DIÁRIO DE BORDO - jfreire

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jfreire
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DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 14 out 2011, 23:20

Bem... estou maravilhado com o carro! :)

Fomos jantar com as crianças ao MacDonalds da A5 para poder experimentar o carro em autoestrada.

Realmente o indicador de autonomia não vale de muito, porque cheguei ao restaurante com mais autonomia do que tinha inicialmente. Se calhar era preferível uma estimativa como os ICE, que vêm de fábrica com uma média de L/100Km, e depois vão ajustando conforme a condução.
Preferia ter uma estimativa que me fosse comendo 2Km por cada Km caso me portasse mal, e fizesse uma descida de km normal caso me portasse bem.

Ao voltar para casa, passei pelo posto de carregamento rápido da A5, e estava lá o Filipe!

Ainda tivemos um tempinho à conversa, foi um mini-convívio surpresa!

Amanhã vou do Lumiar ao Cabo da Roca e de volta ao Lumiar sem carregar. São 100Km, por isso não vou arriscar, pelo menos na ida, e vou pela marginal. Na volta logo se vê, porque ainda não tenho o cartão da Mobi-e.

Era galo ter de chamar um reboque no 2º dia com o carro! Tinha de o chamar às escondidas e tinha que obrigar a minha esposa a dizer que tinha sido ela a conduzir...

Abraços!

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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por mjr » 14 out 2011, 23:25

Mais um DB, parabéns!

Não vais ter qualquer problema nos 100km a andar em estrada, com 100% de carga.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por Filipe » 15 out 2011, 03:00

É verdade, tive um avistamento dum OVBI ( OBJECTO VOADOR BEM IDENTIFICADO ) na A5, o novo proprietário jfreire, que me apanhou nos
treinos para RECORDES AUTONÓMICOS.
Depois de fazer o pleno a 96%, ( não consegui meter mais ) cheguei a casa com a minha primeira barra inesgotável. ( por este andar, qualquer
dia paro nas estações de carga, para as reabastecer. :mrgreen:

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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por ruimegas » 15 out 2011, 09:59

Filipe Escreveu:É verdade, tive um avistamento dum OVBI ( OBJECTO VOADOR BEM IDENTIFICADO ) na A5, o novo proprietário jfreire, que me apanhou nos
treinos para RECORDES AUTONÓMICOS.
Depois de fazer o pleno a 96%, ( não consegui meter mais ) cheguei a casa com a minha primeira barra inesgotável. ( por este andar, qualquer
dia paro nas estações de carga, para as reabastecer. :mrgreen:
Andas cá com uma pedalada ;) :D :lol: :lol:
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 16 out 2011, 00:35

Começo por dizer que fomos e voltamos ao Cabo da Roca sem ser preciso chamar o reboque... mas já lá vamos.

O dia começou tranquilo, foi levar o mais velho a uma consulta de manhã, e depois peguei no resto da família e fomos os 4 para a aula de futebol do mais velho, mas desta vez com a patroa a conduzir... pela primeira vez!

Passado 150 metros, no primeiro semáforo ela diz-me: ai mas então se eu largar o travão ele anda sozinho?
- Pois, é uma coisa chamada "creep", se queres tirar o pé do travão sem o carro andar carregas no botão "P"!

E carrego no botão "P"... e ora que muda o sinal para verde.

Ela: Mas isto agora não anda!
Eu: Mas acelera!
Ela: Já está!
Eu: Shit... muda para drive

Mudo para drive e o carro faz "bip bip" e não muda. Começam os carros todos a apitar atrás de nós!

Eu: ah caraças, e agora? Mas carregaste no travão "de mão"?
Ela: eu? eu não mexi em nada!

Como o Leaf é no fundo um grande computador, desliguei-o e voltei a ligar! E lá fomos nós. Com a confusão nem me lembrei que ela tinha que voltar a colocar o pé no travão para voltar a meter em "D"... nabo...

Quando chegámos a casa, mesmo tendo só feito 20km, achei melhor colocar o carro a carregar porque íamos fazer uma viagem de 90km até ao Cabo da Roca, e ainda não tenho o cartão da Mobi-e.

Uma vez com o carro a 100%, e 150Km de autonomia que rapidamente passaram para 130km no Eixo Norte-Sul, lá fomos, mas pela marginal até Cascais. Cheguei com 85Km de autonomia, o que fazia sentido porque 85Km+45Km percorridos dá 130km.

Era uma festa de anos de um filho de um amigo meu e fui obviamente gozado pelo "carro a pilhas", mas ninguém desgrudava. A inveja é muito feia! :)

Ao voltar para casa, e como tinha o dobro da autonomia para a distancia necessária, fiz-me pela autoestrada, a uma estonteante velocidade de 110Km/h!

Cheguei com 3 barras, e 30Km de autonomia... logo podia ter perdido a cabeça e vindo a 120km!

Gostei do GPS. Estranhei inicialmente porque estou habituado ao meu TomTom, mas depois habituei-me. Eu sabia o caminho para casa, mas queria controlar os km que faltavam vs a autonomia declarada no "guess-o-meter".

Estou é surpreendido com o Homecharger, pela negativa... Então não era suposto carregar o carro a ~3900W (16A)? É que está apenas a puxar 3000W (13A).

Tenho dois leitores de potencia instantânea, um ligado ao meu quadro no apartamento, e outro ao lado do Homecharger, e dão ambos os mesmos valores: ~3000W.
Estou um bocado desiludido. 900W a menos são 20% a menos na velocidade de carga! O que demoraria 5h demora 6h.

Qual é a vossa experiência com o Homecharger?

Abraços!


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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por mikexilva » 16 out 2011, 01:42

Se deixares o "joystick" durante uns segundos puxado à esquerda fica no modo de "ponto morto", ou seja, podes tirar o pé do travão que ele não arranca sozinho, mas se tiveres numa descida vai descair.

Eu não tenho contador especifico para o Home-charger (pois estava a contar com o "contador" existente no carro, e depois posso ver no portal, mas ao que parece o carro nem sempre envia a informação do consumo para a nuvem).

Mas tinha a ideia que era 15A ou 16A que seria um consumo de 3,3Kw, mas nunca medi.

De qualquer forma acho interessante no portal o tempo estimado para completar a carga é sempre muito superior ao que na realidade demora, pois eu tenho os timers no carro programados para começar a carregar as 0h10 e em média só preciso de carregar de 3 em 3 dias, mas mesmo assim nos dias em que carrego (quando já só tenho 50km ou menos de autonomia estimada), normalmente recebo o aviso a dizer que está carregado por volta das 3h30, o que me deixa a pensar que na realidade o carro tinha muito para gastar ainda (dado o pouco tempo que demorou a carregar). Agora até comecei a fazer cargas só até 80% e por volta das 2h30 já parou a carga :) ou seja se calhar instalaram-me por engano um carregador de carga semi-rápida :P

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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por mjr » 16 out 2011, 08:47

Excelente relato jfreire, obrigado.

Sobre o problema no Homecharger há várias hipóteses:

1 - sinal piloto do Homecharger só permite 13A.
2 - carregador interno do Leaf só aceita 13A
3 - medidor de potência dá valores errados
4 - Em carga a tensão desce para os 186 V.

Há uma maneira muito simples de confirmar que o problema é no Homecharger. Arranjas um adaptador CEE - schuko para ligar o EVSE que vem com o carro a uma tomada normal e confirmar que a potência consumida é a normal de 3,7-3,8 kW.

Os 3,3kW anunciados para o carregador interno do Leaf são a potência de carga. O consumo do carregador é superior à potência útil.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 24 out 2011, 22:40

Olá pessoal!

Já passaram 10 dias, e o carro conta com 470km, pode não parecer muito mas o carro farta-se de andar! O RAV4 só fez 20Km no fim-de-semana por uma questão de logística, e provavelmente vai passar um mês sem lhe tocar.

A nossa volta diária são 17Km, sempre em velocidade lenta de cidade, e o carro parece nascido para isto.

O para-arranca é um descanso. Basta levantar o pé do travão, esperar que o "creep" faça o seu trabalho, e voltar a travar... Subir passeios para estacionar foi uma surpresa. Uma facilidade que não estava à espera.

O "range-anxiety" é real. Sair de casa com 130Km, e passados 15 minutos e 5km diminuir para 100 Km é algo perturbador, mas que lentamente nos vamos habituando, à medida que vamos percebendo as manias do guess-o-meter.

Alias, o carro agora apenas me estima 105Km com 80% de carga. A queda de km é mais aproximada à distancia percorrida, o que nos faz pegar no carro com mais confiança. Agora percebo porque é que o RAV4 me estava a gastar 11.5L/100km. É mesmo um percurso lixado!

Não gosto do modo ECO. Não o acho compatível com a condução de cidade de transito intenso, onde o rápido arranque é uma mais valia para nos livrarmos de situações mais complicadas.

A passagem da travagem regenerativa para a travagem com travão precisa de alguma habituação. Naquele 1/4 de segundo parece que o carro não está a travar, e já causou alguns calafrios!

Não estamos a carregar todos os dias, que às vezes a patroa esquece-se de ligar o carro ao Homecharger, mas também não tem importância porque 100Km dá praticamente para a semana toda.

Configurei o carro para carregar a 80% às 2ªs, 3ªs, 4ªs e 5ªs, e carregar a 100% às 6ªs, sábados e domingos, porque ao fim-de-semana nunca se sabe! :)

Estou muito satisfeito com o carro, e os meus amigos deixaram de gozar comigo quando descobriram que o carro faz 7s dos 0 aos 100Km/h!
" - Nada mau para um carro a pilhas!"

Relativamente aos 13A do Homecharger, fiz as contas e pareceu-me normal, porque durante o carregamento:
1) A tensão está relativamente estável os 237V
2) A corrente está sempre estável nos 13A
3) A leitura de potência instantânea está estável nos 3000W
4) 3000W * 85% = 2550W úteis
5) 8h * 2550W = 20Kwh, que foi coerente com o carregamento

Para finalizar, com estes 10 dias conta-se um depósito de gasóleo que eu *não* meti!

Abraços!


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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por mjr » 24 out 2011, 22:46

O Homecharger deveria dar os 16A. Tens de testar com o EVSE portátil e ver a corrente que ele consome.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por ruimegas » 25 out 2011, 11:33

mjr Escreveu:O Homecharger deveria dar os 16A. Tens de testar com o EVSE portátil e ver a corrente que ele consome.
Concordo que devia de dar os 16 A e puxar na casa dos 3600 W, a não ser que esteja no Reino Unido onde de facto só sai 13 A.

Em relação aos 7 segundos aos 100 kms/h penso não ser muito correcto uma vez que os vários testes efectuado apontam para os 11 segundos...Terás um LEAF com mais "sumo"? ;) :D :lol: :lol:

Cumprimentos
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