DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1009
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 18 set 2021, 18:52

Hoje liguei o LeafSpy outra vez. Como nas últimas semanas tenho feito algumas cargas a 100% e mais amplas, achei que seria uma boa altura para ver se reportaria valores mais realistas, talvez. A última vez que liguei foi em 27 Dezembro de 2020, já se passaram quase 9 meses. Pois bem, subiu TUDO, ou seja, SOH, Ahr e Hx. :o Fica o screenshot:

Imagem

Podem ver como estava antes aqui: viewtopic.php?p=138813#p138813
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 993
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 25 set 2021, 18:52

Pois, é por essas que deixei de ligar ao SOH reportado pelo LS, o meu caiu à bruta no inico e agora anda na mesma percentagem à uns 30 000 kms. ;)

cfvp
Mensagens: 1009
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 07 out 2021, 17:53

Ontem fiz mais uma viagem grande (para mim). A ideia inicial era ir ao Dino parque, almoçar e depois ir ao Buddha Eden, mas devido a vários contratempos acabei por só ir almoçar e a seguir ao Dino parque, na Lourinhã.

- Saí de Coimbra a 99% (problema de carregar fora de casa) com intenções de ir ao Dino parque em primeiro lugar.
- Cheguei ao PCR de Alcobaça (no posto da BP), com cerca de 50%, acho eu. Estava desligado, como já suspeitava pelos comentários, mas como o posto aparecia ligado na miio, pensei que poderia já estar operacional, mas não. :roll: Tive que optar pelo plano B.
- Segui para o PCR do Intermarché das Caldas da Rainha, CLD-00011. Cheguei com 45% e estava um e-golf a carregar. Felizmente a senhora do mesmo estava de saída e pude pôr logo a carregar. Carreguei até 84%. A temperatura da bateria estava a meio e não mexeu, estranho, mais sobre isto abaixo.
- Em seguida fui direto almoçar porque já estava muito atrasado, em grande parte por causa dumas obras que apanhei no IC2 (nunca quis tanto andar na autoestrada como ontem :lol: ). Almocei num pequeno café/restaurante que já tinha planeado, em Moledo, chamado "Xato". Cheguei lá com 72% de bateria e a barra de temperatura subiu 1 traço.
- Depois de almoço segui para o Dino parque e cheguei lá com 70% de bateria e a temperatura desceu e voltou a ficar a meio.
- Após ver o Dino parque arranquei em direção ao PCR de Leiria, LRA-00016, onde cheguei com 29%. Após algumas peripécias com o carregamento, lá consegui carregar até aos 57%, que chegava e sobrava. Mais sobre a temperatura da bateria abaixo.
- Por fim cheguei a casa com 27%, assim:
Imagem
Imagem

Sobre a temperatura da bateria, fiquei intrigado com a mesma, pois no 1º carregamento não subiu traço nenhum e carreguei 39% e no 2º carreguei 28% e subiu 2 traços!
Temperatura após 1º carregamento:
Imagem

Temperatura após 2º carregamento:
Imagem

Olhando as imagens dá para perceber uma maior temperatura no habitáculo, mas a diferença não é muita. Portanto isto mostra que carregar a partir dos 30% é suficiente para elevar muito a temperatura da bateria e que com 45% a elevação é muito mais moderada. Claro que isto é um bocado óbvio para quem já conhece o Leaf, mas é interessante ver que apenas 15% a menos pode ter um impacto drástico na temperatura da bateria.
Já agora, desta vez não tive limitação nenhuma de potência, derivado a estar menos calor e ter feito as cargas de forma mais inteligente.

Edit: Esqueci-me de falar nos gastos. Foram os seguintes:
Carregamento no PCN CBR-00009: €6,26
Carregamento no PCR CLD-00011: €5,90
Carregamento no PCR LRA-00016: €3,65
Dá um total de €15,81 para 319,7km, ou seja, €4,95/100km. Nada mau para quem carrega fora de casa. :D
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”