Que combinação de EVSE é a ideal

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.

Que combinação de EVSE é a ideal

Portátil
4
12%
Fixo
2
6%
Portátil e Fixo
16
47%
Dois portáteis
12
35%
 
Total de votos: 34

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por noway » 18 set 2018, 11:30

VETL Escreveu:
18 set 2018, 06:37
Sendo que qualquer portátil pode ficar fixo, não percebo a insistência num fixo de raiz que não dá para absolutamente mais nada em caso de eventual necessidade.
Mas isso sou eu...
Por simples comodidade! É mesmo só isso, com ligação fixa ao quadro eléctrico, sem qualquer perigo na respectiva utilização (até crianças o podem usar sem grande perigo, ao passo que os portáteis, com os respectivos adaptadores e acessórios... é melhor não arriscar)!

Eu também não ando com o carregador do telemóvel comigo. Simplesmente está em casa, "fixo" numa tomada e utilizo-o quando chego a casa. Com VEs o princípio é o mesmo na minha forma de ver as coisas...

Atenção... estamos aqui a para discutir ideias e dar as respectivas opiniões e não quero de forma nenhuma entrar em confronto com ninguém. Como disse na outra votação/tópico eu compreendo a vossa opinião e no início desta "cruzada" o cenário não era o mesmo que vemos agora. Quando os PCRs e PCNs entrarem em fase comercial, penso que tudo estará mais controlado, com melhor manutenção, com mais postos disponíveis. Uma vez que tudo indica que os carregamentos fora de casa serão mais caros do que carregar em casa... esta torna-se a principal forma de carregar os veículos e a "gambiarra" deixa de fazer sentido. Sim... antes que perguntes.... vou continuar a andar com o "sabonete" original no carro... just in case... ;)
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por pemifer » 18 set 2018, 11:37

noway Escreveu:
18 set 2018, 11:30
VETL Escreveu:
18 set 2018, 06:37
Sendo que qualquer portátil pode ficar fixo, não percebo a insistência num fixo de raiz que não dá para absolutamente mais nada em caso de eventual necessidade.
Mas isso sou eu...
Por simples comodidade! É mesmo só isso, com ligação fixa ao quadro eléctrico, sem qualquer perigo na respectiva utilização (até crianças o podem usar sem grande perigo, ao passo que os portáteis, com os respectivos adaptadores e acessórios... é melhor não arriscar)!

Eu também não ando com o carregador do telemóvel comigo. Simplesmente está em casa, "fixo" numa tomada e utilizo-o quando chego a casa. Com VEs o princípio é o mesmo na minha forma de ver as coisas...

Atenção... estamos aqui a para discutir ideias e dar as respectivas opiniões e não quero de forma nenhuma entrar em confronto com ninguém. Como disse na outra votação/tópico eu compreendo a vossa opinião e no início desta "cruzada" o cenário não era o mesmo que vemos agora. Quando os PCRs e PCNs entrarem em fase comercial, penso que tudo estará mais controlado, com melhor manutenção, com mais postos disponíveis. Uma vez que tudo indica que os carregamentos fora de casa serão mais caros do que carregar em casa... esta torna-se a principal forma de carregar os veículos e a "gambiarra" deixa de fazer sentido. Sim... antes que perguntes.... vou continuar a andar com o "sabonete" original no carro... just in case... ;)
Não ía dizer mais nada, mas como falaste em confronto, resolvi carregar a metralhadora...
:violence-minigun: :violence-uzi: :violence-rapidfire:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Como disse o VETL um portátil pode fazer de fixo, um fixo apenas faz de fixo ;)
Discordo em absoluto desta ideia de perigosidade, mas, se calhar, sou eu que sou relaxado demais... ;)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por jfr2006 » 18 set 2018, 13:43

RJSC Escreveu:
17 set 2018, 22:11

Eu arranjei uma ficha com 4 pinos que não é utilizada em instalações elétricas (Weipu SP21).
Além de não haver hipótese de confusões é bem mais compacta que uma ficha CEE.

Desculpem um bocado o off-topic, mas na tua opinião pessoal, achas que estas fichas se adequam bem para aguentar os 30A que dizem nas especificações?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por RJSC » 18 set 2018, 14:59

jfr2006 Escreveu:
18 set 2018, 13:43
RJSC Escreveu:
17 set 2018, 22:11

Eu arranjei uma ficha com 4 pinos que não é utilizada em instalações elétricas (Weipu SP21).
Além de não haver hipótese de confusões é bem mais compacta que uma ficha CEE.

Desculpem um bocado o off-topic, mas na tua opinião pessoal, achas que estas fichas se adequam bem para aguentar os 30A que dizem nas especificações?
Eu estou a utiliza-las no kit das fotos com uma ficha J1772 de 16A e nunca utilizei acima de 20A porque a ficha J1772 não aguenta.

Recentemente o fabricante lançou uma versão ligeiramente maior, a SP29 mas ainda não entrou nos circuitos comerciais.
Consegui 2 conjuntos por e-mail da Polónia com muita dificuldade. Estou a montar um kit para 32A com uma SP29 de 7 Pinos de 25A cada um, com 2 em paralelo para a fase, 2 para o Neutro, 2 para o Terra. Mas na verdade com o meu Leaf MK2 só vou conseguir chegar a testar até 29A.
Os 2 pinos em paralelo têm especificação de 50A, portanto não devem aquecer com 32A.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por caz » 06 out 2018, 17:11

Gostaria que me explicassem qual a razão para compra do Open EVSE, pois não entendo a vantagem.

Para a maioria das pessoas o carregador que vem com o carro (Schuko - Type 2 10A 2,5Kwh) é suficiente. Uma wallbox tem a vantagem de trancar o cabo durante o carregamento e só ser usada pelo próprio dono.

Se quisermos ter velocidades de carregamento mais rápido, a maioria das pessoas tem de aumentar a infra-estrutura elétrica.

Quando necessitamos de usar carregamentos fora da casa e da rede de carregadores públicos, como a maior parte das infra-estruturas não estão preparadas para potências elevadas, não percebo qual o racional de comprar um Open EVSE, para nestas situações pontuais termos uma velocidade potencialmente um pouco mais elevada.

Alguém com experiência explica as vantagens, pois pode ser útil para a comunidade.

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por PMESS79 » 06 out 2018, 18:28

No meu caso, carrego uns 25kW por noite, com o carregador que vem com o carro não dá, aproveitando as horas de vazio tenho 6 horas para carregar, precisaria de 10 horas, portanto um EVSE portátil. Alem disso para "emergências" que já aconteceram carregar a 30A ajuda...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por Apr » 06 out 2018, 18:34

caz Escreveu: Para a maioria das pessoas o carregador que vem com o carro (Schuko - Type 2 10A 2,5Kwh) é suficiente. Uma wallbox tem a vantagem de trancar o cabo durante o carregamento e só ser usada pelo próprio dono.
Isso não me parece correto, não sei que "maioria das pessoas" é essa, eu na minha experiencia pessoal desesperei quando tinha apenas o carregador de 10A da Nissan, os desabafos estão no meu db. O OpenEVSE também pode trancar a ficha do lado do posto, basta querer essa opção mas também não sei porque isso é uma vantagem exclusiva das wallboxes que não são OpenEVSE...?
caz Escreveu: Se quisermos ter velocidades de carregamento mais rápido, a maioria das pessoas tem de aumentar a infra-estrutura elétrica.
Isso não é verdade.... de todo! As instalações mais normais são entre 25-30A contratados, uma tomada de 16A é possivel com poucas alterações, é so mudar a ficha schuko por uma CEE16A. Ter um EVSE que permita usar um pouco mais de potencia que o EVSE original permite é uma mais valia importante, isto já foi debatido muitas vezes aqui!

caz Escreveu: Quando necessitamos de usar carregamentos fora da casa e da rede de carregadores públicos, como a maior parte das infra-estruturas não estão preparadas para potências elevadas, não percebo qual o racional de comprar um Open EVSE, para nestas situações pontuais termos uma velocidade potencialmente um pouco mais elevada.
Ummm... qual rede estás a falar? Há uma da mobi.e mas neste momento não conta!


Resumindo... creio que há aqui alguma confusão de conceitos, o OpenEVSE não é um produto normal, é um EVSE opensource que pode ser montado por qualquer 1 que seja capaz. A vantagem atual é que é MUITISISMO mais barato que as alternativas, então se comparares com wallboxes a diferença é abismal.Há outra vantagem, basta aparecer um caramelo que queira desenvolver um EVSE com funcionalidades mais avançadas e o OpenEVSE é o unico EVSE que permite que se evolua por cima dele.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por caz » 06 out 2018, 19:06

Agradeço a tua resposta. Não estou a dizer mal dos OPEN EVSE, só queria perceber a vantagem, pois até gosto do conceito.

Quando referes que:

"O OpenEVSE também pode trancar a ficha do lado do posto, basta querer essa opção mas também não sei porque isso é uma vantagem exclusiva das wallboxes que não são OpenEVSE...?"

Não percebo como. Podes explicar? É que os Kits que vejo parecem-me que têm a "montante" uma ficha e a "jusante" um cabo com Type 2. Para "trancar" tornavas o OpenEVSE num carregador fixo retirando a ficha a montante e ligando directamente à rede da casa ?

Relativamente ao preço, onde posso encontrar preços baratos ?

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por noway » 06 out 2018, 19:48

Se tens uma garagem privada, não é necessário teres socket mennekes na wallbox. Podes ter o cabo directo na wallbox, pois fica mais barato. Se for para colocar uma wallbox na garagem para uso do condomínio, aí já vale a pena ter o socket e cada um carrega com o seu cabo, tranca o cabo para evitar roubos, etc.

Vantagem de uma wallbox que carrega a 16 ou mais amperes face ao sabonete de 10? Consegues carregar a quase totalidade da bateria numa única noite aproveitando a tarifa em vazio muito mais barata. Isto é mais necessário quanto maior for a capacidade da bateria do teu carro.

OpenEVSE em vez de uma outra wallbox? Se tiveres conhecimentos e jeito para seres tu a montar o kit, ficas a perceber como tudo funciona. Estou a montar um com um contactor monofásico de 40A, suficiente para o meu Leaf de 40kWh. Mais tarde arranjo outro carro que carrega a 22kW e tem uma bateria de 100kWh... simples... troco para um contactor trifásico de 40A (aqui tenho de alterar também a instalação eléctrica), muitíssimo mais barato que comprar uma wallbox nova. Além disso tudo, a versão wifi do OpenEVSE está com as funcionalidades todas que as melhores wallboxes tem e possui o código aberto... tu próprio podes alterar o código para fazer o que bem entenderes. E eu tenho umas ideias para a minha...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por caz » 06 out 2018, 20:33

Eu percebo essa vantagem, mas a parte de trancar é essencial para mim que vivo num prédio com garagem com estacionamentos abertos. Por isso é que estou a perguntar como é que o open evse tem essa funcionalidade, pois não vejo isso no site

Obrigado pela ajuda

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”