Pré-instakacao para wallbox ou EVSE 32A

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.
Responder
dajpereira
Mensagens: 2
Registado: 31 mai 2022, 16:54
Data de fabrico: 13 mai 2022
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Pré-instakacao para wallbox ou EVSE 32A

Mensagem por dajpereira » 02 jun 2022, 11:21

Como pré-instalação para a wallbox ou EVSE vou instalar no Quadro Eléctrico principal um DX³-ID - Interruptor diferencial - 2P - 230 V~ - 40 A - 30 mA - Tipo A (REF. 411555), um Disjuntor TX³ 6000-6kA - 1P+N - 230 V~ - 32 A -Curva C - 2 módulos (REF. 403589) e 15m de cabo 3G6 até ao local de tomada ou de montagem de wallbox.

Alguém me pode indicar o esquema de ligação no QE principal ou opinar sobre o material escolhido?

Obrigado

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pré-instakacao para wallbox ou EVSE 32A

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2022, 12:04

Em termos de esquema não há muito a dizer, deves ter no QE um barramento de fase (normalmente é um pente), um barramento de neutro e um barramento de terra.
É ligar a fase e o neutro dos barramentos ao diferencial novo, do diferencial ao térmico e deste para a tomada/wallbox. A terra liga directamente ao barramento.
Em relação ao equipamento, nada a dizer, é isso mesmo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Pré-instakacao para wallbox ou EVSE 32A

Mensagem por zarkov » 05 jan 2023, 04:15

Boas,

Para não estar a abrir um novo tópico e assim dispersar informação, gostaria de aproveitar este tópico para colocar uma questão relativamente à escolha dos materiais adequados a colocar no quadro elétrico para a instalação de uma determinada wallbox.

Considere-se a instalação de uma wallbox de 7,4 Kw (32 amperes) de uma determinada empresa portuguesa em que o equipamento não tem incorporada proteção diferencial, a qual terá de necessariamente ser instalada a montante no quadro elétrico que a alimenta.

A pergunta que gostaria de colocar à consideração é a seguinte:

Qual o tipo de diferencial que deverá ser instalado no quadro para proteger devida e especificamente o circuito da wallbox?

Será adequada, e suficiente, a instalação de um Interruptor diferencial que seja do tipo A ? Ou forçosamente teremos de instalar um diferencial do tipo B? (o tipo B é obviamente melhor que o A mas também bastante mais caro)

Uma vez que, no caso em apreço, estaremos perante carregamentos realizados a 32A, em regime monofásico, trata-se portanto de carregamentos em MODO 3 e por isso segundo a tabela que existe em:

EV_charging_-_electrical_installation_design

Mais concretamente logo abaixo da legenda com o texto Fig. EV24 está definido que, para casos em que a wallbox não incorpora nativamente proteção diferencial residual (corrente alternada e corrente contínua), é requerida a existência, a montante da wallbox, de uma das três seguintes soluções:

Solução 1 -> RCD 30mA type B

Solução 2 -> RCD 30mA type A + 6mA RDC-DD

Solução 3 -> RCD 30mA type F + 6mA RDC-DD

Nas pesquisas que fiz nos fabricantes mais conhecidos de disjuntores, os diferenciais de tipo A e F não mencionam nas respetivas fichas técnicas a existência da proteção adicional dos 6mA RDC-DD. Se alguém conseguir especificar um determinado modelo de disjuntor, de tipo A , de um fabricante de reconhecida qualidade, para o meu caso em especial, agradecia o envio de PM com essa informação, para assim evitar publicidades desnecessárias.

Se soubesse o que sei hoje teria adquirido uma wallbox que já incorporasse nativamente a proteção dos 6mA RDC-DD, pois se agora tiver que adquirir um diferencial tipo B (algo que obviamente farei se for o mais indicado) a solução que adquiri deixará de compensar, financeiramente, face às soluções "chave na mão" do mercado.

Por último, e caso seja importante para a decisão a tomar, informo que no meu caso a wallbox ficará instalada no interior de um anexo, completamente protegida, e a partir daí apenas passarei o cabo TIPO 2 pela janela do anexo de modo a chegar ao exterior onde o carro está estacionado, portanto só a ponta do lado do carro fica exposta aos elementos (chuva, vento, neblina) enquanto o carro está a ser carregado.

Opiniões precisam-se sff!

Obrigado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pré-instakacao para wallbox ou EVSE 32A

Mensagem por BrunoAlves » 05 jan 2023, 10:33

Tanto quanto me recordo (já não sei onde li isso...) em PT a protecção diferencial DC apenas é obrigatória nos carregamentos trifásicos.
Diria que 99,9% dos carregamentos em casa (em tomada ou wallbox dedicada) não têm essa protecção DC.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Pré-instakacao para wallbox ou EVSE 32A

Mensagem por zarkov » 05 jan 2023, 10:42

Obrigado pela resposta!

Mas mesmo considerando que legalmente não é exigível a instalação de diferencial com monitorização DC, que tipo de diferencial você colocaria se estivesse na minha situação? Apenas um "normal" do tipo AC?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pré-instakacao para wallbox ou EVSE 32A

Mensagem por BrunoAlves » 05 jan 2023, 11:07

Sim, sem dúvida. É o que tenho e vejo em todo o lado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Pré-instakacao para wallbox ou EVSE 32A

Mensagem por zarkov » 06 jan 2023, 14:28

Obrigado @BrunoAlves pela resposta!

Relativamente a este assunto gostaria de partilhar convosco, que finalmente já consegui obter resposta por parte do fornecedor, e o que eles recomendam, e utilizam sempre (nas instalações que fazem de wallbox iguais à minha) são diferencias do tipo A pois o modelo que tenho não incorpora nativamente protecção diferencial (nem de corrente AC nem de corrente DC).

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”