Leaf 2 Tekna - MJR

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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 26 out 2019, 17:56

Pois, o que me acontece na sexta feira é que carregando os 100% passa a 99% após cerca de um km, na mesma situação no domingo faço uns 3 kms.
Em termos de tensão sei que é a mesma coisa, já em termos de capacidade tenho muitas duvidas, o mesmo acontece com a minha scooter, se estiver algum tempo sem andar parece que perde capacidade, com umas cargas e descargas vai ao sítio.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 26 out 2019, 18:46

Não tenhas dúvidas, se a tensão for a mesma a capacidade será a mesma. Na verdade como a degradação é monotónica, a última carga a 100% terá sempre um pouco menos que a anterior, excluindo questões de balanceamento do pack.

O que normalmente acontece, e no Leaf mk1 era flagrante, é ele por vezes em poucos km perder tipo 3 barras e depois demorar os mesmos km a perder mais uma barra. Estimar o SOC e o SOH não é tarefa fácil quando a janela de observação é pequena. Isso pode induzir o condutor a achar que carregou menos, mas um teste em condições controladas de 100% até 0% daria a mesma autonomia.

Há uma ressalva, com cargas rápidas é possível que uma carga a 100% tenha um pouco menos devido às reações químicas não acompanharem a velocidade de carga. Mas em cargas normais esse efeito não existe.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 26 out 2019, 18:57

Eu só coloco isso em causa porque tenho o exemplo da minha scooter, que fica praticamente todo o inverno sem andar, quando pego nela no verão a autonomia é muito pequena, só mesmo após umas cargas e descargas é que volta ao mesmo, os limites de tensão são sempre os mesmos. Isto acontece há uns 8 anos com baterias de litio. ;)
Alem disso o padrão que referi do meu LEAF é igual todas as semanas, e é sempre da mesma forma, parece que a carga de sexta é sempre menor do que a de domingo, mas é sempre nas mesmas condições, se durante a semana fizer uma carga completa, como aconteceu na passada (tive uma viagem no meio) o padrão de sexta fica igual ao de domingo, ou seja, dá a ideia que a falta de "exercicio" do ciclo normal de trabalho (50 kms diários) as adormece. Nada disto é ciência laboratorial, é o que vou evidenciando no dia a dia. ;)

Até me esqueci de outra coisa, na sexta a 100% fica com 4 traços de regeneração, no domingo fica apenas com um, ou seja, até por aí dá a sensação que a carga foi mais longe, não sei se alguém por aqui já se apercebeu disto, vou tentar documentar esta situação. ;)
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 26 out 2019, 19:29

Isso da Scooter deve ser um desequilíbrio das células ou má estimação da capacidade pelo BMS.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 26 out 2019, 19:47

Sempre tudo certinho, não muda nada, sempre tive esta coisa como normal em baterias de litio, por isso não estranhei o que acontece no LEAF.
No caso da scooter faço sempre testes antes de começar o verão e ando sempre a ver como andam as celulas, e posso dizer-te que em termos de tensão não muda nada, o facto é que nas primeiras viagens ao fim de 30 kms começa logo a queixar-se, depois de andar algum tempo vai na boa aos 50 kms, é muito notório.
Claro que não é comparavel ao LEAF, mas também não me é possivel pará-lo 2 ou 3 meses para fazer a experiência. :lol:
O mesmo me acontece com a bateria da camara de filmar, já tenho por hábito antes de a usar a utilizar para fazer mais do que uma descarga, pois ao fim de algum tempo parada a primeira carga aguenta-se menos.
Se calhar estou a ver mal o filme, será só a mim que isto acontece? :lol:
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 26 out 2019, 22:34

Como já escrevi tive uma bateria de máquina fotográfica parada mais de um ano e quando a carreguei parecia nova.

Do ponto de vista químico não vejo explicação para isso da scooter. E quando assim é normalmente a explicação está na subjetividade do observador.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 27 out 2019, 10:25

Ok, aceito a tua opinião, mas isto não tem nada de objectivo, lembro-me de ler muito isso de outros utilizadores de scooters.
Do ponto de vista quimico lembro-me de ler algo sobre a oxidação do catodo que com o começar a carregar/descarregar consegues regenerar algumas zonas, ou seja, é sabido que o tempo atua sobre a composição do catodo, no caso de longas paragens essa oxidação dá-se na zona onde por norma se dão as reações de carga e descarga, sinceramente esta explicação que li em tempos tem alguma lógica. ;)
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 27 out 2019, 11:23

Não encontro nenhum artigo científico sobre isso para LiIon. Para chumbo sim, há imensa literatura sobre, e é sabido esse efeito.

Fica aqui o primeiro "gráfico" da degradação do meu Leaf 40:

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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 27 out 2019, 12:52

Esse efeito ocorre em todos os materiais que oxidem, como acontece nas baterias da lítio, obviamente que uns oxidam mais que outros. ;)
No caso do meu que vai com uma degradação declarada bem mais avançada, não noto nada em termos de autonomia, ou seja, desde sempre que quando aperto mais com ele que cai para os 240kms e mais calmo vai aos 260, que raio de cálculos faz o sistema que tira 10 % de capacidade às baterias e depois na autonomia faz segundo as médias vs capacidade, alguma coisa está a fazer mal. Com esta degradação devia dar no máximo uns 230 kms de adivinhometro. Falo em termos virtuais.
Em termos de autonomia, notas alguma diferença?
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 27 out 2019, 14:02

Posso dizer que nunca encontrei uma célula de lítio que recuperasse capacidade após ciclos de carga/descarga. Ou seja, qualquer degradação sempre foi permanente. Estou a falar LiFePO4, LiCoO2 e NMC, células pequenas. Nunca fui à procura desse efeito nos packs que criei, mas seria tornado óbvio se fosse significativo. E tenho células de 18650 de LiFePO4 com mais de 5 anos sem uso. Se calhar ainda faço uns ensaios hoje...

Eu não noto qualquer degradação na autonomia do Leaf, aliás 5% é demasiadamente pequeno para se notar. Como quem anda com ele agora é a minha mulher, ainda noto menos :mrgreen:
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