Civic White Acenta 40kWh

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civic
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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 22 set 2022, 09:05

cfvp Escreveu:
21 set 2022, 23:30

O que é LBC?
Nos últimos meses têm havido alguns casos de avarias depois dos 100k km mas antes dos 160k km.
Casos de celulas deformadas, isso é facilmente descartado pela Nissan, até porque esses casos que costumam aparecer no Facebook são de TVDE, a venda do carro por norma é feita de forma diferente em termos contratuais. Mas mesmo que não sejam a marca alerta para o uso intensivo...
Mas duvido que tenhas problemas de celulas (problemas de fabrico) após os 100 000 kms, é isso que a garantia cobre.

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mjr
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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por mjr » 22 set 2022, 19:57

O LBC é o controlador da bateria (no fundo é o BMS).

Células deformadas, no caso de uso não profissional, também se enquadra a meu ver na garantia de capacidade, caso exista perda de capacidade efetiva ou impeça o veículo de andar. O problema é que essa situação tem acontecido praticamente só a TVDE/táxi, ou seja uso profissional do veículo.

Atenção que eles podem dizer muita coisa, mas em tribunal duvido que algum juiz não dê razão ao proprietário não profissional. Uma bateria que não funciona por problema nas células tem 0% de capacidade e por isso a garantia tem de se aplicar. Eu iria até às últimas consequências.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 40000km em 2022-03-06
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 171000 km em 2022-03-06.
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cfvp
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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por cfvp » 22 set 2022, 21:19

mjr Escreveu:
22 set 2022, 19:57
O LBC é o controlador da bateria (no fundo é o BMS).

Células deformadas, no caso de uso não profissional, também se enquadra a meu ver na garantia de capacidade, caso exista perda de capacidade efetiva ou impeça o veículo de andar. O problema é que essa situação tem acontecido praticamente só a TVDE/táxi, ou seja uso profissional do veículo.

Atenção que eles podem dizer muita coisa, mas em tribunal duvido que algum juiz não dê razão ao proprietário não profissional. Uma bateria que não funciona por problema nas células tem 0% de capacidade e por isso a garantia tem de se aplicar. Eu iria até às últimas consequências.
Pois. A minha dúvida é a partir de que ponto é que as células começam a ficar deformadas. Será que umas poucas cargas rápidas, que fazem chegar a bateria ao vermelho, é suficiente para ao fim de 7 anos ter a bateria com as células inchadas?
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civic
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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 23 set 2022, 14:26

cfvp Escreveu:
22 set 2022, 21:19

Pois. A minha dúvida é a partir de que ponto é que as células começam a ficar deformadas. Será que umas poucas cargas rápidas, que fazem chegar a bateria ao vermelho, é suficiente para ao fim de 7 anos ter a bateria com as células inchadas?
Eu pelo que tenho visto, a questão das celulas deformadas tem vindo de TVDE ou então de particulares que compraram o carro em segunda mão sem saber a proveniência, o que me leva ao primeiro ponto.
Por isso, duvido que tal coisa aconteça a quem utilize o carro em situações normais, mesmo em TVDE existe muito carro com elevadas quilometragens e sem qualquer problema, já vi fotos de LEAF 40 com mais de 300 000 kms, basta terem algum cuidado, o problema não é apenas as cargas rapidas mas também a utilização.
Diria que se não andares constantemente no vermelho, que não terás problemas, pois o inchamento tem a ver com o tempo que andas em altas temperaturas, por exemplo, um Tesla atinge até temperaturas mais altas que um LEAF, mas logo a seguir ela baixa, no caso de um LEAf pode demorar mais a baixar, mas para quem usa e abusa dele pode andar todo o verão lá em cima no vermelho, e é nesses que tem aparecido a deformação...

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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por MRider » 07 out 2022, 01:35

mjr Escreveu:
21 set 2022, 22:29
Provavelmente teria de envolver advogados caso a Nissan opta-se por se esconder por trás desses aspetos técnicos entre avaria e degradação... Agora se o problema fosse no LBC ou numa ligação elétrica, aí seria diferente, mas problemas nas células eu entendo serem sempre cobertos pela garantia de 160k km.

Na prática acho que é uma não questão, pois qualquer avaria numa célula iria manifestar-se bem antes dos 100k km.
É uma não questão...que muitos utilizadores estão a ter dores de cabeça. Aqui na Madeira já são 4 ou 5 leafs metidos em contentores a caminho de Lisboa ( aqui não abrem os packs , porque tem medo 🤣)
Módulos inchados, com mais de 100 mil km é game Over infelizmente...

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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por MRider » 07 out 2022, 01:39

cfvp Escreveu:
22 set 2022, 21:19
mjr Escreveu:
22 set 2022, 19:57
O LBC é o controlador da bateria (no fundo é o BMS).

Células deformadas, no caso de uso não profissional, também se enquadra a meu ver na garantia de capacidade, caso exista perda de capacidade efetiva ou impeça o veículo de andar. O problema é que essa situação tem acontecido praticamente só a TVDE/táxi, ou seja uso profissional do veículo.

Atenção que eles podem dizer muita coisa, mas em tribunal duvido que algum juiz não dê razão ao proprietário não profissional. Uma bateria que não funciona por problema nas células tem 0% de capacidade e por isso a garantia tem de se aplicar. Eu iria até às últimas consequências.
Pois. A minha dúvida é a partir de que ponto é que as células começam a ficar deformadas. Será que umas poucas cargas rápidas, que fazem chegar a bateria ao vermelho, é suficiente para ao fim de 7 anos ter a bateria com as células inchadas?
Não são só as cargas rápidas. O pé direito também é um grande culpado. O pack do leaf 40 não está preparado para a potência que o carro debita.
E quando dá o famoso erro EV, e se observa as céulas pouch inchadas a marca descarta qualquer responsabilidade com mais de 100 mil km ou 5 anos. Mesmo para particulares....

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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por mjr » 07 out 2022, 20:08

MRider Escreveu:
07 out 2022, 01:35
mjr Escreveu:
21 set 2022, 22:29
Provavelmente teria de envolver advogados caso a Nissan opta-se por se esconder por trás desses aspetos técnicos entre avaria e degradação... Agora se o problema fosse no LBC ou numa ligação elétrica, aí seria diferente, mas problemas nas células eu entendo serem sempre cobertos pela garantia de 160k km.

Na prática acho que é uma não questão, pois qualquer avaria numa célula iria manifestar-se bem antes dos 100k km.
É uma não questão...que muitos utilizadores estão a ter dores de cabeça. Aqui na Madeira já são 4 ou 5 leafs metidos em contentores a caminho de Lisboa ( aqui não abrem os packs , porque tem medo 🤣)
Módulos inchados, com mais de 100 mil km é game Over infelizmente...
Não deves ter lido bem. É uma não questão avarias de células individuais pois essas aparecem bem antes dos 100k. O que estás a falar é de um pack com todas as células inchadas, logo não se trata de uma avaria individual mas sim um defeito de conceção do pack que em determinadas condições ainda por esclarecer fica com as células com acumulação de gases no interior sem no entanto manifestarem degradação significativa.

Face ao custo de reparação, e antes dos 160k km, eu iria até às últimas consequências. No caso do meu isso não vai certamente acontecer pois tem feito muito poucos km por ano... e já tem mais de metade dos 8 anos de garantia de capacidade.
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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por mjr » 07 out 2022, 20:14

MRider Escreveu:
07 out 2022, 01:39
cfvp Escreveu:
22 set 2022, 21:19
mjr Escreveu:
22 set 2022, 19:57
O LBC é o controlador da bateria (no fundo é o BMS).

Células deformadas, no caso de uso não profissional, também se enquadra a meu ver na garantia de capacidade, caso exista perda de capacidade efetiva ou impeça o veículo de andar. O problema é que essa situação tem acontecido praticamente só a TVDE/táxi, ou seja uso profissional do veículo.

Atenção que eles podem dizer muita coisa, mas em tribunal duvido que algum juiz não dê razão ao proprietário não profissional. Uma bateria que não funciona por problema nas células tem 0% de capacidade e por isso a garantia tem de se aplicar. Eu iria até às últimas consequências.
Pois. A minha dúvida é a partir de que ponto é que as células começam a ficar deformadas. Será que umas poucas cargas rápidas, que fazem chegar a bateria ao vermelho, é suficiente para ao fim de 7 anos ter a bateria com as células inchadas?
Não são só as cargas rápidas. O pé direito também é um grande culpado. O pack do leaf 40 não está preparado para a potência que o carro debita.
E quando dá o famoso erro EV, e se observa as céulas pouch inchadas a marca descarta qualquer responsabilidade com mais de 100 mil km ou 5 anos. Mesmo para particulares....
O pack do Leaf 24, com metade da capacidade do de 40, debitava 3,5C de potência máxima, enquanto este debita 2,9C. Um taxi aqui de Gaia não faz cargas rápidas e tem uma média baixíssima, logo não anda por aí a acelerar feito maluco, mas também teve esse problema. Precisamos de reconhecer que não sabemos ainda a razão, e podem nem ser os culpados do costume.
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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 14 out 2022, 14:30

Uma coisa é certa, para as celulas incharem tem que haver formação de gases dentro delas e isso só acontece com temperaturas elevadas, portanto é estar atento à barra de temperatura.
Outra coisa, por norma as celulas não berram por estrem inchadas mas sim pelo revestimento metalico que se deforma e entra pela celula a dentro, o que provoca a perda de isolamento dela, já vi alguns casos que simplesmente subtituem a proteção metática por outra de um plastico resistente ao calor e a bateria fica como estava antes, ou seja, as celulas não perdem qualquer capacidade com esse problema. Claro que há casos e casos...

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Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por mjr » 14 out 2022, 19:02

Não é verdade que a formação de gases só acontece com temperaturas elevadas. Descarregar abaixo de 2V também provoca isso, por exemplo, sem qualquer aumento detetável de temperatura. Já vi isto a acontecer… carregar acima de 4,2V também pode provocar isso, também sem aquecimento significativo. E aposto que forçar uma carga rápida com temperaturas muito baixas também provoca a formação de gases… não é por acaso que a Tesla aquece as baterias durante as cargas rápidas.

Há muitas reações químicas que podem provocar a formação de gases, sendo o calor apenas uma das possibilidades.
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