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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 20 dez 2018, 10:57
por Nonnus
pemifer Escreveu:
19 dez 2018, 19:13
Mas, provavelmente, em casa não poderá aproveitar o carregamento a 6kw. Só em alguns PCNs.
Acaba por ser um extra de utilidade muito especifica.
Não concordo com esta ideia. Eu tenho 6.9kva contratados e consigo carregar a 6.6kW o que faz com que o carro carregue em 5 horas dos 0% aos 100%, já com o balanceamento das células que é cerca de 40 minutos.

Como foi dito mais atrás em cerca de 2 horas consegue-se carregar o suficiente para percorrer 100km, não acho que seja para casos específicos, basta adaptar a nossa instalação eléctrica a realidade de ter um VE e querer tirar o máximo partido dele.

Acho mesmo uma mais valia comprar um carro com carregador de 6.6kW.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 20 dez 2018, 12:03
por Spin
claudiaribeiro Escreveu:
19 dez 2018, 14:49
...
Estou dividida, entre os carros abaixo indicados por qual escolhiam (partindo do pressuposto que ambos estão em boas condições)?
Os valores pecerem ser justos?

Leaf Acenta 2016 - 15750€
40.000Km
12/12 barras da bateria

ou

Leaf Teckna 2015 - 16750€
25.000Km
12/12 barras da bateria

Obrigada
Como não sei data do 1º registo de matrícula, vou admitir que são ambos do mês 12.
Se estimar fazer até 20.000km/ano, a melhor opção recaí no Acenta.
Caso estime fazer 30.000km/ano ou superior, a melhor opção será o Tekna.
Considerando que ambos trazem carregador de 6.6kW.
Não considerei o nível de equipamento, porque depende do gosto pessoal na sua valorização. O enfoque foi somente na garantia das baterias (5anos ou 100.000km).

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 20 dez 2018, 12:40
por pemifer
Carregador de 6,6kw - corresponde a uma intensidade de carregamento máxima de 30A. Terá de mandar instalar um circuito próprio para carregar. Os circuitos normais das casas estão preparados para o máximo 16A. Terá de instalar uma tomada de 32A, ou uma wallbox, com respetivo disjuntor de 32A e cablagem que aguente 32A.
Carregador de 3,3kW - corresponde a uma intensidade de carregamento de 15A. Pode carregar em qualquer tomada embora seja aconselhável ter uma tomada de melhor qualidade.
Como disse, e repito, o carregador de 6,6 é para casos muito específicos.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 20 dez 2018, 13:23
por noway
Não esquecer que os VEs agora tem packs maiores e o normal será terem >40kWh nos próximos tempos. Se é para mudar, ao menos que se prepare a garagem para carregar com >20A. Mais tarde irão agradecer essa decisão.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 20 dez 2018, 14:04
por frankesousa
pemifer Escreveu:
20 dez 2018, 12:40
Carregador de 6,6kw - corresponde a uma intensidade de carregamento máxima de 30A. Terá de mandar instalar um circuito próprio para carregar. Os circuitos normais das casas estão preparados para o máximo 16A. Terá de instalar uma tomada de 32A, ou uma wallbox, com respetivo disjuntor de 32A e cablagem que aguente 32A.
Carregador de 3,3kW - corresponde a uma intensidade de carregamento de 15A. Pode carregar em qualquer tomada embora seja aconselhável ter uma tomada de melhor qualidade.
Como disse, e repito, o carregador de 6,6 é para casos muito específicos.
Atenção que não sei qual o nível de conhecimento do autor do tópico e de quem vem aqui ler para comprar o 1º eléctrico. Não temos todos estudos nestas areas (mas muitos dos 1ºs donos dos VE terão, como eu e muitos user mais antigos deste forum também).

Por isso, não diga isso assim dessa maneira porque a mensagem que está a passar (errada) é a seguinte:
Se o carro tiver carregador de 6.6kW vai sempre carregar a 30A e por isso vai necessitar de alterar a instalação eléctrica de casa e/ou instalar equipamentos adicionais caros
-> Não é verdade

Para esclarecer bem, mesmo com carregador interno de 6.6kW
-> Pode continuar a carregar com o EVSE standard a 10A numa ficha de 16A "normal"
-> Pode carregar a 16A num posto publico de 3.7kW
-> Pode carregar a 30A num posto publico com >= 7.4kW
-> Se "só" comprar um cabo type2 (para os PCN) de 16A e ligar a um posto de 32A o cabo não vai derreter, o posto encarrega-se de "medir" o cabo e vai debitar só uns 20A no máximo.
-> Pode (com um EVSE diferente/ wallbox) carregar de 6 a 32A em incremento de 1A (6 ,7, 8 .... 31, 32A)

pemifer Desculpa estar a insistir mas é só para tentar manter os users o melhor informados possíveis ;)

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 20 dez 2018, 14:42
por mjr
Eu tenho a experiência de ter um Leaf com carregador de 16A e outro de 30A e os 30A fazem muita diferença. E nunca precisei de carregar em casa a mais de 16A, mas fora de casa houve várias situações onde me deu muito jeito ter os 30A.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 20 dez 2018, 16:32
por pemifer
Ok! Vou corrigir o que disse antes.
Para casos específicos como o meu, que nunca uso PCNs e em casa tenho disponível para o carro uma tomada normal, o carregador de 6,6kw não é necessário.
Devo ter carregado 1 ou 2 vezes em PCN mas NUNCA carreguei a mais de 16A.
O meu carro tem carregador até 6,6 mas NUNCA foi usado acima de 3,3.

Já agora, para ajudar a criadora do tópico.
Este é um carro americano com carregador de 6kw (os europeus não têm a linha de 120V; portanto terão 2 linhas em vez de 3)
Imagem


Este é um carro americano com carregador de 3kw (os europeus não têm a linha de 120V; portanto terão 1 linha em vez de 2)
Imagem

Edit:
Consultar o manual na página 153 (ou 2-28) imagem 1. Carro com carregador de apenas 3kw.
viewtopic.php?t=475#p2301

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 05 mai 2019, 07:30
por quide
Viva,

De modo a preservar mais a saúde da bateria é melhor carregar com menor amperagem (10 ou 16A) ou não é significativo se usarmos em casa sempre p.e. 7.4kW?

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 05 mai 2019, 08:48
por mjr
A carga em AC é sempre a correntes muito baixas para a bateria pelo que não haverá qualquer diferença ao nível da degradação.

Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Enviado: 06 mai 2019, 09:07
por frankesousa
quide Escreveu:
05 mai 2019, 07:30
Viva,

De modo a preservar mais a saúde da bateria é melhor carregar com menor amperagem (10 ou 16A) ou não é significativo se usarmos em casa sempre p.e. 7.4kW?
Para ser correto, o carregamento a 32A pode aumentar ligeiramente a degradação, não porque a corrente de carga seja relevante, mas porque se não tomar cuidados com as horas de carga e o carro acabar de carregar ainda muito cedo na madrugada (a 100% de SOC) ficará várias horas a 100%. Só por isso.

Penso estar provado que as baterias não gostam (degradam) de estar a 100% muito tempo seguido.