Ajuda na compra de usado

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por fjma » 20 jun 2016, 15:47

Já agora, o mk2 só começou a ser comercializado, salvo erro, em Setembro de 2013. Tudo o que tem origem antes dessa data é, de certeza, mk1.

mikeger
Mensagens: 56
Registado: 20 jun 2016, 11:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por mikeger » 20 jun 2016, 16:12

Obrigado pelas rápidas respostas. Além da questão do comportamento das baterias há mais vantagens importantes no mk2?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por VETL » 20 jun 2016, 16:17

margarett Escreveu:Olá e bem vindo ;)

Para esses valores só consegues comprar um mk1 (antes de meados de 2013).

A minha sugestão é que ponderes (se for alternativa claro) um carro mais pequeno (clones), vão aparecendo negócios para carros desses praticamente novos...
Eu não concordo com esta sugestão.
A opção por um mk1 em detrimento de um clone ou qualquer outro é sempre preferível.
É apenas a minha opinião. Para mim pessoalmente, não há dinheiro que pague o facto de sabermos quanto custa uma bateria e a certeza de que ela existe para troca na eventualidade disso vir a ser hipoteticamente necessário.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mikeger
Mensagens: 56
Registado: 20 jun 2016, 11:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por mikeger » 20 jun 2016, 16:21

VETL Escreveu:
margarett Escreveu:Olá e bem vindo ;)

Para esses valores só consegues comprar um mk1 (antes de meados de 2013).

A minha sugestão é que ponderes (se for alternativa claro) um carro mais pequeno (clones), vão aparecendo negócios para carros desses praticamente novos...
Eu não concordo com esta sugestão.
A opção por um mk1 em detrimento de um clone ou qualquer outro é sempre preferível.
É apenas a minha opinião. Para mim pessoalmente, não há dinheiro que pague o facto de sabermos quanto custa uma bateria e a certeza de que ela existe para troca na eventualidade disso vir a ser hipoteticamente necessário.

A decisão pelo Leaf está tomada. A questão é se vale a pena investir no mk2 face ao mk1...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por BrunoAlves » 20 jun 2016, 16:24

O aquecimento é mais eficiente (praticamente não influencia a autonomia). E tem modo "B". E tem carregador de 6,6kW na maioria dos casos (mas nem sempre, é preciso confirmar)
O marketing diz que foram feitas mais de uma centena de pequenas melhorias.

De resto é o mesmo carro ;) Se vale investir num mk2, podendo sim. A questão da bateria não é menor, é *a* questão ;) Claro que mesmo com bastante degradação a autonomia restante pode ser suficiente mas o que se conhece até agora é que as baterias do mk2 têm um ritmo de degradação aparentemente mais baixo ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por VETL » 20 jun 2016, 16:26

mikeger Escreveu: A decisão pelo Leaf está tomada. A questão é se vale a pena investir no mk2 face ao mk1...
Muito sinceramente, para 50/60Km o meu mk1 já com 100.000Km, se hoje dá para 2 dias, daqui a muitos anos continuará a servir. Ainda por cima com carga a meio do percurso...
O problema não é esse. O problema é que eu comprei o meu para as voltinhas e depois a prática e a experiência fizeram dele o carro principal.
O problema é que depois passa a ser o VE que vai para mais longe e as "features" do mk2 vêm a dar jeito...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por BrunoAlves » 20 jun 2016, 16:34

VETL Escreveu: O problema é que eu comprei o meu para as voltinhas e depois a prática e a experiência fizeram dele o carro principal
LOL tão verdade :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mikeger
Mensagens: 56
Registado: 20 jun 2016, 11:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por mikeger » 20 jun 2016, 16:56

margarett Escreveu:
VETL Escreveu: O problema é que eu comprei o meu para as voltinhas e depois a prática e a experiência fizeram dele o carro principal
LOL tão verdade :mrgreen:

Pois essa é a questão... É por isso que quero ponderar o investimento... Se, por essas "features" valor a pena o mk2, será o mk2... Agora, quais são essas features? Bancos aquecidos não me fazem falta...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por BrunoAlves » 20 jun 2016, 16:57

As principais estão no meu post anterior ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Ajuda na compra de usado

Mensagem por Fil » 20 jun 2016, 17:05

Se o mk2 por um acenta (gama intermédia) tem carregador a 6.6kW (no mk1 é de apenas 3.7kW), aquecer o habitáculo é por bomba de calor, logo cerca de 20% mais eficiente que a resistência do mk1, mas o truque é aquecer o habitáculo antes de arrancar com o carro ligado à tomada, assim gasta-se a energia da tomada e não da bateria. O modo B é muito bom e existe apenas no mk2, regenera/trava muito mais que o modo eco do mk1, dá para andar quase sem usar o travão, mesmo em muitas descidas. A degradação do mk2 é claramente inferior ao mk1, logo apesar de ter os mesmos 24kWh de bateria, terá mais bateria durante mais tempo.

Se o mk2 for Tekna, passa a ter além do que o acenta tem, faróis led, câmara 360 graus (no acenta só tem de marcha atrás como no mk1), passa também a ter sistema de som bose com amplificador (o som é claramente superior, mas o amplificador retira algum espaço da bagageira), bancos em pele e jante 17 (no mk1 e no acenta tem jante 16).

Existem mais diferenças, mas parece-me que estas são as principais.

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”