Entreposto OLIVAIS

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por Essiemme » 14 nov 2014, 13:23

Mas, se está no procedimento técnico da Nissan, nos manuais de serviço, presumo que eles o saibam fazer, certo ?
Não têm de ser certificados para os produtos que representam, na Nissan ?

Ainda espero que seja só desconhecimento da pessoa que recebe a viatura e regista o pedido.
Aliás, tenho a certeza que, depois lá dentro, o mecânico sabe o que fazer.

sm
:|
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por VETL » 14 nov 2014, 13:35

Devem haver poucos funcionários com formação específica para o Leaf.
E experiência nele é impossível alguém ter, dada a reduzida (para não dizer inexistente) incidência de avarias a esse nível.
Por isso é normal que não saibam de imediato o que fazer.
Penso que não devem levar a mal se lhe mostrarmos a cópia do manual de serviço que especifica o teste que queremos.
Aí não haverá razão para quaisquer dúvidas.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por mjr » 14 nov 2014, 15:27

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:Pede uma impressão com a tensão em todas as células onde apareça o VIN do teu carro e a data atual. pode servir de prova no futuro.
Isso mas com a bateria nas lonas, o mínimo possível...
Eu aconselho uma tensão média do pack de 3,70V. Muito abaixo disso e as células começam a ficar todas com as tensões espaçadas, sem que haja perda significativa de capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por VETL » 14 nov 2014, 15:30

mjr Escreveu:
VETL Escreveu:
mjr Escreveu:Pede uma impressão com a tensão em todas as células onde apareça o VIN do teu carro e a data atual. pode servir de prova no futuro.
Isso mas com a bateria nas lonas, o mínimo possível...
Eu aconselho uma tensão média do pack de 3,70V. Muito abaixo disso e as células começam a ficar todas com as tensões espaçadas, sem que haja perda significativa de capacidade.
E é mesmo isso que interessa no teste do JV que vem no manual. Isso e a resposta oficial da Nissan a essa questão...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por Essiemme » 14 nov 2014, 17:20

Boas notícias.

O teste deu OK (isto é, não há problemas).
Pedí para deixarem o resultado do mesmo dentro do carro.

sm
:?


PS: (já repararam no boneco da minha assinatura ?)
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por Essiemme » 15 nov 2014, 00:25

Confirmou-se a minha suspeita.

Ninguem percebeu o que eu pretendia fazer, não deverá ter sido feito.
O único relatório que tenho é o que dá pontuações (estrelas) em todas as categorias da degradação (tive pontuação máxima em todas).
Isto apenas confirma aquilo que tenho praticado e do qual tenho consciência...
Parece que é melhor para nós, que nos interessamos pelos nossos carros, permanecer na ignorância.

Lamentavelmente, não pude fazer o exame oficialmente, vou ter de faze-lo NÃO oficialmente, vou comprar o software e fazer eu próprio a análise às "bad cells". :(

São, de facto, os pioneiros que mais sofrem.

sm
:(
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por Apr » 15 nov 2014, 01:39

Na verdade não necessitas da versão pro do programa para fazer o CVLI, basta pores o carro com bateria muito fraca, registar as tensões das células conforme o VETL explicou e fazer a conta para ver se falha ou não.

Se tiveres pares que falhem talvez te safes se levares o carro ao concessionário no mesmo estado e com uma fotocopia da página do manual de serviço onde referem que as células devem ser trocadas nessas condições.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por VETL » 15 nov 2014, 01:41

Eu percebi. Mas o amigo também não exigiu isto pelos vistos:
mjr Escreveu:Pede uma impressão com a tensão em todas as células onde apareça o VIN do teu carro e a data atual. pode servir de prova no futuro.
E o teste ao JV que vem no manual de serviço também não exigiu, certo?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por Essiemme » 16 nov 2014, 16:05

Eu peço desculpa, apesar de me preocupar e interessar pelo meu carro, não estou obrigado a conhecer a fundo os termos e metodologias de diagnóstico ao mesmo. Sei lá eu se é o test X, Y ou Z...

Eu cheguei lá com uma semana de antecedência para perguntar (novamente) se eles tinham condições para fazer o tal teste, perguntei eu, o teste às células da bateria. Nunca me disseram que não, não me pediram mais esclarecimentos e tudo ficou agendado.

No próprio dia, misteriosamente, houve admiração pelo pedido de intervenção que repetí (percepção minha subjectiva, claro).
Ora, no mínimo, os senhores deveriam saber que tal procedimento está descrito no manual de serviço da viatura e, se o não fizeram, deveriam ter feito.
E se o fizeram, acho também importante que o cliente devia ter o resultado impresso e DETALHADO do mesmo, já que paguei 1 hora de trabalho.
Contudo, recebí a tal folha das estrelinhas... tive pontuação máxima (pudera, é a patrôa que anda quase sempre com ele...)

Eu só não sei (nem devo) é a importância daquele procedimento, especialmente quando o carro está prestes a dobrar tal quilometragem.

Tudo isto está envolto em muita confusão (minha, incluindo-me), repito: são os pioneiros que mais sofrem.

A máquina está excelente, tirando o tal ruído nos travões que, segundo consta, todos os carros o fazem (pelo menos o meu Punto também o faz, e não sabia...).

sm
:?
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Entreposto OLIVAIS

Mensagem por mjr » 17 nov 2014, 11:27

O teste das estrelinhas não vale nada e é uma coisa que demora 1 minuto a fazer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”