Compra do 1º elétrico

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Ftomas
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Compra do 1º elétrico

Mensagem por Ftomas » 05 ago 2021, 23:28

Boa noite

sou novo nestas andanças dos elétricos e ando a pensar arranjar um para fazer a viagem casa trabalho que são cerca de 35km x2

a minha ideia inicial era o smart forfour, depois comecei a ver leafs e quiça zoes.... esteticamente o que prefiro é o smart, mas o leaf é mais carro...

O orçamento que tenho é de cerca de 13000, e por esse valor penso dar para um smart de 2018 ou um leaf de 30kwh de 16 ou 17.

que acham? quais as vantagens do leaf?
falaram-me que as baterias do leaf nao são refrigeradas... isso é problema?


Numa pergunta a um anuncio de um leaf 30 de 16 com 35000 km mandaram-me este ps do leafspy, mas não consigo entender totalmente até porque falta o SOH... alguém ajuda a interpretar isto SFF
Anexos
leaf1.jpg

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pemifer
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por pemifer » 06 ago 2021, 10:18

ES????
Eh pá esse LeafSpy é muito estranho!
De qualquer maneira tem o Hx muito baixo, haverá aqui pessoal que te explicará melhor o que é o Hx, mas deveria estar mais ou menos ao nivel do SOH.
Com esta imagem já ficas com uma ideia de como interpretar o LeafSpy.
Imagem

Atualização: Já percebi, mandaram-te um LeafSpy em francês.
As coisas estão no mesmo sitio mas têm nomes diferentes.

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BrunoAlves
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por BrunoAlves » 06 ago 2021, 10:52

Esse carro pode estar muito bom ou muito mau. O SOH é manifestamente baixo, mas ainda não o suficiente para accionar a garantia (ainda não perdeu as 4 barras), ainda que esteja perfeitamente a tempo de o fazer até aos 8 anos.
Tem muito poucos km, muito poucas cargas rápidas, mas uma degradação muito acentuada. Deve ser o BMS a subestimar largamente a capacidade.

Não havendo nada de errado com o carro, provavelmente será um daqueles casos que com a nova actualização ganhará muita capacidade reportada. Só um teste da tomada pode mesmo esclarecer a capacidade real.

Eu acho que é um bom negócio. Ou está claramente a subestimar a capacidade real, ou não está e de certeza que vai ser substituída em garantia. Pelo preço (podes tentar jogar com a falta de 3 barras para negociar qualquer coisa) vale a pena, assumindo que o resto do carro está OK.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Nonnus
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por Nonnus » 06 ago 2021, 12:20

Acho que o mais importante neste caso é perceber se o carro tem a última actualização. Se tiver, tem de ser uma compra a pensar que pode ser um bom negócio se perder mais 2% (o que é muito provável) de SOH nos próximos 3 anos. Assim sendo activa-se a garantia para substituição da bateria.

Se não tiver a actualização e olhando para o meu caso que antes da actualização reportava essa degradação, quando levar a actualização vai ficar nos ~80% de SOH. Agora para conseguir um bom negócio, o carro neste momento deve apresentar menos 3 barras, é fazer pressão para baixarem o preço e não dar entender que existe uma actualização que faz com que as barras voltem aparecer. Se o vendedor for desperto para isto, vai ele mandar fazer actualização (que é gratuita) e depois o preço sobe.
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Ftomas
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por Ftomas » 06 ago 2021, 12:42

Bom dia
Obrigado pelas vossas explicações 🙂
Surgem me algumas questões sobre os leaf... E possível / fácil alterar os km do carro? E sendo possível na Nissan e possível verificar isso?

Penso que este carro será importado, março 2017
13700, acima do que queria dar..
https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... P6ev8.html

E relativamente a leaf vs smart forfour?

Também vi este https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... P1k0W.html

Nesta altura ainda ando a ver coisas na NET.... Nem nunca conduzi um!!!

Ftomas
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por Ftomas » 06 ago 2021, 14:21

Os carros importados a garantia da bateria é acionada sem problemas em Portugal?

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zeuz
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por zeuz » 06 ago 2021, 15:05

Ftomas Escreveu:
06 ago 2021, 14:21
Os carros importados a garantia da bateria é acionada sem problemas em Portugal?
SIM! A garantia do fabricante é válida em todo o espaço europeu!

A garantia só não é válida se estivermos a falar de carros importados de mercados exteriores (p.e. EUA).
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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zeuz
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por zeuz » 06 ago 2021, 15:15

Ftomas Escreveu:
06 ago 2021, 12:42
Surgem me algumas questões sobre os leaf... E possível / fácil alterar os km do carro? E sendo possível na Nissan e possível verificar isso?
Se há acesso à electrónica é possível... pode é ser difícil ou requerer equipamento muito específico (leia-se, caro!).

Não tenho lido casos de quilómetros adulterados em Nissan LEAF... já casos de reset aos contadores, incluindo a capacidade reportada, há vários...

P.S.:
Na faculdade, um dos professores, especialista em segurança informática, disse numa aula: "O único computador seguro é um computador desligado! E mesmo assim..."
Ftomas Escreveu:
06 ago 2021, 12:42
Penso que este carro será importado, março 2017
13700, acima do que queria dar..
https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... P6ev8.html
https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... P4egz.html
https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... P6Vqp.html
https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... OStcP.html

Já viste aqui no fórum se alguém está a vender?
Ftomas Escreveu:
06 ago 2021, 12:42
E relativamente a leaf vs smart forfour?
O smart forfour é o mesmo carro que o Renault Twingo, mas com uma bateria mais pequena.

Salvo erro, a mecânica e a bateria são idênticas às usadas no Renault ZOE.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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BrunoAlves
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por BrunoAlves » 06 ago 2021, 15:16

Ftomas Escreveu:
06 ago 2021, 12:42
E possível / fácil alterar os km do carro?
Não. Não é fácil nem sei se possível (quer dizer possível deve ser sempre). É altamente ilegal e até nos fumarolas importados, usados como novos :mrgreen: isso se vê cada vez menos

É no entanto fácil/possível uma "martelada" no BMS que repõe a capacidade estimada da bateria no estado de novo. O que acontece nesse caso (o pemifer sabe bem, está no DB do Leaf dele) é que assim que a martelada é feita o BMS volta ao estimar normal da capacidade e assiste-se a uma queda abrupta de autonomia e barras.

Em relação a esse carro, o nº de kms é anormalmente baixo, mas como disse não é nada provável que tenha sido martelado. Mas já lhe faltam 3 barras de SOH, vê-se numa das fotos. Excelente candidato à actualização recente ou a uma troca de bateria em garantia.
Se fores de perto, o LeafSpy e um OBD são essenciais para uma visita. O preço não é nada mau para os kms, eventualmente negociado pela queda das 3 barras.

Entre o Leaf e o Smart, nem há questão. O Leaf é 2 segmentos acima. Claro que se para ti o ideal é um pequeno citadino, então o Smart ganha
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ftomas
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Re: Compra do 1º elétrico

Mensagem por Ftomas » 06 ago 2021, 15:28

Boa tarde
Não necessito de pequeno citadino... Tenho estacionamento no trabalho e garagem em casa. A estrada e maioritariamente nacional e livre de trânsito.

Penso que poderei fazer chegar aos 12500... Ele tem as tais 9 barras.
Mais difícil será saber se foi batido, haverá forma de saber? Sendo ele importado?

A mim faz me impressão ter apenas 35000 e quase 4 anos...

Ele tem garantia do stand provavelmente de 1 ano dada na Nissan.. ou seja QQ problema ir a nissan

Estou tentado... O pior é ser de Viana e eu de Coimbra... Para lá ir só mesmo com uma razoável certeza de o trazer...
E estou no Alentejo em férias!!!

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