DIÁRIO DE BORDO - jfreire

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jfreire
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 07 nov 2012, 22:41

Roubaram-me a antena!

Sou o primeiro Leaf a ficar sem antena?

E alguém sabe se as antenas do Continente têm um encaixe compatível?

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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por mjr » 08 nov 2012, 00:37

Pensei que esse tempo dos roubos de antena tinham acabado! Deve ser o primeiro caso em PT.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por mikexilva » 08 nov 2012, 03:05

E eu pensava que a antena do LEAF não era "desatarrachavel". Essa antena é só para rádio ou também é usada para o GPS ou comunicação GSM?
o melhor é começar a ouvir as rádios online via 3G :P

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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por Essiemme » 08 nov 2012, 10:22

Digamos que é uma antena mais apetecível que as outras.

A minha, já está guardada dentro do porta-luvas... a patrôa não costuma ouvir rádio...

sm
:?
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jfreire
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 02 set 2016, 13:35

Após quase 4 anos, e a pedido de várias famílias, aqui vai um resumo do que aconteceu com o meu Leaf!

Por razões pessoais deixei de ter contacto diário com o meu Leaf desde Novembro de 2012. Coisas da vida...

Comprei o ODB em Maio de 2013 e comecei a fazer leituras sobre a degradação. Em Maio tinha 5.34% de degradação, isto com 1 ano e 7 meses. Estava todo contente porque queria dizer que ia perder a minha primeira barra em 5 anos!

Por essa altura o carro fazia poucos quilómetros por mês, apenas circuitos dentro de Lisboa, e achava na altura que a pouca degradação resultava dos poucos quilómetros e consequentemente ciclos pouco profundos que eram feitos à bateria. Até o final de 2012 o carregamento era feito a 80%, e depois passou para os 100% para facilitar a gestão da bateria à condutora habitual.

Sol de pouca dura, no final de Setembro tinha uma degradação de 15.27%. Não perdi uma barra por pouco. Isto foi antes do P3227, que prometia resolver o problema da degradação rápida.

Em Outubro de 2013 fez a revisão dos 2 anos, e foi aplicado o P3227, e os aHr lá começaram a subir! Seria verdade? Seria apenas um problema de software?

Em Dezembro de 2013 a perda de capacidade tinha descido dos 15.27% até os 8.44%. Fiquei outra vez com esperança que a bateria fosse durar os 5 anos sem perder uma barra. E relaxei.

Foi outra vez Sol de pouca dura. Em Junho de 2014 perdi a primeira barra e antes de acabar o verão perdi a segunda. Nessa altura já estava mais que provado que as temperaturas coziam a bateria, e já desconfiava que a bateria não ia durar.

A garagem que o carro passava todas as noites não estava a ajudar, não deixando o pack arrefecer.

No final de Julho/2015 perdi a 3a barra! Exactamente um ano depois de ter perdido primeira, a meio de Setembro/2015 tinha 29% de degradação. Foi um verão mais ameno, por isso não perdi duas barras como em 2014.

Por essa altura, estava a fazer medições quase semanais. A minha projecção de perda de 4a barra flutuava entre Março de 2016 e Outubro de 2016. Sabia que não ia atingir os 100.000Km, mas o carro fazia 5 anos em Outubro de 2016, e já me estava a imaginar a morrer na praia!

Em Junho/2016 perdeu a 4 barra. E agendei a mudança de bateria para meio de Agosto (sempre lhe poupava uns calores). Entreguei o carro com 37.42% de perda de capacidade! Se andasse com o carro até ao fim do verão era possível que perdesse a 5a barra, tal como em 2014.

A partir de Setembro vou voltar a andar com o carro todos os dias, e é como se tivesse um carro novo! Até lhe arranjei as batidas e tudo!

Daqui a 5 anos, compro o Leaf de 90kWh! (estou a contar que seja apresentada a versão de 40kWh daqui a 2 meses para combater o Bolt, e um aumento de 10kWh cada ano, que isto da mobilidade eléctrica vai explodir! Vai ser como os MHZ dos CPUs na década de 90.

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galt
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por galt » 02 set 2016, 15:29

Obrigado jfreire,

Este resumo retrata a realidade dos Leafs de primeira geração.
O meu está numa situação idêntica ao teu, mas ainda não caiu a 4ª barra.

Com a nova bateria tens carro para mais 5 anos. Esperamos que a fiabilidade seja a mesma.
A bateria que colocaram acredito que seja de 2ª geração logo a degradação deve ser bastante inferior.

;)
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Orlando
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por Orlando » 02 set 2016, 19:13

Um conjunto de circunstâncias que ajudaram, mas na maioria não vai acontecer.
MP 5400w+AC10000w
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 05 mai 2018, 10:58

Fui ontem levantar meu Nissan Leaf 2018 Two-Tone Tekna Propilot Park! Formalizei a encomenda a 26 de Dezembro e a matricula foi recebida a 27/Abril. Foram 4 meses de espera, não me posso queixar!

Foram 6.5 anos e 115 000 km de Leaf Mk1, e agora vão ser outros tantos com o Leaf 2!

O Homecharger da Efacec que tenho desde 2011 funciona perfeitamente com o adaptador Type 1 para Type 2. Estava com um bocado de receio que não funcionasse porque testei o carregador do Leaf 2011 (16A) com o adaptador Type 1 para Type 2 num mini plugin e o carregador ficava em "Fault". Aparentemente o carregador do Leaf 2011 apenas funciona com o Leaf!

O Propilot, quer em modo "Follow car ahead" quer em auto-estrada é espectacular. No entanto na A8 algumas curvas mais apertadas e com velocidade configurada a 120Km/h, o ângulo de curva é demasiado para o sistema. A A8 não é a auto-estrada mais amiga do Leaf com as suas curvas apertadas e com as grandes subidas.

Da única vez que concluí um estacionamento com o Propilot park (porque das outras vezes acagacei-me) fiquei a 3cm do carro de trás. O carro de trás estava mal estacionado e tinha entrado um pouco dentro do meu lugar. O sistema detectou-o mas foi demasiado depressa e demasiado perto para o meu gosto. As manobras também se aproximam demasiado dos outros carros/pilares, e apanham-se valentes sustos. Claramente algo que nos vamos habituar, mas por enquanto vou usar em sítios tranquilos e vou aumentado gradualmente a complexidade do estacionamento.

A aplicação mobile está toda marada. Já registei o novo Leaf no site da Nissan, mas ainda não me aparece na aplicação mobile. Deixei de conseguir fazer login aparecendo-me o erro de password invalida. Seguindo a dica de vários utilizadores e mudei o país para o Japão e já consigo entrar, mas apenas me aparece o Leaf antigo que apenas o vou retirar na próxima semana.

Já meti a funcionar o Android Auto e parece-me bastante fixe! Mas só vou testar hoje.

Hoje vou fazer um percurso de 160Km, ~95% em auto-estrada, 90km vão ser A8 e 60km vão ser A5. O novo simulador de percursos do site da Nissan parece-me bastante rigoroso, e diz-me que devo chegar a casa com 17% de bateria. Como vou com o carro cheio... acho que hoje vou a 100km/h! :)

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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por PMESS79 » 05 mai 2018, 11:25

Parabéns, muitos km com essa maquina... a previsão do, meu esta em 6 meses e meio, vê lá...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 05 mai 2018, 11:56

Para a malta que gosta de ver screenshots do LeafSpy:

[img]https://www.dropbox.com/s/3ulsgg12n6nca ... .jpg?raw=1[/img]

A carga rápida não fui eu que a fiz, imagino que tenha sido feita na fabrica.

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