Recall Iminiente Hyunday Kona
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
O "meu" já fez a actualização do software de gestão de carregamento da bateria, mas pelos vistos não resolve o problema.
Da Coreia vêm notícias que o recall de subtituição das baterias começará por lá no próximo mês e na Europa em Abril.
Esperemos. Atendendo à dimensão do mercado português devemos ficar em "espera".
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
Está confirmada a existência de um problema com as baterias da LG.
Alguém sabe qual é o fabricante das baterias dos kona portugueses?
Já agora, alguém sabe em que consiste o suposto update de firmware que "iria resolver" o problema?
Tenho ideia que consistia na paragem da carga por volta dos 90%, deixar ficar parado durante 10min (talvez para deixar balancear as células) e depois resumir a carga.
Isto é um problema de hardware, não se resolve com updates de firmware/software.https://insideevs.com/news/492387/hyund ... ires-cause
Hyundai told InsideEVs that the investigation led by MOLIT (Ministry of Land, Infrastructure, and Transport) in South Korea pointed that the folded anode tab “could allow the lithium plating on the anode tab to contact the cathode, resulting in an electrical short.” It’s this electrical short that would cause the fires. All the defective cells came from LGES’s plant in Nanjing.
Alguém sabe qual é o fabricante das baterias dos kona portugueses?
Já agora, alguém sabe em que consiste o suposto update de firmware que "iria resolver" o problema?
Tenho ideia que consistia na paragem da carga por volta dos 90%, deixar ficar parado durante 10min (talvez para deixar balancear as células) e depois resumir a carga.
Hyundai Kona
- mjr
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
Se o problema é a deposição de lítio no ânodo contactar o cátodo a "solução" por software deve ser evitar ao máximo essa deposição, ou seja... carregar mais lento em DC, especialmente quando a bateria está "fria". Não estou a ver como limitar a 90-95% a carga pode resolver essa situação.
Precisamente para evitar essa deposição de lítio com a consequente degradação de capacidade, a Tesla aquece ativamente as células num carregamento DC até aos 55ºC!
Precisamente para evitar essa deposição de lítio com a consequente degradação de capacidade, a Tesla aquece ativamente as células num carregamento DC até aos 55ºC!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
Então no Leaf, que não limita a velocidade de carga em DC em baixas temperaturas, não é perigoso?
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
Não tem a ver com a disposição do lítio nas folhas.
Pelo que percebi, tem a ver com a ligação das folhas aos terminais da célula.
Algumas células têm a chapa de ligação (tab) do ânodo dobrada e faz curto com a folha do cátodo.
Pelo que percebi, tem a ver com a ligação das folhas aos terminais da célula.
Algumas células têm a chapa de ligação (tab) do ânodo dobrada e faz curto com a folha do cátodo.
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
O meu quando foi à revisão fizeram-lhe uma atualização de sw que se encontrava em sistema para aquele VIN
Tentei obter info do que se tratava mas as explicações foram muito vagas, apenas sabiam que era uma atualização do sw de gestão da bateria de tração
Após essa atualização fiquei com a sensação que o carro perdeu alguma potencia de regeneração. Não sei se teve ou não algum efeito nessa característica, pois pode ser paranoia minha, ou mesmo alguma diferença no carro devida às temperaturas mais frias. Essa revisão aconteceu antes da entrada do tempo frio
Tentei obter info do que se tratava mas as explicações foram muito vagas, apenas sabiam que era uma atualização do sw de gestão da bateria de tração
Após essa atualização fiquei com a sensação que o carro perdeu alguma potencia de regeneração. Não sei se teve ou não algum efeito nessa característica, pois pode ser paranoia minha, ou mesmo alguma diferença no carro devida às temperaturas mais frias. Essa revisão aconteceu antes da entrada do tempo frio
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
Viva!
Ligaram-me na semana passada para levar o meu Kona ao concessionário. Disseram-me que têm um update de software para unidade de controlo de estabilidade, uma série de testes para fazer à bateria e ainda um update de software relacionado com a bateria.
Ligaram-me na semana passada para levar o meu Kona ao concessionário. Disseram-me que têm um update de software para unidade de controlo de estabilidade, uma série de testes para fazer à bateria e ainda um update de software relacionado com a bateria.
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
Iden por aqui
Ligaram a informar que o meu Kauai tem um recall agendado
2 atualizações de sw; Uma relacionada com o controlo de tração e outra da gestão da bateria HV
Tem ainda prevista a entrega de uma capa para o EVSE portátil
Pelo que consegui apurar a atualização do sw da bateria HV é para corrigir erros no tratamento dos dados de temperaturas reportados pelos sensores de temperatura dos vários módulos
Ligaram a informar que o meu Kauai tem um recall agendado
2 atualizações de sw; Uma relacionada com o controlo de tração e outra da gestão da bateria HV
Tem ainda prevista a entrega de uma capa para o EVSE portátil
Pelo que consegui apurar a atualização do sw da bateria HV é para corrigir erros no tratamento dos dados de temperaturas reportados pelos sensores de temperatura dos vários módulos
- mjr
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Re: Recall Iminiente Hyunday Kona
Eu sugeria fazerem uma carga rápida ampla (tipo 20-90%) antes e depois do SW, para perceber se foi criada alguma limitação. Podem também ter alterada o controlo da climatização da bateria, ligando o arrefecimento a uma temperatura mais alta (a la Tesla) para evitar a deposição de Lítio.
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