DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por Nonnus » 20 ago 2021, 15:52

rnlcarlov Escreveu:
20 ago 2021, 15:38
Foste tu que tentaste instruir um senhor de um híbrido ligado à Mennekes do PCR do Lidl que ali pagava imenso e não carregava depressa, certo?
Não. Foi a um dono de um I-pace. Mas esse nem se importou. A resposta foi se temos que carregar que diferença faz o preço.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por frankesousa » 20 ago 2021, 16:28

O preço não educa toda a gente, como se vê.

E quem tem um BMW 530e, e usa um PCR ficando a custar para aí o dobro do que meter Diesel/Gasolina, demonstra mesmo que não tem importância o preço!

Fica mal é o "pobre" que chega de leaf e fica a pé porque o PCR não permite DC + 3.7kW em AC simultâneos!!!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 20 ago 2021, 22:47

frankesousa Escreveu:
20 ago 2021, 10:48
Não querendo "bater mais" no leaf, fica aqui um bom relato para se perceber que o leaf 40 atinge o "limite" de temperatura com apenas 1 carga rápida em tempo quente.
Mesmo sem abusar de velocidades e apenas "andando" no carro.

Isto é "normal" e aceitável para quem sabe o que tem, e muitíssimo mau para quem entre na ME a medo, sem saber, compra um leaf e leva com este problema.

Já agora, dizes que sentiste potência reduzida, mas apareceu alguma informação ou as "barras de potência" reduziram?
Sim, é verdade, o Leaf é um carro limitado para este tipo de viagens, mas eu também podia ter feito as coisas de forma a minimizar este problema do aquecimento, mas claro que não seria tão conveniente e sinceramente achei que 1 carga rápida não seria problema. Pelos vistos foi, mas também não foi nada de mais.

Quanto a este problema, concordo com o Nonnus, as pessoas têm que saber o que vão comprar. Na altura que comprei o meu já sabia, mas para o meu quotidiano não faz diferença. Agora quem compra o carro sem saber disto é porque não pesquisou nada sobre o mesmo.

As barras de potência reduziram.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 20 ago 2021, 23:10

Hoje fiz mais uma viagem, mas foi mais curta que anterior. Fui até Aveiro dar um passeio. Saí de casa com 95%, que já dava bem para ir e vir.

Chegada aos passadiços da ria de Aveiro, com média kWh/100km recorde para mim:
Imagem

Depois ainda dei umas voltas por Aveiro, mas esqueci-me de tirar foto antes de sair de lá, mas sei que saí com 59%.
Cheguei a casa assim, ainda com média kWh/100km recorde:
Imagem

Andei maioritariamente por nacionais novamente. Desta vez usei pouco o AC. Além disso a temperatura da bateria andou por volta de meio, o que é normal.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 10 set 2021, 16:58

Ontem fiz mais uma viagem longa (para mim) com o Leaf. A viagem seria a seguinte:

Imagem

Saí de Coimbra com 99% (100% é muito mainstream :mrgreen:, não, aconteceu, mas dava e sobrava) em direção a Viseu para almoçar.
Cheguei a Viseu com 47%, perto dos 50% esperados. Durante o almoço carreguei até 82% num PCN (1) ao pé da Sé.
Saí de Viseu e cheguei a Trancoso com 52%, para visitar um pouco o síto, em particular o castelo. Carreguei no PCN (2) até 74%.
Saí de Trancoso e cheguei a Marialva, mais concretamente o Castelo de Marialva, com 69%. Aqui não havia posto de carregamento.
Saí do Castelo de Marialva e cheguei a Mêda com 64%, para visitar a Torre do Relógio. Carreguei no PCN até 76%.
Era para ir a Penedono, mas já estava tarde e a ficar frio e de noite, então acabei por não passar por lá. Portanto saí de Mêda e vim para Viseu, carregar no PCR do Lidl (3). Cheguei lá com 43%.
Saí de Viseu (Lidl) com 72% (4) e cheguei a Coimbra com 33%.

Médias finais:
Imagem

Quanto ao tempo de viagem, acabei por demorar muito tempo na vinda porque já estava de noite e a chover torrencialmente. Também andei lá por umas estradas manhosas, meio perdido.

Relativamente aos gastos, o gasto total na viagem (até agora): €8,93.
Porque é que digo "até agora"? Pois bem, tenho vários carregamentos feitos num posto perto de casa, que não foram cobrados até agora. Parece um posto caído no esquecimento, já que nem tarifa OPC tem, mas felizmente funciona (melhor para mim :mrgreen:). Também o posto onde carreguei, em Trancoso, não me foi cobrado nada (explico melhor no (1)).
Qualquer dia chega-me uma fatura de €500 para pagar de todos os carregamentos que tenho feito e não me têm cobrado. :lol: Já reportei à miio, mas eles dizem que só quando receberem a informação das sessões é que vão cobrar.

(1) Mais um PCN da EDP com preço OPC bombástico: €0. :mrgreen:

(2) Este posto tinha algumas anomalias, mas consegui carregar com o cartão da miio. Só que quando fui tentar desligar o carregamento não consegui com o cartão, acabei por desligar pelo carro. Foi como se estivesse a carregar sem passar nenhum cartão e a verdade é que do lado da miio não vejo o carregamento bem registado. Portanto o custo total do carregamento foi €0.

(3) Gostei do facto deste posto ter cobertura, só que o carregador está fora da cobertura! :roll: :lol: Ou seja, quando lá cheguei o carregador estava todo molhado, porque tinha estado a chover torrencialmente. Além disso, a posição não é muito boa para passar o cartão e ligar a ficha.

(4) O carregamento durou 14:09 e não tive problemas de aquecimento como da outra vez. A temperatura da bateria andou por volta de meio.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por zeuz » 10 set 2021, 17:29

cfvp Escreveu:
10 set 2021, 16:58
Saí de Viseu e cheguei a Trancoso com 52%, para visitar um pouco o síto, em particular o castelo. Carreguei no PCN (2) até 74%.

(2) Este posto tinha algumas anomalias, mas consegui carregar com o cartão da miio. Só que quando fui tentar desligar o carregamento não consegui com o cartão, acabei por desligar pelo carro. Foi como se estivesse a carregar sem passar nenhum cartão e a verdade é que do lado da miio não vejo o carregamento bem registado. Portanto o custo total do carregamento foi €0.
Em Trancoso o melhor restaurante que experimentei até agora tem sido o "Dom Gabriel":

Exibir mapa ampliado

O restaurante "O Museu" também não foi mau :

Exibir mapa ampliado

Se a carga no PCN vier a ser cobrada, vai doer... mas também não há alternativa na zona...
trancoso.png
trancoso.png (48.14 KiB) Visto 3021 vezes
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 10 set 2021, 18:44

zeuz Escreveu:
10 set 2021, 17:29
Em Trancoso o melhor restaurante que experimentei até agora tem sido o "Dom Gabriel":

Exibir mapa ampliado

O restaurante "O Museu" também não foi mau :

Exibir mapa ampliado

Se a carga no PCN vier a ser cobrada, vai doer... mas também não há alternativa na zona...

trancoso.png
Ok. :handgestures-thumbupleft: Não consigo é ver as imagens dos mapas.

Quanto ao carregamento, pois, já estava à espera, também não carreguei muito tempo e foi só uma vez. Normalmente carrego num PCN perto de casa, que ainda não tem tarifa OPC, então o custo fica bastante reduzido. O custo do kWh varia entre €0,17 e €0,23, para vazio e fora de vazio, respetivamente. Mesmo com a tarifa OPC ficaria a um preço bastante atrativo, para um posto da rede pública, com custo de kWh entre €0,24 e €0,32 para vazio e fora de vazio, respetivamente. Tem este custo porque é um posto de 22kW, limitado a 7,4kW. O outro mais perto também é 22kW, limitado a 7,4kW. Portanto os OPCs não podem "abusar" dos preços, já que são postos limitados (também serem da rede piloto ajuda). Vá lá, até tive sorte. :)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por zeuz » 10 set 2021, 19:46

cfvp Escreveu:
10 set 2021, 18:44
Ok. :handgestures-thumbupleft: Não consigo é ver as imagens dos mapas.
Clica onde está "Exibir mapa ampliado" que vai directo para a página do restaurante no Google Maps. ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 18 set 2021, 18:52

Hoje liguei o LeafSpy outra vez. Como nas últimas semanas tenho feito algumas cargas a 100% e mais amplas, achei que seria uma boa altura para ver se reportaria valores mais realistas, talvez. A última vez que liguei foi em 27 Dezembro de 2020, já se passaram quase 9 meses. Pois bem, subiu TUDO, ou seja, SOH, Ahr e Hx. :o Fica o screenshot:

Imagem

Podem ver como estava antes aqui: viewtopic.php?p=138813#p138813
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 25 set 2021, 18:52

Pois, é por essas que deixei de ligar ao SOH reportado pelo LS, o meu caiu à bruta no inico e agora anda na mesma percentagem à uns 30 000 kms. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”