Disposição dos carregadores em Portugal

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.
Responder
dsilvapt
Mensagens: 7
Registado: 19 set 2021, 19:39
Data de fabrico: 01 jan 2021
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Disposição dos carregadores em Portugal

Mensagem por dsilvapt » 20 set 2021, 10:57

Pelo que vejo no youtube e outros fórum por esse mundo fora, fico com a impressão que os nossos postos de carregamentos são arcaicos.

O cabo é curto e os lugares estão desenhados para entrar com a parte da frente dos carros. No caso dos que carregam atrás tem de se fazer manobras perigosas e por vezes ilegais para poder estacionar de modo que o cabo chegue ao veiculo.

Será assim tão difícil fazer os lugares bem pensados. Tenho visto alguns nos Estados Unidos onde não só têm mais que um carregador, como estão bem pensados com espaço e que permitem carregar confortavelmente tanto os que tem entrada atrás como os que tem entrada à frente.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Disposição dos carregadores em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 21 set 2021, 14:54

Em todos os países existem postos bem e mal colocados. Em Portugal não é excepção. Tanto existem postos com orientações do arco da velha como outros onde se carrega bem.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Disposição dos carregadores em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 21 set 2021, 15:29

rnlcarlov Escreveu:
21 set 2021, 14:54
Tanto existem postos com orientações do arco da velha
Guimarães!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Há alguma razão no post original. Os mesmos PCR Efacec que temos cá existem noutros países e regra geral têm cabos maiores. Naturalmente será uma opção dos clientes optarem pelo cabo mais curto e mais barato.

Em relação aos "lugares bem pensados", eu na minha má língua diria que tem a ver com o facto de serem instalados (não a mão de obra, mas a decisão claro) por pessoas que não andam de VE e não percebem nada de VE.
Novamente reportando-nos ao caso de Guimarães é por demais óbvio que quem definiu a rotação do posto fê-lo com o objectivo de deixar a consola virada para a parte mais visível do passeio, uma preocupação objectivamente estética e não funcional uma vez que os cabos (curtos, como habitual) ficam virados para o passeio e não para o estacionamento.
Muitos postos instalados ao centro ou até chegados à parte de trás do passeio, deixando um vazio entre o posto e o carro que os cabos têm dificuldade em cobrir.
Postos instalados (bem) na borda do passeio, mas mais uma vez com uma preocupação com a posição da consola e não com a saída dos cabos, ficando estes "para o lado".

Os postos mais recentes tendem a estar melhor instalados, sem dúvida. Os cabos é que teimam em não crescer :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Disposição dos carregadores em Portugal

Mensagem por Apr » 21 set 2021, 19:05

Tambem ter carros que tem as fichas a frente e outros atrás num dos lados ( ou nos dois! ) não ajuda.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Disposição dos carregadores em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 set 2021, 22:38

Apr Escreveu:
21 set 2021, 19:05
Tambem ter carros que tem as fichas a frente e outros atrás num dos lados ( ou nos dois! ) não ajuda.
Acho que por esta altura os fabricantes já deviam ter criado uma norma. Era benéfico para todos. :idea:

Mas quando ainda há quem insista no Chademo (Toyota) quando está mais que visto que o CCS vai vingar na Europa.🤔
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

dsilvapt
Mensagens: 7
Registado: 19 set 2021, 19:39
Data de fabrico: 01 jan 2021
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Disposição dos carregadores em Portugal

Mensagem por dsilvapt » 22 set 2021, 12:10

Apr Escreveu:
21 set 2021, 19:05
Tambem ter carros que tem as fichas a frente e outros atrás num dos lados ( ou nos dois! ) não ajuda.
De facto não ajuda mas nas bombas de combustível as diferenças não caem em cima do utilizador como acontece nos V.E.
Nas bombas pode-se escolher encher nos depósitos à esquerda ou à direita.
No carregadores deviam pensar que a ficha pode estar à frente ou atrás.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Disposição dos carregadores em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 23 set 2021, 19:15

Até porque se todas as saídas de cabos estivessem viradas para a frente e os cabos tivessem mais 1m, virtualmente qualquer carro carregava sem problemas de maior...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”