DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 set 2020, 21:04

mjr Escreveu:
07 set 2020, 19:30
Quando fui do Porto ao Algarve (550km +/-) no Leaf 40 optei por uma estratégia de minimizar o número de cargas. Já sabia que a segunda seria penosa e por isso optei por esvaziar o mais possível a bateria no primeiro troço (Porto-Santarém com CC a 100km/h) e carregar o mais possível na primeira carga aproveitando para almoçar. Deste modo na segunda carga já não precisaria de tanta energia, pois seria a baixa potência.

Penso que foi uma estratégia acertada, pois apesar de terem estado 35C a partir de Santarém, como é habitual, devo ter minimizado o tempo de espera, que só aconteceu na segunda carga.

Devo ter isso algures pelo meu DB do Leaf 40, mas foi 1 hora de carga na primeira paragem e mais 1 hora na segunda (sendo que uma parte foi à espera de um Tesla...), em Alcácer do Sal, a 18kW...

Atenção que Porto-Santarém no Leaf 40 não é próprio para neófitos, cheguei lá muito perto de 0%.
Eu conseguiria ir no máximo até Leiria. Santarém praticamente Impossível.

2 cargas ainda se faz. A terceira é que já leva com o rapidgate em força.

Com duas carga só se fosse 100% por nacional.

Quanto tempo demoraste no total?

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 07 set 2020, 22:47

Eu nunca vi a tartaruga nem nunca demorei tanto tempo a fazer a viagem, prefiro parar mais vezes e menos tempo, carrega mais lento, não pelo rapid gate mas por carregar em SOCs mais elevados mas é mais facil de gerir uma falha, tens sempre carga para o plano B, ou C, pois agora já existem mais PCRs.
Até hoje as paragens nunca foram muito alem dos 30 minutos. ;)

PS, eu fui em Julho, se fosse agora não tocava em nenhuma AE.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mjr » 07 set 2020, 23:04

Se bem me lembro demorei 5h30m de condução (100km/h) + 1h em Santarém + 1h15 em Alcácer, ou seja quase 8h no total...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 08 set 2020, 09:13

mjr Escreveu:
07 set 2020, 23:04
Se bem me lembro demorei 5h30m de condução (100km/h) + 1h em Santarém + 1h15 em Alcácer, ou seja quase 8h no total...
Pois, mas andas sempre por AE, eu tento evitar ao máximo. Este ano na parte sul do país saí em Alcácer e voltei a carregar em Castro Verde, se fosse agora só mesmo a travessia do Tejo é que seria em AE...
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 08 set 2020, 09:17

civic Escreveu:
08 set 2020, 09:13

Pois, mas andas sempre por AE, eu tento evitar ao máximo. Este ano na parte sul do país saí em Alcácer e voltei a carregar em Castro Verde, se fosse agora só mesmo a travessia do Tejo é que seria em AE...


A parte a sul do Tejo faz-se muito bem por nacional. Já a N1 é horrível. Passa muitas localidades, muitas zonas de 50 e muito trânsito.

Eu vim por la, mas sem trânsito, sábado à noite. Fez-se bem, mas durante o dia não é boa.
Última edição por kony76 em 08 set 2020, 09:22, editado 2 vezes no total.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 08 set 2020, 09:19

mjr Escreveu:
07 set 2020, 23:04
Se bem me lembro demorei 5h30m de condução (100km/h) + 1h em Santarém + 1h15 em Alcácer, ou seja quase 8h no total...
8h é uma tempo bom. Eu precisaria sempre de mais 30m para chegar ao porto e mais um carregamento. Portanto no mínimo umas 9h, que era o que eu tinha previsto para a minha viagem.

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 08 set 2020, 16:24

kony76 Escreveu:
08 set 2020, 09:17
civic Escreveu:
08 set 2020, 09:13

Pois, mas andas sempre por AE, eu tento evitar ao máximo. Este ano na parte sul do país saí em Alcácer e voltei a carregar em Castro Verde, se fosse agora só mesmo a travessia do Tejo é que seria em AE...


A parte a sul do Tejo faz-se muito bem por nacional. Já a N1 é horrível. Passa muitas localidades, muitas zonas de 50 e muito trânsito.

Eu vim por la, mas sem trânsito, sábado à noite. Fez-se bem, mas durante o dia não é boa.
Sim, é verdade, como quando vou nessas viagens é em lazer sempre dá para escolher a melhor altura para o fazer, e poupam-se uns cobres. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 24 set 2020, 10:46

Hoje é dia da revisão dos 2 anos.

O carro está assim:

Imagem

E a média dos últimos 20k kms é esta:

Imagem

Quanto à degradação, o LS indica cerca de 10%. Não me acredito que assim seja. Ao início, após a minha viagem diária de casa-trabalho-casa de +/- 100kms, quando carregava a 100%, conseguia por vezes chegar ver a indicação de 280/285kms de autonomia. Actualmente consigo os 265/270. Portanto, são cerca de 15kms de diferença, o que represente uns 5,4%. Tendo em conta que agora também faço melhores médias do que fazia no inicio, talvez a degradação esteja a rondar os 6%. Mas claro que isto é uma estimativa muito estimada. Nada de rigoroso.
Seja como for, a perda que possa existir até ao momento não me afecta. Dia-a-dia chega perfeitamente.
Nas viagens longas, mais 15 kms ou menos 15 kms não afecta, por enquanto.

Curioso, nestas duas imagens, a diferença de % da bateria entre o que diz o carro e o LS.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 24 set 2020, 20:07

É possível que sejam os 6% de degradação apenas. Não dá para confiar no SOH do LeafSpy. Por exemplo o mjr fez o teste da tomada e deu uns 5% de degradação, mas no LeafSpy aparecia SOH 91,5%.

Quanto à percentagem de bateria é normal, a partir de uma certa % o LeafSpy começa a mostrar a % real e o carro mostra uma % inferior.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 24 set 2020, 20:23

cfvp Escreveu:
24 set 2020, 20:07

Quanto à percentagem de bateria é normal, a partir de uma certa % o LeafSpy começa a mostrar a % real e o carro mostra uma % inferior.
Sim, eu sei que a percentagem é diferente. Tina era a ideia que eram uns 5%.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”