Kauai Elétrico DB

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mjr
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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por mjr » 22 abr 2019, 23:10

Regra geral a eficiência dos carregadores internos dos VE aumenta com o aumento da potência de carga. A razão é principalmente porque os consumos fixos ficam mais diluídos (Drive dos IGBTs, bombas circuladoras de fluído de arrefecimento, etc).

Já para os fios a eficiência DIMINUI com o aumento da corrente (potência), mas este efeito pode ser minimizado usando secções de fio maiores.

Com fio de 10mm^2 e 40m de comprimento, é provável que o aumento de eficiência no carregador interno suplante a perda de eficiência no transporte (fio), pelo que a maior eficiência combinada será à potência máxima. Para comprimentos de fio curtos começa a ficar irrelevante do ponto de vista da eficiência (segurança elétrica é outra história...) usar secções maiores (um fio de 2.5mm^2 com 10m de comprimento tem as mesmas perdas que um fio de 10mm^2 com 40m de comprimento).
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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por migle » 24 abr 2019, 00:29

Explicação menos técnica: se eu comer sopa em pequeninas quantidades mas usando uma colher muito grande, vou gastar imensa energia com o peso da colher, que tem de fazer muitas viagens para a sopa que como. Uma colher de café, só me permite comer sopa em quantidades pequeninas, mas se é isso que eu quero é a mais eficiente.

Um carro com um carregador interno mais potente é como uma colher maior, e convém ir cheia. Porém outro, com carregador menos potente, pode ser igualmente eficiente a carregar a uma potência mais baixa. (exemplo, um híbrido com carregador de 3,6kW).
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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por fbatista » 24 abr 2019, 08:25

Obrigado, já percebi. O exemplo da colher está top.

De inicio tive alguma dificuldade em entender como de uma forma simples mais potência significa mais perdas mas entretanto percebi que nos diversos componentes do conjunto instalação + EVSE + componentes internos no VE há uns que vão ter maior percentagem de perdas com aumento da potência e outros que vão ter menor, sendo que a percentagem dos que aumentam é muito inferior à dos que diminuiem. No conjunto compensa carregar a potências mais altas "encher a colher que cada carro tem". :)

Poderia-se perguntar então qual é o tamanho da colher para os diferentes VE de que se fala aqui no forum ou seja qual a potencia/corrente mais eficiente de carga?! Também se poderia perguntar o que é melhor para os diferentes estados de SoC a que o carro se encontra!
Bom, para mim é suficiente perceber que há diferenças de eficiência no carregamento (tal como existem na descarga).

Como medem a eficiência do carregamento? Colocam um contador de kwh antes do circuito para o EVSE e comparam com o carro?

Obrigado a todos e desculpa pneves estar a ocupar o teu DB
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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por migle » 24 abr 2019, 13:20

fbatista Escreveu:
24 abr 2019, 08:25
De inicio tive alguma dificuldade em entender como de uma forma simples mais potência significa mais perdas
As perdas por efeito de Joule, a energia dissipada sob a forma de calor, varia com o quadrado da corrente, https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Joule
fbatista Escreveu:
24 abr 2019, 08:25
Como medem a eficiência do carregamento? Colocam um contador de kwh antes do circuito para o EVSE e comparam com o carro?
Claro. Mas aí estamos só a medir as perdas no carregador do carro. Estávamos também a falar do fio que vem do quadro principal da casa. Para medir as perdas neste fio é preciso um medidor à entrada da casa também.
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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por BrunoAlves » 24 abr 2019, 13:41

Sendo que isso se pode calcular com relativa facilidade mas, se vais ter fio de 10mm2, as perdas serão muito baixas, usa à potência que achares melhor e que não te condicione a utilização de casa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por pneves » 29 abr 2019, 11:50

migle Escreveu:
22 abr 2019, 20:28
Não te venderam com plano de manutenção 5Y75?
A Hyundai é uma marca que não costuma puxar muito. Os tapetes de borracha custaram-me 53€.
Obrigado migle. Aprnedi umas coisas com o teu post.

Não tenho plano de manutenção.
O que é 5Y75 ?

"não costuma puxar muito"
O que queres dizer com isso ?
Que o valor das reparações e peças é baixo ?
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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por migle » 29 abr 2019, 23:08

5Y75, plano de manutenção 5 anos ou 75 mil km, vale 5 revisões. Pensei que todos vendiam.

Sim, é uma marca mais barata que uma Toyota ou uma VW. Vou fazer a revisão dos 60 mil na sexta-feira. Parece-me que é a mais cara, o preço previsto é 105€ no concessionário que escolhi. As mais baratas são na casa dos 40€. O site da Hyundai, permite obter uma previsão do preço, e permite mesmo clicar no mapa dos concessionários e ver como varia o preço entre eles. Há umas diferenças.

O preço das peças para um eléctrico ainda deve ser muito caro, em qualquer marca. A produção ainda não é como a dos veículos de combustão. Já ouvi falar no ioniqforum.com de um caso em que foi trocada a unidade principal de controlo do carro, EMCU e foi acho que perto de 2000 (coberto pela garantia).
O motor, num carro a combustão, tipicamente, não custa tanto, parece que custa menos de 1000. Porém, a mão de obra complica bastante as contas, o eléctrico é, sem dúvida, mais simples.
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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por pneves » 20 jun 2019, 15:29

Tenho uma duvida

por vezes vejo mencionado "kauai com bomba de calor".
Isto é utilizado para refrigerar as baterias correcto ?
Todos os kauais tem bomba de calor correcto ?
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Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por noway » 20 jun 2019, 16:34

Não está relacionado com a bateria directamente. É só uma forma energeticamente optimizada de gerares calor e/ou frio dentro do habitáculo do carro. É "quase obrigatório" ter uma unidade destas nos EVs por causa do baixo consumo que possui face às unidades convencionais... e o baixo consumo traduz-se no fim em mais autonomia com o ar condicionado ligado.

https://www.nissan-global.com/EN/TECHNO ... eater.html
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