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Teste sistema V2L Hyundai Ioniq 5/6, Kia EV6, MG ZS/4/5

Enviado: 24 nov 2022, 14:17
por RJSC
Alguém da zona entre Aveiro e Porto com um dos seguintes veículos interessado em fazer um teste de um cabo V2L ou sistema ligado ao quadro de casa com os seguintes veículos?

Hyundai:
Ioniq 5
Ioniq 6

Kia:
EV 6

MG:
ZS
4
5

Caso seja validado, poderemos fabricar adaptadores V2L por uma fração do preço do da marca, com total segurança, já que todas as proteções estão implementadas dentro do veículo.
Também se pode instalar um sistema de comutação automática no quadro de casa em que se pode desligar da rede elétrica e passar todo o consumo para o carro, até ao limite de 3.6kW.

Re: Teste sistema V2L Hyundai Ioniq 5/6, Kia EV6, MG ZS/4/5

Enviado: 25 nov 2022, 17:20
por t3lmo
Já testei com o IONIQ5 em casa sem sucesso, mas provavelmente porque não retirei a ligação à terra (na schuko que usei) e o carro possa validar para só fazer V2L e não V2H (!?).
Com outras cargas V2L isoladas (trotinete, mota e carro elétrico) funcionou bem.

Re: Teste sistema V2L Hyundai Ioniq 5/6, Kia EV6, MG ZS/4/5

Enviado: 26 nov 2022, 00:28
por RJSC
Resultado curioso não funcionar com ligação à terra.
Assim também tendo um aparelho com chassis metálico que esteja no chão também pode não funcionar.
Pelo menos na versão Americana com tomada Tipo 1 e 115V funcionou com o pino de terra ligado na casa:

Re: Teste sistema V2L Hyundai Ioniq 5/6, Kia EV6, MG ZS/4/5

Enviado: 26 nov 2022, 11:13
por t3lmo
Pelo video, houve muitos passos que não dei, obviamente desliguei manualmente a rede externa, mas não desligei todos os disjuntores para minimizar um pico de carga, e principalmente o inversor híbrido.
O teste que queria fazer era dar alimentação via V2L ao inversor para este ficar on-grid e alimentar a casa (com o armazenamento).
Tenho que voltar a testar, mas agora quero fazê-lo com um Marvel R.

Re: Teste sistema V2L Hyundai Ioniq 5/6, Kia EV6, MG ZS/4/5

Enviado: 26 nov 2022, 16:15
por RJSC
Não ligues o V2L com o inversor, se ele tentar injetar corrente na rede e não houverem cargas a consumir a totalidade do que injeta (nem que seja por instantes) pode causar danos uma vez que o carregador do carro não está preparado para mudar a direção do fluxo da energia a qualquer momento.