Página 16 de 23

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 02 mai 2022, 01:23
por cfvp
Hoje fiz Coimbra-Caldas da Rainha-Coimbra. Para lá correu tudo como planeado, mas para cá tive alguns precalços. Explico mais abaixo.

Saí de Coimbra com 96% em direção a um PCN nas Caldas da Rainha. Fui por autoestrada sempre com velocidades entre os 100 e 125km/h. Cheguei com as seguintes médias e temperatura da bateria:
Imagem
Imagem

Enquanto fui almoçar ao restaurante Botellini o carro ficou a carregar durante aproximadamente 2h, a 6.6kW. Quando cheguei ao carro já tinha 61%.

Aproveitei para ir aos passadiços da Foz do arelho. Nada de especial e estava muito vento, por isso, passado pouco tempo, voltei para as Caldas da Rainha para poder carregar num PCR e vir-me embora. Porém aqui começaram os problemas. Há 3 postos rápidos lá, mas 2 estavam ocupados e 1 estava avariado. Como ainda tinha uns 55% de bateria, vi que dava para ir até Leiria e carregar, só que planeei mal as coisas e coloquei no Google Maps a área de serviço de Leiria que não ficava bem em caminho. No entanto o problema foi outro, foi que enganei-me na saída (que se tivesse autonomia para chegar a casa, seria a saída certa) e acabei por não passar pela área de serviço de Leiria, a próxima seria apenas a de Pombal, uns 30km depois. :?
Portanto quando me apercebi disto, tive que ir a 90km/h durante os 30kms até Pombal, para ver se não ficava apeado. Quando estava mesmo a chegar à área de serviço a bateria caiu para 1%. :o Quando cheguei ao carregador tinha 2% (travagem regenerativa yay :dance: ). Felizmente não estava ninguém e o posto estava operacional.

Foram estas as médias quando iniciei o carregamento no PCR de Pombal:
Imagem
Imagem

Parece que deixando cair tanto a % da bateria, esta aquece mais com o mesmo esforço. O resultado depois do carregamento rápido:
Imagem

Felizmente não tive limitação de potência e fui a 100-105 km/h no resto da autoestrada. Médias e temperatura finais:
Imagem
Imagem

Não pude deixar de pensar naquela petição para acabar com a venda de carros a combustão novos em 2030. Espero que até lá as coisas melhorem muito porque assim vai ser muito complicado. Portanto com 3 postos rápidos numa cidade e 1 está avariado e os outros estão sempre ocupados. Depois na área de serviço de Pombal só tem 1 posto rápido, que acredito que tenha muita afluência. Por acaso tive sorte, quando precisei estava livre. Acho que foi também em Pombal que parei na ida e vi um rapaz num Leaf a tentar carregar, mas já lá estava um ioniq 5 na CCS, não deu, teve que esperar. :|

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 02 mai 2022, 10:06
por civic
Eu quando passo por essa zona vou sempre às borlas do Hub em Leiria, tens montes de postos e ainda por cima à borlix. ;)

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 02 mai 2022, 10:38
por cfvp
civic Escreveu:
02 mai 2022, 10:06
Eu quando passo por essa zona vou sempre às borlas do Hub em Leiria, tens montes de postos e ainda por cima à borlix. ;)
Pensava que isso já tinha acabado, mas também tinha alguma pressa por isso achei (mal) que o PCR na autoestrada seria o melhor.

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 02 mai 2022, 10:52
por rjspedition
civic Escreveu:
02 mai 2022, 10:06
Eu quando passo por essa zona vou sempre às borlas do Hub em Leiria, tens montes de postos e ainda por cima à borlix. ;)
Tenho uma ida a Aveiro neste mês.

Fiquei curioso com a hipótese do HUB de Leiria. :lol:

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 02 mai 2022, 19:11
por civic
rjspedition Escreveu:
02 mai 2022, 10:52
civic Escreveu:
02 mai 2022, 10:06
Eu quando passo por essa zona vou sempre às borlas do Hub em Leiria, tens montes de postos e ainda por cima à borlix. ;)
Tenho uma ida a Aveiro neste mês.

Fiquei curioso com a hipótese do HUB de Leiria. :lol:
A ultima vez que fui a Sintra (passagem de ano) gastei cerca de 3€ ida e volta (Viseu/Sintra/Viseu), carreguei no trabalho, Leiria, Sintra, em casa de familiares, Leiria e trabalho, basicamente paguei a portagem da A1 do Carregado para Lisboa. :lol:
Pela Miio ainda está à borla, embora já há muita gente a saber dissso e começa a estar mais cheio. ;)

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 02 mai 2022, 23:12
por rjspedition
A minha questão é se o Leaf faz bem os 125 km de auto-estrada a sair a 100% de casa, tenho as minhas dúvidas.. :lol:

Leiria Aveiro são mais 125km provavelmente a sair a uns 85/90.

Vou fazer contas. :)

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 03 mai 2022, 17:10
por pemifer
Apesar do indicador de temperatura permanecer inalterado, houve aquecimento de bateria na parte final.
Tanto quanto me lembro, só a 70km/h é que há arrefecimento da bateria em andamento.
De resto é sempre a somar!

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 03 mai 2022, 18:00
por cfvp
pemifer Escreveu:
03 mai 2022, 17:10
Apesar do indicador de temperatura permanecer inalterado, houve aquecimento de bateria na parte final.
Tanto quanto me lembro, só a 70km/h é que há arrefecimento da bateria em andamento.
De resto é sempre a somar!
Com qualquer temperatura exterior? É que no Domingo estava frio e vento.

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 03 mai 2022, 18:06
por BrunoAlves
Exacto, não é uma velocidade fixa. Basicamente é o diferencial entre a temperatura exterior e a temperatura gerada na bateria para se manter a determinada velocidade.

Estar frio e vento é bom por um lado, mas sobretudo o vento pode levar a aumento de consumos (logo maior aquecimento) que baralhem essas contas :)

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Enviado: 04 mai 2022, 18:40
por civic
BrunoAlves Escreveu:
03 mai 2022, 18:06
Exacto, não é uma velocidade fixa. Basicamente é o diferencial entre a temperatura exterior e a temperatura gerada na bateria para se manter a determinada velocidade.

Estar frio e vento é bom por um lado, mas sobretudo o vento pode levar a aumento de consumos (logo maior aquecimento) que baralhem essas contas :)

E não só, se tiveres a bateria a 10ºC até a 50km/h a temperatura sobe, se a tiveres a 50ºC a temperatura desce a essa velocidade, portanto não é tão linear assim que a determinada velocidade a temperatura sobe ou desce, alem de outras variaveis, como o terreno. ;)