. :clap:
Sim, normalmente planeio sempre estas viagens grandes, mas de facto a viagem de regresso poderia ter planeado melhor. Depois tive de re-planear a meio. Mas o unico constrangimento foi ter demorado mais do que o previsto. de resto tudo normal.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 07 set 2020, 17:22

Cheguei ao Lidl com 70% e estava lá um TMX, ...
E um SuC ali tão perto ...
Aos fins de semana os PCRs da AE não se queixam de falta de clientes, mesmo depois da entrada em funcionamento dos LIDL de Grândola e Alcácer. Apesar de, segundo parece, já não se esperar tanto.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 set 2020, 17:49

ZEdaCaparica55 Escreveu:
07 set 2020, 17:22
Cheguei ao Lidl com 70% e estava lá um TMX, ...
E um SuC ali tão perto ...
O dono tínha ido as compras e aproveitou para carregar. Esteve lá uns 20m. Quando eu cheguei já estava há 15m, segundo a MIIO e eu esperei mais 5m.
O SUC é logo ali à frente.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mjr » 07 set 2020, 19:30

Quando fui do Porto ao Algarve (550km +/-) no Leaf 40 optei por uma estratégia de minimizar o número de cargas. Já sabia que a segunda seria penosa e por isso optei por esvaziar o mais possível a bateria no primeiro troço (Porto-Santarém com CC a 100km/h) e carregar o mais possível na primeira carga aproveitando para almoçar. Deste modo na segunda carga já não precisaria de tanta energia, pois seria a baixa potência.

Penso que foi uma estratégia acertada, pois apesar de terem estado 35C a partir de Santarém, como é habitual, devo ter minimizado o tempo de espera, que só aconteceu na segunda carga.

Devo ter isso algures pelo meu DB do Leaf 40, mas foi 1 hora de carga na primeira paragem e mais 1 hora na segunda (sendo que uma parte foi à espera de um Tesla...), em Alcácer do Sal, a 18kW...

Atenção que Porto-Santarém no Leaf 40 não é próprio para neófitos, cheguei lá muito perto de 0%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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