Principio do fim do Chademo?

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.
Responder
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Principio do fim do Chademo?

Mensagem por RJSC » 02 jul 2020, 13:45

connectors.png
Tentei encontrar a ficha Chademo mais barata que consegui e no entanto cruzei-me com a ficha CCS mais barata que custa :shock: 10 vezes menos.

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Principio do fim do Chademo?

Mensagem por LAbreu » 02 jul 2020, 14:00

Acho que é mais "o meio do fim do CHADEMO".

Apesar de ter um carro com CHADEMO, acho (isto porque não sou nenhum engenheiro electrico) que o CCS é o Futuro. Vamos ver:
1- O CCS é o standard europeu (já legalmente definido)
2- É um padrão aberto e usado por quase todos os fabricantes (a honrosa excepção é a Nissan, que tinha ate há 1 ano o VE mais vendido...). Agora a maioria dos carros é CCS
3- Faz o mesmo: carregar o VE por DC. O que limita o carregamento é o carregador e o carro, não o conector.
4- Ambos os standards são igualmente seguros (há de vir para ai algum engenheiro a dizer que o CHADEMO tem mais não sei quantos protocolos de segurança, mas a verdade é: são os dois 99,999% seguros!)
5- O CCS é mais simples: basta encaixar.

Ser mais caro, é só mais uma desvantagem do CHADEMO. Se o V2G e V2H fossem possiveis já, havia esperança para a CHADEMO. Assim, apenas aguardo o adaptador CCS->CHADEMO e pronto (ou o retrofit ao LEAF para receber CCS).

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Principio do fim do Chademo?

Mensagem por Nonnus » 02 jul 2020, 14:43

O assunto foi largamente debatido aqui: viewtopic.php?f=9&t=4231&hilit=chademo& ... 40#p132872

mjr podias pegar nos posts do outro tópico e pôr aqui, assim já ficava tudo no sitio certo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Principio do fim do Chademo?

Mensagem por mjr » 02 jul 2020, 18:45

Estive a analisar e a discussão no outro tópico era sobre o Chademo 3.0, e este é mais sobre o fim eventual do Chademo. Para já vou deixar como está.

A questão do custo é importante, mas enquanto houver fabricantes (quer dizer, a Nissan) a produzir veículos com Chademo, dificilmente os postos vão deixar de o ter.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”