DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 03 mai 2021, 17:05

E por aqui tem sido carregar e andar...

Ontem cheguei a casa pela primeira vez com a % nos ---. :D
Ainda tentei ver se conseguia que o carro desligasse, mas segundo o leafspy ainda tinha 3kw. Com o ac, nunca mais lá iria.
Então resolvi carregar assim. Não é exatamente um teste de tomada, mas é muito perto.
Carreguei 37,5kwh até os 100% a 16A. Portanto, somando os 3 que lá tinha, dará um valor aproximado de 40,5Kwh.
É a primeira vez que faço isto, por isso não tenho ponto de comparação com o carro em novo.

O LS dá um SOH de 88,62%, mas o real é seguramente superior.

O que acham destes números?

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 12 mar 2022, 20:14

Hoje lembrei-me de vir ver este diário, já não tem atualizações há quase 1 ano. Então tudo a andar?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 22 mar 2022, 23:37

E lembraste-te muito bem :D

De facto tenho andado ausente cá do fórum.

Não há assim nada a contar. para além das viagens maiores de verão, o resto tem sido o dia-a-dia. carregar em casa e andar.

Vai quase com 85.000kms. não fosse o teletrabalho e já teria passado dos 100k.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 23 mar 2022, 01:08

:clap:
Nunca mais levaste o Leaf nas viagens maiores de verão?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 24 mar 2022, 11:09

Levei Pois. Ainda no verão passado foi outra vez ao Algarve.

É preciso paciência, mas faz-se. O melhor que consegui até agora, foram 10h.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 24 mar 2022, 13:06

kony76 Escreveu:
24 mar 2022, 11:09
Levei Pois. Ainda no verão passado foi outra vez ao Algarve.

É preciso paciência, mas faz-se. O melhor que consegui até agora, foram 10h.
Hmn. 2 cargas rápidas?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 24 mar 2022, 17:52

3 a 4 cargas rápidas. não consigo menos. São 600 kms.

O problema é que a partir da 3ª carga rápida, começa-se a penar com a velocidade de carga. Cheguei a carregar a 18kwh.

Para lá fui à noite, sempre em AE e fiz 4 cargas rápidas.

Na volta, fiz nacional até Alcacer, onde fiz a primeira carga, depois santarém e mealhada. Acabe por demorar +/- o mesmo tempo.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 24 mar 2022, 20:26

Estranho. O mjr também uma vez foi do Porto ao Algarve e só fez 2 cargas rápidas. Mas ele antes da 1ª carga esvaziou bastante a bateria, até aos 8%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mjr » 25 mar 2022, 09:51

O segredo é ir devagar, 100km/h no máximo, SEMPRE. Qualquer aventura a mais do que isso vai aquecer a bateria e limitar a carga. Depois é necessário esticar ao máximo a primeira viagem para aproveitar a carga a 100% na partida (acho que nesta fase do campeonato nem é preciso explicar que é fundamental partir a 100%), e carregar até quase 100% na primeira CR, mais uma vez para aproveitar a potência de carga elevada desta primeira carga. Podemos terminar quando baixar dos 15kW, pois é a velocidade mínima de carga rápida com a bateria quente. Com isto podemos fazer 450km, pelo que precisamos de carregar uns 100 a velocidades lentas, ou seja cerca de 45m-60m a 18kW.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 29 mar 2022, 10:53

mjr Escreveu:
25 mar 2022, 09:51
O segredo é ir devagar, 100km/h no máximo, SEMPRE. Qualquer aventura a mais do que isso vai aquecer a bateria e limitar a carga. Depois é necessário esticar ao máximo a primeira viagem para aproveitar a carga a 100% na partida (acho que nesta fase do campeonato nem é preciso explicar que é fundamental partir a 100%), e carregar até quase 100% na primeira CR, mais uma vez para aproveitar a potência de carga elevada desta primeira carga. Podemos terminar quando baixar dos 15kW, pois é a velocidade mínima de carga rápida com a bateria quente. Com isto podemos fazer 450km, pelo que precisamos de carregar uns 100 a velocidades lentas, ou seja cerca de 45m-60m a 18kW.
Já eu faço precisamente ao contrário, faço mais cargas e cargas pequenas, o que torna os carregamentos mais caros, pois carrego sempre a velocidades inferiores, mas não aqueço tanto as baterias.
Por norma carrego de 120 a 150 kms de distância o que coloca o SoC em torno dos 40 a 50%, o que carrega pouco na velocidade maxima. O ano passado, no regresso do Algarve, até carreguei em PCN enquanto almoçava em Aljustrel, o que deu para sair de lá a 98% e ainda por cima à borla, almoço demorado. :lol:
Última edição por civic em 29 mar 2022, 11:40, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”