Então a Head-Unit corre Android? (Hyundai/Kia)

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Responder
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Então a Head-Unit corre Android? (Hyundai/Kia)

Mensagem por migle » 24 nov 2019, 19:08

Eu ando muito distraído e sem tempo... Havia meses que não ia ver o ioniqforum.com e não sabia de nada...

Então parece um russo qualquer descobriu (provavelmente tapeando ao acaso no ecrã) como expor os ecrãs de definições e todas as aplicações do Android na Head Unit de, aparentemente, todos os Hyundai e Kia? Dá para instalar apps, não há qualquer limitação no acesso à Internet, dá para fazef quase tudo, o que for possível com Android 4.2.2...

Imagem
Imagem

Há algumas dificuldades a ultrapassar:
  • O acesso é complicado, não há tecla Back, e não se pode instalar um launcher (bricka a HU). Para resolver isto, ele instala uma app chamada EasyTouch.
  • O som não sai pela saída default. Para resolver isto, ele instala um programa que faz sair pelos auscultadores, o Sound About, o Audio Router, muitas alternativas.
  • Algumas apps insistem na orientação vertical do ecrã, ficam de lado. Para isto, instala-se o Set Orientation, que é uma coisinha muito pequenina só de configuração e JS.
  • Para instalar o YouTube, uma vez que a HU não tem quaisquer serviços Google instalados, tem de ser um mod qq. Eu evitei mais esta instalação, uma vez que posso usar perfeitamente através do browser já instalado.
  • O teclado aparece por vezes não na configuração que necessitamos, pode aparecer o numérico, as aplicações podem alterar alguma coisa, já tive uma vez meio teclado inoperacional. Entre as maneiras de contornar está mudar para o teclado coreano e usar o latino a partir daí.
  • O browser do Android 4.2.2 não consegue aceder a todos os sites, provavelmente não tem TLS 1.2 ou falta-lhe alguma das cifras mais modernas...
  • Last but not least, ao actualizar o firmware no concessionário, alguma coisa estraga o processo de actualização e a HU fica brickada. Isto é reversível, já um sueco o conseguiu reverter ligando um teclado para arrancar o firmware de recuperação. Não sei se já é conhecido qual é a app que estraga isto, não tive tempo de ler o tópico até ao fim...
As instruções estão todas no YouTube, o Der Blauzahn também tem o seu vídeo, aparentemente não conseguiu pôr o Torque Pro a funcionar.

A minha intenção inicial era usar apenas o browser já instalado. Não me importo de ir às definições do protector de ecrã, fazer 7 taps e meter a hora como password... Assim evitava embaraços no concessionário...
Mas sem som, não há youtube...

Depois, na semana passada, estava a conversar com um tipo de uma empresa vizinha, que usa a mesma garagem, e que tem um Tesla S. Queixei-me das reuniões, o ideal era conseguir assistir ainda no carro e ele confirmou que também não consegue meter o Skype for business a funcionar com o som/microfone do carro...
Então lá instalei mais essa, e essa obrigou-me a instalar o Set Rotation... e terminei com o VLC. Pronto! Tenho 4 apps instaladas.

Imagem
Imagem

Nunca mais chego atrasado a uma reunião!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Então a Head-Unit corre Android? (Hyundai/Kia)

Mensagem por BrunoAlves » 24 nov 2019, 19:43

Bestial :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”