Página 4 de 6

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 06 mai 2019, 09:32
por Nonnus
frankesousa Escreveu:
06 mai 2019, 09:07
Penso estar provado que as baterias não gostam (degradam) de estar a 100% muito tempo seguido.
E quanto é "muito tempo seguido"? 1 Hora, 8 horas, 24h?

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 06 mai 2019, 12:26
por frankesousa
Nonnus Escreveu:
06 mai 2019, 09:32
frankesousa Escreveu:
06 mai 2019, 09:07
Penso estar provado que as baterias não gostam (degradam) de estar a 100% muito tempo seguido.
E quanto é "muito tempo seguido"? 1 Hora, 8 horas, 24h?
Bem, isso não tenho capacidade para responder assim facilmente :oops:

Em boa verdade, calculo que seja uma coisa mais ou menos linear, ou seja, quanto menos tempo a 100% de SOC sem uso melhor.

Assim sendo, se todos os dias tiver 5 ou 6 horas a 100%, em vez de estar só 1h, seja qual for a percentagem de degradação por hora, esta vai ser multiplicada por 5 ou 6 vezes! (talvez não seja tão linear, mas OK).

Aqui a única questão é a "excelente" ideia da Nissan retirar a possibilidade de mandar o carro só carregar a 80% (ou até uma percentagem escolhida pelo utilizador) como alguns (talvez todos os outros) VEs permitem fazer!

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 06 mai 2019, 14:16
por mjr
1h por dia a 100% dá 2 semanas a 100% ao fim de um ano. Eu não arriscava mais do que isso por ano.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 06 mai 2019, 14:33
por Nonnus
frankesousa Escreveu:
06 mai 2019, 12:26

Bem, isso não tenho capacidade para responder assim facilmente :oops:
A minha pergunta não foi inocente 8-)

Serviu para abrir-mos uma caixa de pandora.

Neste ano meio de recolha de informação acerca de VE´s tenho ficado com ideia que os carregamentos a 100% e o manter o carro a 100% por "longos períodos" será dos factores que menos contribuem para a degradação da bateria. Na realidade poucos serão os VE´s que realmente carregam os 100% reais, alias penso que actualmente não haverá nenhum. Por exemplo, eu nos vários testes de tomada que já fiz ao meu Leaf de 30kWh nunca consegui meter mais de 28kWh. Das duas, uma, ou o Leaf de 30 tem apenas tem 28, ou a Nissan deixou um reserva de 2 kWh para na realidade a bateria nunca atingir os 100%, da mesma maneira que os 0% na realidade não o são.

Recentemente ficamos a saber por exemplo que o e-Tron tem uma bateria de 95kWh, mas na realidade só usa 84kWh. Ora isto não é feito por acaso (alias nesta industria nada é feito por acaso), quando o carro mostrar os 100% de carga, na realidade, se as contas não me falham só tem 88%, ainda existe muito espaço livre na células, logo estar carregado a 100% por longos períodos de tempo na realidade não o é.

Vamos pegar no teu carro, no meu, e no do LuisG, todos Leaf de 30kWh.

Deduzo que evites os carregamentos a 100% e que tenhas esse cuidado de não deixar o teu carro a 100% por "longos períodos de tempo". O teu carro neste momento tem cerca de ~65000km e é de 2016 com um SOH de 89%

O carro do Luis G faz todos os dias carregamentos a 100%, fez ~90000km em 23 meses é de 2017 e esta com um SOH de 91%

O meu faz todos os dias carregamentos a 100%, fez ~75000km em 20 meses é de 2017 e a ultima vez que vi estava com um SOH de 92%

Repara que o teu carro tem menos km, logo menos ciclos de carga e no entanto tem mais degradação (embora uma coisa mínima) que os nossos e os nossos não podem gozar desse cuidado de evitar os 100%.

Eu na minha maneira de ver existem factores com maior influencia na degradação da bateria. É as temperaturas altas e o nº ciclos de carga, versus tempo de utilização (anos).

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 06 mai 2019, 16:44
por labutess
A respeito de deixar a bateria a 100% e não andar, quantos meses preciso para acionar a garantia e ter uma bateria nova?Vamos supor que um condutor nao se interessa pela degradação e comprou um elétrico e trata como um Ci. Atesta todas as semanas a 100% e anda uns 50km por semana,ao fim de 1 ano a degradação estará superior ao normal em que percentagem?

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 06 mai 2019, 17:16
por mjr
Os fabricantes terão os seus modelos para isso, mas eu não conheço nenhum modelo público das células que estão em produção. É mais uma questão de boas práticas do que saber quantificar exatamente o efeito.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 06 mai 2019, 23:37
por frankesousa
Em boa verdade eu não tomo muita atenção á degradação e carrego todos os dias a 100% já que faço quase 100km por dia e não dá para 2 dias uma carga.

A idade será quem mais ordena na degradação, seguido da temperatura.

Os ciclos são relativos já que 1 ciclo é 0-100%, por isso 2 cargas de 50% só fazem 1 ciclo.

O meu leaf recebi com 2 anos e 30mil km com 92% de SOH, mas parece-me que se tivesse 2 anos e 60mil km ia ter +- os mesmos 92%.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 10 mai 2019, 23:30
por pemifer
Há um dado bem mais fidedigno que a percentagem, que é a voltagem das células.
Não sou grande especialista, por isso não sei os valores.
Mas há quem seja e que tem o Leaf com a bateria mais bem estimada que se conhece.

Imagem

viewtopic.php?f=56&t=4613&start=430#p117755

Será coincidência o jpgoncalves2 ter uma bateria em tão bom estado?
Para muitos isto é sorte... há muita gente que diz: a sorte dá muito trabalho.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 25 out 2019, 22:04
por papacurvas
A minha busca por um 30kw continua pois os euros não abundam e tentar encontrar um equilíbrio entre euros»ano do carro/ kms( garantia)»SOH» e numero de QC não está nada fácil…..
Este foi o ultimo que fui ver
[url=https://ibb.co/hdzbvWj]Imagem[/url

Quando vi as QC assustei me logo, eram mais de duas por dia.
Sei que existem muitas variáveis, mas qual a média que consideram aceitável para quem carregue regularmente em casa ?

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 26 out 2019, 01:19
por FullElectric
Com esse número de QC, é muito provável que esse carro tenha sido Uber. Tratamento intensivo