Fenómeno do Entroncamento

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por leogrova » 11 jun 2019, 06:53

Um fenómeno do Entroncamento, mas a acontecer no PCR de Alcácer sentido S/N.
Hoje, por volta das 22h20m, deixo o meu carro a carregar, programo no telemóvel um alarme para meia hora, e lá vou descontraído tomar um café na "área de serviço ".

Não teriam passado mais que 8/ 10m e recebo um email da mobie a informar q o meu carregamento tinha terminado. Vou a correr para o carro e deparo-me com um Leaf a carregar, e o meu Ioniq, ainda com a ficha CCS mas sem carregar.

Telefono para a mobiee para relatar o sucedido e tentar perceber o q se passou.

Abreviando - fui descobrir o proprietário do Leaf na "área de serviço "; alegadamente por desconhecimento, terá passado o cartão dele, e consegiu iniciar o seu carregamento na ficha Chademo, interrompendo o meu carregamento na ficha CCS...

Claro q o proprietário do Leaf acompanhou-me ao posto e interrompeu o seu carregamento. Após eu (re)iniciar o meu, passou novamente o seu cartão (proprietário do Leaf). Desta vez só apareceu no ecrã a hipótese AC.

Não sei se na primeira vez, não terá tb aparecido no ecrã só a hipótese AC, e o Sr, por desconhecimento ter retirado a ficha Chademo e por algum bug de software ter interrompido o meu carregamento...

Conclusão - está reportado à mobie, a ver se se percebe o q aconteceu...

Muito estranho...

Ideias e feedbacks são precisos.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por beme83 » 11 jun 2019, 09:57

leogrova Escreveu:
11 jun 2019, 06:53
Um fenómeno do Entroncamento, mas a acontecer no PCR de Alcácer sentido S/N.
Hoje, por volta das 22h20m, deixo o meu carro a carregar, programo no telemóvel um alarme para meia hora, e lá vou descontraído tomar um café na "área de serviço ".

Não teriam passado mais que 8/ 10m e recebo um email da mobie a informar q o meu carregamento tinha terminado. Vou a correr para o carro e deparo-me com um Leaf a carregar, e o meu Ioniq, ainda com a ficha CCS mas sem carregar.

Telefono para a mobiee para relatar o sucedido e tentar perceber o q se passou.

Abreviando - fui descobrir o proprietário do Leaf na "área de serviço "; alegadamente por desconhecimento, terá passado o cartão dele, e consegiu iniciar o seu carregamento na ficha Chademo, interrompendo o meu carregamento na ficha CCS...

Claro q o proprietário do Leaf acompanhou-me ao posto e interrompeu o seu carregamento. Após eu (re)iniciar o meu, passou novamente o seu cartão (proprietário do Leaf). Desta vez só apareceu no ecrã a hipótese AC.

Não sei se na primeira vez, não terá tb aparecido no ecrã só a hipótese AC, e o Sr, por desconhecimento ter retirado a ficha Chademo e por algum bug de software ter interrompido o meu carregamento...

Conclusão - está reportado à mobie, a ver se se percebe o q aconteceu...

Muito estranho...

Ideias e feedbacks são precisos.
Provavelmente retirou a ficha...por isso como já muito discutido, os utilizadores de VE nos postos de CR não deviam abandonar o mesmo. Isto por várias razões normais e outras por causa das pessoas pois facilmente abortam o carregamento e colocam o seu a carregar e não há como provar que ah e tal carregou no botão de emergência. Neste caso ele cedeu o lugar mas podia não ter cedido. Por isso mesmo cada vez mais defendo esta situação.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por BrunoAlves » 11 jun 2019, 10:04

Como te disse no FB, foi botão de emergência sem qualquer sombra de dúvida.
O outro condutor fez-se de burro, podia ser que colasse.

A inutilidade da MobiE é gritante. Ai então o posto fica fora de serviço?! Sabem lá do que falam... Nem conseguem identificar como é que o carregamento foi terminado para mediar eventuais conflitos, é um sistema totalmente desfazado da realidade...

É o que tenho dito várias vezes: sim, a rede é insuficiente. Mas o grande, grande problema são as pessoas. As pessoas é que, no geral, são umas bestas e têm dificuldade em olhar para lá do próprio umbigo. Se toda a gente respeitasse o próximo, tudo isto funcionava muito melhor.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por frankesousa » 11 jun 2019, 12:47

Sem querer defender ninguém, no verão passado quando vinha do Algarve, exactamente nesse posto, a minha carga parou sozinha passados poucos minutos, reiniciei e ficou carregou até ao fim depois.

Já fiz algumas dezenas de CR (não muitas, mas durante 1 ano foram umas 20 ou quê) e nunca me parou uma CR, apenas esta.

Não há hipóteses de ter sido um problema semelhante?
porque realmente ou foi isso ou o botão vermelho.

Também já ouvi falar que ao carregar no botão vermelho havia comportamentos estranhos, por exemplo não receber email da MobiE. Alguém confirma isto?
Recebes-te email, por isso não sei!

(só para dar assunto à conversa, se não acaba já com a condenação do individuo. hehehe)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por pemifer » 11 jun 2019, 14:50

Eu NUNCA recebi emails da Mobi.e, nesse aspeto não posso opinar.
No entanto, ontem dia 10 de Junho, pela primeira vez desde o início dos pagamentos, o PCR de Loulé E/O parou-me o carregamento por volta dos 30 minutos... foi uma sorte ter dado conta senão o carregamento teria demorado muito mais...
Recordo que, antes do inicio dos pagamentos, os meus carregamentos paravam quase todos aos 30 minutos.
Em Loulé necessitava sempre de fazer um segundo carregamento.
No outro lado da AE, 2 dias antes tinha carregado 35 minutos sem interrupções...
20190608_132424.jpg

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por BrunoAlves » 11 jun 2019, 16:47

frankesousa Escreveu:
11 jun 2019, 12:47
Também já ouvi falar que ao carregar no botão vermelho havia comportamentos estranhos, por exemplo não receber email da MobiE. Alguém confirma isto?
Recebes na mesma. Se o posto tiver comunicação (e normalmente receberes mails, claro) recebes sempre. Eu ontem recebi o mail normal a avisar o fim de carregamento quando este nem iniciou (deu erro a detectar o carro à primeira, só carregou à segunda).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por leogrova » 11 jun 2019, 17:54

Eu posso estar a ser inocente, mas o homem pareceu genuinamente não conhecedor do assunto.

O término do meu carregamento e o início do carregamento do Leaf tem 1 minuto, ou menos de intervalo. Portanto, acho q se pode concluir com algum grau de certeza q os eventos estão relacionados.

A próxima vez q for a um PCR, se estiver ocupado e o proprietário estiver lá em DC , Chademo, vou experimentar passar o cartão e colocar no meu a ficha CCS.

Esta questão tem q ficar esclarecida. Se houver qq anomalia tem q ser corrigida. Primeiri identificada, claro.

Os 15m ou os 30m de carregamento de um VE não me aquecem nem arrefecem - é o tempo de ir à casa de banho, esticar as pernas, tomar um cafe... Isto rapidamente se transforma numa tortura, se tiver q policiar o carregamento. Já chega de concessões!

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por leogrova » 11 jun 2019, 17:57

...outra coisa - o homem n retirou a minha ficha. Qd cheguei ao carro, a ficha CCS estava bloqueada no meu carro. O q o homem fez foi colocar a chademo no dele.

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por leogrova » 11 jun 2019, 17:59

Ao fim deste tempo todo, se o software tivesse esta falha, surpreendia alguém? A mim, não...

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Fenómeno do Entroncamento

Mensagem por PMESS79 » 11 jun 2019, 18:14

Bem, não sei se é o mesmo caso, mas aqui há uns tempos estive no PCR da Av. da Republica em Gaia (VNG-00016) e quando um Leaf acabou de carregar, cheguei o meu carro ao PCR e toca a carregar. Entretanto um golf tinha começado a carregar em CCS, acho eu, e por desconhecimento passei o cartão umas 2 ou 3 vezes até que o meu começou a carregar, lá veio o senhor do Golf dizer que aquilo só carregava um carro de cada vez (estava no carro por isso viu que a carga parou) e... botão vermelho, passa cartão e carro dele a carregar outra vez... era da Uber e ficou algo chateado... muito menos compreensivo que o leogrova, portanto!!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Responder

Voltar para “Hyundai”