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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 07 ago 2019, 20:05
por cfvp
Ok, estou ver. Eu desconheço o preço das outras marcas. De qualquer forma continuo a achar €148 bastante por uma chave, mas agora é capaz de ser tudo assim.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 07 ago 2019, 22:44
por mjr
A minha opinião é exatamente essa. É caríssimo mas inevitável.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 08 ago 2019, 09:40
por Spin
mjr Escreveu:
07 ago 2019, 22:44
A minha opinião é exatamente essa. É caríssimo mas inevitável.
Então o que dizer de uma chave para o I3 a preços de 2018 (467,12€).
Desconfio que deve ser por causa de soletrarem a marca.
B são 100 paus, M são mais outros 100 paus, W são os restantes 100 paus.
Finalmente os quase 200 paus é para a chave e reprogramação. :lol:

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 26 out 2019, 10:37
por mjr
Está a decorrer o segundo teste da tomada do meu Leaf 40. Ontem aproveitei que tinha pouca carga ao fim do dia para o descarregar completamente e fazer uma medição de 0 a 100% da energia gasta a carregar o pack.

Bateria com o contactor aberto:

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Segundos após o início do carregamento:

Imagem

Neste momento já entraram 38,44kW.h e está com 91% de SOC.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 26 out 2019, 10:40
por Filipe
A célula 69 está cansada :mrgreen:

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 26 out 2019, 13:35
por mjr
Resultado: 41.95kW.h

Há 15 meses atrás tinha medido 44,22kW.h com o mesmo contador (EVSE Ecowatt), ou seja uma degradação de 5,1%.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 26 out 2019, 14:59
por OCasal
No capítulo "degradação" muito melhor que o mk1 há 8 anos!

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 26 out 2019, 15:43
por civic
Das duas vezes que o fizeste registaste as temperaturas das celulas? Nestas coisas isso é muito importante. ;)
O que noto no meu é que, costumo fazer duas cargas completas por semana, uma à sexta feira e outra no domingo, durante a semana o carro anda nos 70% +\-, e é notório que no domingo o pack carrega mais do que na sexta, e esta?
De salientar que na sexta carrego a 100% e faz sempre mais de 200 kms seguidos, tal como no domingo, durante a semana são os +\- 50 kms diários. ;)

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 26 out 2019, 15:45
por mjr
Sim, sem comparação, menos de metade da degradação no mesmo período de tempo/km.

Fotos:

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O SOH entre os dois testes da tomada variou entre 99% e 93.27%, ou seja uma variação de 5,8%. (93.27/99.0). Bastante em linha com o medido no teste da tomada de 5,1%. O carro continua a subestimar a capacidade real, como é apanágio do Leaf, mas por uma pequena margem.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 26 out 2019, 16:42
por mjr
civic Escreveu:
26 out 2019, 15:43
Das duas vezes que o fizeste registaste as temperaturas das celulas? Nestas coisas isso é muito importante. ;)
O que noto no meu é que, costumo fazer duas cargas completas por semana, uma à sexta feira e outra no domingo, durante a semana o carro anda nos 70% +\-, e é notório que no domingo o pack carrega mais do que na sexta, e esta?
De salientar que na sexta carrego a 100% e faz sempre mais de 200 kms seguidos, tal como no domingo, durante a semana são os +\- 50 kms diários. ;)
A temperatura das células está nas fotos que acompanham os testes. 30C neste teste, 32C no outro teste. Não me parece relevante a diferença.

Uma carga a 100% é sempre igual, vai até aos 4,2V por célula. O que depois o carro estima de SOC é outra questão, mas a capacidade carregada é igual.