Cabo Menekes E-Partner

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.
helder1969
Mensagens: 8
Registado: 21 jun 2021, 13:00

Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por helder1969 » 09 set 2022, 10:40

Bom dia,

Tenho uma Peugeot E_Partner (Comercial 3 lugares). Para carregamento em postos públicos estou a pensar adquirir um cabo Menekes (CCS), estou com uma dúvida que queria colocar no fórum a ver se me ajudavam (nem os vendedores de cabos nem a marca conseguem clarificar):

É possível o cabo Menekes servir de conexão entre o carregador que liga aos 230 V monofásico e a carrinha para carregamento? Preciso de um cabo aí com uns 10 metros.

Obrigado, bem hajam.
Helder

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por mafgod » 09 set 2022, 11:33

Ou seja, tens um cabo doméstico para usares em casa e precisas de um cabo para os postos públicos normais, certo?
Ok, arranja-se com facilidade...

E, queres saber se o mesmo cabo dá para usar no cabo que tens em casa?
Não dá, nem faz sentido...

helder1969
Mensagens: 8
Registado: 21 jun 2021, 13:00

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por helder1969 » 09 set 2022, 12:32

Obrigado 👍👍

O cabo Menekes ligado na extremidade do carregador, não é para ligar na tomada dos 230 kV

Com a sequência: Tomadas 230 V ->Carregador doméstico ->Cabo Menekes -> Carrinha

Em termos eléctricos faz sentido agora não sei se há pinos de verificação, protecção, etc, etc

Se não for possível só com uma extensão normal que dê aí para uns 16A mínimo...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por mafgod » 09 set 2022, 12:43

O que queres fazer mesmo? :-)

Não a solução, mas qual é o teu problema que tens de arranjar uma solução?

helder1969
Mensagens: 8
Registado: 21 jun 2021, 13:00

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por helder1969 » 09 set 2022, 17:05

Tenho o carregador que veio com a carrinha, mas não chega do 2º andar lá abaixo onde tenho a carrinha no páteo privado do prédio.

A questão é saber se com o Cabo Mennekes na extremidade do carregador consigo carregar a carrinha lá em baixo, ou se tenho de comprar uma extensão normal para os carregamentos em casa, queria poupar um cabo se funcionasse com o Mennekes, até porque as extensões normais dão para aí 10 A na melhor das hipóteses e com o Mennekes aguentava-se mais um pouco...

Não sei se me fiz entender... esperemos que sim :)

Abraço! Obrigado 👍

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2022, 17:12

Como diria o humorista Diogo Batáguas: não é assim que funciona :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O cabo mennekes (type2, não é CCS) serve para ligar o veículo a um ponto de carregamento que pode ser um posto público ou uma wallbox caseira por exemplo. Não liga directamente a uma tomada doméstica.

Se o que tu tens é um cabo que dê um lado tem uma tomada doméstica e do outro tem uma mennekes, então ele a meio tem um controlador (normalmente chamamos-lhe "sabonete" que é um nome fofo :mrgreen: mas na realidade é um EVSE portátil). Para usares esse cabo em distâncias longas deves usar uma extensão convencional, mas se qualidade: fio de 2,5mm e tomadas de qualidade.

Se o que tu tens é um cabo com 2 mennekes (uma macho e uma fêmea), esse cabo é para os postos públicos e não o podes usar nessa situação. Precisas de comprar um EVSE portátil e ir para a solução da extensão
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

helder1969
Mensagens: 8
Registado: 21 jun 2021, 13:00

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por helder1969 » 10 set 2022, 12:39

Obrigado 👍👍 lá tenho de me convencer a comprar uma extensão de jeito... recomendas alguns sítios que vendam isso na net?

Só por curiosidade o cabo Menekes não funciona no EVSE porque a eléctrónica reconhece o que está nas extremidades (o EV ou o posto de carregamento) ou por outro motivo que não imagino sequer?

Abraço, bem hajas pela ajuda e paciência sou novato nisto ;)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por Nonnus » 10 set 2022, 13:13

Uma imagem vale mais que 1000 palavras. Cabo mennekes type2 / type2

Imagem

Se percebo a dúvida é se ligares este cabo ao teu EVSE a fazer de extensão consegues carregar o carro?

No meu caso tenho uma cabo Type 1 / type 2 e se ligar extremidade type 2 a outra type 2 o carro não reconhece a ligação e não consigo iniciar a carga. Experimentei no ENVE em Setúbal e não deu. Mas no meu caso existe uma alteração de protocolo de type 2 para type 1.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por BrunoAlves » 10 set 2022, 16:07

helder1969 Escreveu:
10 set 2022, 12:39
Só por curiosidade o cabo Menekes não funciona no EVSE porque a eléctrónica reconhece o que está nas extremidades (o EV ou o posto de carregamento) ou por outro motivo que não imagino sequer?
O cabo type2-type2 (aquele cuja imagem o Nonnus colocou) é só cabo e as tomadas type2, mais nada. Tem condutores de secções diferentes e respeita um pinout universal. Num dos extremos liga ao carro, no outro extremo liga a um controlador de carregamento, a que se dá o nome de EVSE (electric vehicle supply equipment, acho que é isto que quer dizer :doh: )
Tanto dá para postos publicos como para wallboxes de ter em casa. Isto porque uma wallbox e um posto público, no essencial, são a mesma coisa: um contactor que isola a fonte de energia do carro (e que a liga e desliga quando adequado) e um controlador electrónico que "fala" com o carro para dizer qual a corrente disponível, se o carro quer carga ou não, etc). Claro que o posto público tem, além disto, equipamento de comunicação, leitura de cartões, contadores de energia e mais um par de botas. Mas o "sumo", o essencial, é igual a qualquer outro EVSE.

Quando tens um EVSE portátil (o "sabonete" que vem com os carros para a tomada doméstica), no fundo tens isto tudo em linha:
- a fonte de energia (a tomada doméstica)
- o EVSE (o conjunto do tal contactor e controlador electrónico)
- o cabo type2 que não tem 2 pontas mas apenas 1, a que liga ao carro. A outra está cablada directamente ao "sabonete"

Por isso é que podes usar uma extensão para o "sabonete" (basicamente estás só a mover a fonte de energia com a extensão), mas não podes usar uma extensão para o cabo type2-type2. Quer dizer, poder podes. Mas prepara as notas que aquele cabo é tudo menos barato :mrgreen:

Faz sentido? ;)
helder1969 Escreveu:
10 set 2022, 12:39
lá tenho de me convencer a comprar uma extensão de jeito... recomendas alguns sítios que vendam isso na net?
Eu diria que o ideal é pedir numa casa de material eléctrico. Nos Leroys da vida e similares deves encontrar coisas mais corriqueiras. Numa loja da especialidade, se não tiverem fazem-te uma. Ou então compras o material e fazes tu, ou pedes a alguém. Não é nada difícil ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

helder1969
Mensagens: 8
Registado: 21 jun 2021, 13:00

Re: Cabo Menekes E-Partner

Mensagem por helder1969 » 12 set 2022, 11:10

Obrigadão pela disponibilidade e simpatia :) :) !! Já fiquei alerta para a coisa. :D De qualquer modo como já trabalhei nas electrónicas estava a tentar compreender porque é que o type 2 não pode estar na ponta do sabonete, mas devem ser protocolos para que a malta não faça asneiras nas ligações e tipos de cabos que depois derretem e causa incêndios.

Abraço :roll:

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”