Hyundai Kauai - FullElectric

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por cfvp » 14 ago 2021, 18:47

Boas notícias. Mas a 100% como é que o carro vai regenerar? Supostamente já tem a bateria cheia. Digo isto, mas no Leaf tenho ideia que ainda regenera um pouco mesmo a 100%. Por isso só pode ter alguma reserva.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por FullElectric » 14 ago 2021, 21:15

O Kauai regenera (regenerava) à mesma potência, quer estivesse com SoC 20% quer estivesse a 100%. Essa era uma das grandes maravilhas do carro.
Carregado a 100% cheguei a ver potências de regeneração bem acima de 100kW
Obvio que tinha um limite, ao fim de alguns km acabava por encher o buffer superior e deixava de regenerar.
Com o upgrade da BMS cortaram isso

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por CoolZeroFCP » 15 ago 2021, 10:26

Cá para mim, não regenerar a 100% é uma coisa boa para não degradar mais a bateria. Estar a regenerar para usar o buffer superior é tirar o propósito ao buffer superior degradando a bateria sem necessidade.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por BrunoAlves » 15 ago 2021, 16:08

O velhinho ioniq já fazia isso. É excelente.
Quando o carro mostra 100% o BMS tem 95%. Eram 5% de top buffer e a regeneração mantinha-se total até aos 98% do BMS.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por FullElectric » 15 ago 2021, 16:49

Exatamente, carro sempre com o mesmo comportamento, quer esteja com bateria cheia quer vazia. Esse é precisamente o propósito do top buffer da Hyundai, e no meu entender é assim mesmo que um VE deve ser.
Uma crítica que sempre fiz nos meus VEs anteriores era precisamente esse comportamento distinto na travagem com o carro a 100%. Mas isso se calhar sou eu, que detesto usar o travão mecânico.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por Nonnus » 15 ago 2021, 17:01

Também é uma coisa que me chateia no Leaf. A 100% a regeneração é de apenas uma bola e como recurso travão mecânico. Transmite a sensação que o carro vai solto, estas a fazer conta de abrandar e ele apenas desliza.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por mjr » 15 ago 2021, 17:14

Eu prefiro poder optar. A solução da Tesla (e de outras marcas) de poder escolher o SOC real (pelo menos no Model 3) de carregamento permite-me escolher se quero mais um pouco se autonomia com o handicap de não ter regeneração no início ou carregar até 95% e aí ter a regeneração.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por Nerusonu » 15 ago 2021, 22:07

Hum se estou a perceber bem a vossa conversa no ID ele apresenta visualmente no quadrante que não consegue regenerar mais que X(barra verde só vai até meio sensivelmente), mas ao levantar o pé do pedal em modo B ele trava igual a quando está mais "vazio" de bateria

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por FullElectric » 16 ago 2021, 00:43

mjr Escreveu:
15 ago 2021, 17:14
Eu prefiro poder optar. A solução da Tesla (e de outras marcas) de poder escolher o SOC real (pelo menos no Model 3) de carregamento permite-me escolher se quero mais um pouco se autonomia com o handicap de não ter regeneração no início ou carregar até 95% e aí ter a regeneração.
No Kauai também podemos optar por escolher carregar a um valor menor que 100% e obviamente a 90% SoC todos terão bateria livre para aguentar regeneração.
A questão que levantei não é essa. Antes do upgrade, mesmo saindo a a 100% SoC o carro assegurava uma potência de regeneração sempre igual. Essa é a maravilha e a grande mais valia dos Coreanos relativamente aos outros.
Mesmo quando necessitamos da autonomia toda temos (ou tínhamos) um carro sempre com o mesmo comportamento

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Kauai - FullElectric

Mensagem por mjr » 16 ago 2021, 14:42

Não foi isso que eu disse. Os 100% que vez não são os 100% reais. Eu preferia ter os 100% reais disponíveis para poder optar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Hyundai”