Wallbox

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.
Responder
Coelhone77
Mensagens: 8
Registado: 24 jan 2022, 20:19
Data de fabrico: 07 fev 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Wallbox

Mensagem por Coelhone77 » 29 jan 2022, 14:50

Boas que solução recomendam para melhorar o tempo de carregamento em casa? Uma wallbox? Se sim qual? Instalando uma wallbox o custo unitário de um carregamento aumenta? Vale a pena a instalação? Obrigado

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Wallbox

Mensagem por rnlcarlov » 29 jan 2022, 16:31

Eu prefiro recomendar carregadores portáteis, referidos como EVSE ao invés de uma wallbox. Isto porque conseguem fazer tudo o que uma wallbox faz com a vantagem de serem portáteis. Podemos ter algum suporte na garagem para tê-lo lá a maioria do tempo, mas dá para levar para férias, por exemplo.
O que costumamos recomendar aqui no fórum a nível de relação qualidade/preço é este: viewtopic.php?t=7197
O construtor estava com um problema de obter peças devido à crise dos chips, não sei se entretanto já terá resolvido. Mas existem outros no mercado, e tendo em conta que a nível de preço não são mais caros que as wallbox, antes pelo contrário, são as soluções que me parecem melhores.

Quanto às outras questões, o custo unitário da energia é idêntico, quanto a precisar ou não depende muito das suas necessidades. Se não faz muitos kms por dia uma tomada schuko de boa qualidade faz o serviço.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Wallbox

Mensagem por mafgod » 29 jan 2022, 16:58

Coelhone77, se pretenderes um carregador portátil até 16A ou 32A, fala comigo por mensagem privada.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Wallbox

Mensagem por pemifer » 31 jan 2022, 11:24

Qual é a necessidade de melhorar os tempos de carregamento?
Faz muitos quilómetros por dia?
Se carregar todos os dias, não consegue carregar mais do que o que gastou?
A melhor procedimento de carga, que até ajuda a prolongar a saude da bateria, é carregar todos os dias.
Eu tenho o meu carregamento a parar em 70%, carrego todos os dias, quando preciso de carregar até 100%, para uma viagem, a bateria nunca está tão vazia que não dê para carregar numa noite.
Em termos de "carregador", do carro aconselho a comprar um "carregador" portátil e configurável que permita carregar de 6A a 32A.
Em casa pode utilizar uma tomada shucko normal até 14A.
Para carregar a 16A troque a tomada shucko por uma CEE 16A.
Para carregar a mais de 16A tem de ter um circuito próprio preparado para 32A, com disjuntor de 32A no quadro elétrico, cabos de 6mm e tomada CEE 32A.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Wallbox

Mensagem por rimsilva » 31 jan 2022, 11:36

Sou da opinião que o melhor a fazer em casa é não aterar nada para carregar um VE desde que as condições de segurança estejam asseguradas e o carregamento em bi-horário seja suficiente para o dia-a-dia.

Agora se o EVSE já não serve as necessidade, aí é que já faz sentido pensar numa solução diferente. Essa solução pode variar de utilizador para utilizador.

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”