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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 26 fev 2021, 12:41
por ZEdaCaparica55
O "meu" já fez a actualização do software de gestão de carregamento da bateria, mas pelos vistos não resolve o problema.
Da Coreia vêm notícias que o recall de subtituição das baterias começará por lá no próximo mês e na Europa em Abril.
Esperemos. Atendendo à dimensão do mercado português devemos ficar em "espera". :mrgreen:

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 05 mar 2021, 14:02
por microcris
Está confirmada a existência de um problema com as baterias da LG.
https://insideevs.com/news/492387/hyund ... ires-cause

Hyundai told InsideEVs that the investigation led by MOLIT (Ministry of Land, Infrastructure, and Transport) in South Korea pointed that the folded anode tab “could allow the lithium plating on the anode tab to contact the cathode, resulting in an electrical short.” It’s this electrical short that would cause the fires. All the defective cells came from LGES’s plant in Nanjing.
Isto é um problema de hardware, não se resolve com updates de firmware/software.

Alguém sabe qual é o fabricante das baterias dos kona portugueses?

Já agora, alguém sabe em que consiste o suposto update de firmware que "iria resolver" o problema?
Tenho ideia que consistia na paragem da carga por volta dos 90%, deixar ficar parado durante 10min (talvez para deixar balancear as células) e depois resumir a carga.

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 05 mar 2021, 17:48
por mjr
Se o problema é a deposição de lítio no ânodo contactar o cátodo a "solução" por software deve ser evitar ao máximo essa deposição, ou seja... carregar mais lento em DC, especialmente quando a bateria está "fria". Não estou a ver como limitar a 90-95% a carga pode resolver essa situação.

Precisamente para evitar essa deposição de lítio com a consequente degradação de capacidade, a Tesla aquece ativamente as células num carregamento DC até aos 55ºC!

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 05 mar 2021, 18:12
por OCasal
Então no Leaf, que não limita a velocidade de carga em DC em baixas temperaturas, não é perigoso?

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 05 mar 2021, 19:15
por microcris
Não tem a ver com a disposição do lítio nas folhas.
Pelo que percebi, tem a ver com a ligação das folhas aos terminais da célula.

Imagem

Algumas células têm a chapa de ligação (tab) do ânodo dobrada e faz curto com a folha do cátodo.

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 05 mar 2021, 23:55
por FullElectric
O meu quando foi à revisão fizeram-lhe uma atualização de sw que se encontrava em sistema para aquele VIN
Tentei obter info do que se tratava mas as explicações foram muito vagas, apenas sabiam que era uma atualização do sw de gestão da bateria de tração
Após essa atualização fiquei com a sensação que o carro perdeu alguma potencia de regeneração. Não sei se teve ou não algum efeito nessa característica, pois pode ser paranoia minha, ou mesmo alguma diferença no carro devida às temperaturas mais frias. Essa revisão aconteceu antes da entrada do tempo frio

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 15 mar 2021, 20:01
por microcris
Viva!

Ligaram-me na semana passada para levar o meu Kona ao concessionário. Disseram-me que têm um update de software para unidade de controlo de estabilidade, uma série de testes para fazer à bateria e ainda um update de software relacionado com a bateria.

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 15 mar 2021, 23:56
por FullElectric
Iden por aqui
Ligaram a informar que o meu Kauai tem um recall agendado
2 atualizações de sw; Uma relacionada com o controlo de tração e outra da gestão da bateria HV
Tem ainda prevista a entrega de uma capa para o EVSE portátil

Pelo que consegui apurar a atualização do sw da bateria HV é para corrigir erros no tratamento dos dados de temperaturas reportados pelos sensores de temperatura dos vários módulos

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Enviado: 16 mar 2021, 15:37
por mjr
Eu sugeria fazerem uma carga rápida ampla (tipo 20-90%) antes e depois do SW, para perceber se foi criada alguma limitação. Podem também ter alterada o controlo da climatização da bateria, ligando o arrefecimento a uma temperatura mais alta (a la Tesla) para evitar a deposição de Lítio.