@LuisG;
1- O meu vazio em Bi-Horario dá 0.939€ + 23% IVA = 0.115497€
2- O meu fora do vazio em Bi-Horario dá 0.2017€ + 23% = 0.248091€
3- Em tarifa Simples dá 0.1614€ +23% = 0.198522€
Carregando uma média de 11kW (~20% a 80%) dá para os preços acima mencionados;
1- 1.270467€/dia
2- 2.649801€/dia
3- 2.1832€/dia
Carregando todos os dias, e fazendo contas ao 30 dias do mês, temos então;
1- 38.11401€
2- 79.49403€
3- 65.496€
Assim se vê que compensa carregar em tarifa Bi-Horaria, e com uns painéis solares compensar o gasto durante o dia (standby's e mais um pouco para gastos), e não se estar a regular pelo horário noturno.
Metendo aqui mais umas contas para ajudar ás do @LuisG, Eu + a Maria para toda a nossa vida diária com os dois fumarentos gastávamos:
Diesel - 100€ mensais (Vento 1.9D; média 5.5l/100Km)
Gasolina Simples Prio - 40€ mensais (Clio 1.2; média 6.5l/100Km)
Passe Navegante - 60€ mensais (CP + Metro)
Tempo perdido em viagens - 1.20h de manhã + 1.20h á tarde.
Desde que temos o nosso VE a ser usado pelos dois, poupamos;
Diesel - 100€
Passe Navegante - 60€
Tempo perdido em viagens - Passou de 2.40h por dia, para 40 minutos por dia, logo poupança de 2h por dia na qualidade de vida da família.
Ainda mantenho a despesa de 40€ do Clio 1.2 (mas espero acabar com ela com a aquisição de outro VE, Nissan
![Very Happy :D](./images/smilies/icon/biggrin.gif)
)
Aumentei a despesa de 12€ anuais para o selo da EMEL.
Passei de 200€ mensais para 52€ mensais, e menos 2h em viagens diárias.
**** Atenção, só estou a considerar combustíveis e passe, nunca contei com manutenção, que já todos sabemos que as do VE são muito mais baratas e apenas uma ao ano,
Quanto á bateria nem se fala, porque considerando que ao fim de 7 anos o carro não tem "bateria" com a poupança de 100€ mensais x 12 meses = 1200€ ano, ao fim de 5.83 anos está paga a bateria, ou seja ao fim de 68 meses e 3 dias.
Quando fizer um mês sobre a data da aquisição do Tekna, meto aqui os quilómetros que ele fez.