cfvp Escreveu: ↑22 set 2022, 21:19
Pois. A minha dúvida é a partir de que ponto é que as células começam a ficar deformadas. Será que umas poucas cargas rápidas, que fazem chegar a bateria ao vermelho, é suficiente para ao fim de 7 anos ter a bateria com as células inchadas?
Eu pelo que tenho visto, a questão das celulas deformadas tem vindo de TVDE ou então de particulares que compraram o carro em segunda mão sem saber a proveniência, o que me leva ao primeiro ponto.
Por isso, duvido que tal coisa aconteça a quem utilize o carro em situações normais, mesmo em TVDE existe muito carro com elevadas quilometragens e sem qualquer problema, já vi fotos de LEAF 40 com mais de 300 000 kms, basta terem algum cuidado, o problema não é apenas as cargas rapidas mas também a utilização.
Diria que se não andares constantemente no vermelho, que não terás problemas, pois o inchamento tem a ver com o tempo que andas em altas temperaturas, por exemplo, um Tesla atinge até temperaturas mais altas que um LEAF, mas logo a seguir ela baixa, no caso de um LEAf pode demorar mais a baixar, mas para quem usa e abusa dele pode andar todo o verão lá em cima no vermelho, e é nesses que tem aparecido a deformação...