Kauai Elétrico DB

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
pneves
Mensagens: 9
Registado: 04 nov 2015, 13:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Kauai Elétrico DB

Mensagem por pneves » 28 mar 2019, 09:44

Bom dia,
já encomendei em 2018.
Entretanto ainda estou à espera. Talvez venha no próximo mês.
Decidi abrir este tópico já para fazer um DB.

Entretanto tenho umas perguntas:
  • eles (acho que era a Efacec) instalam uma Wallbox, sabem como se processa ?
  • entretanto eu vou querer deixar um cabo/tomada na minha zona de garagem.
    Tenho de passar do quadro do meu apartamento até à garagem (2 pisos)
    Já sei que consigo passar um cabo flexível de 6mm até la (talvez até de 10mm).
    Acham que o de 6mm serve ou tem de ser de 10mm para fazer os 7,2Kva ?
    No quadro do apartamento tenho de ter algum disjuntor especifico ?
    Ou um qualquer de 32Amp serve ?
  • Isto da EDP mobilidade-eletrica, 20% à noite
    É bom ? Tem algum inconveniente ?
    É só uma mudança de tarifário, não preciso de instalar a wall box deles,pois nao ?
  • Para carregar fora. Sei que vão existir carregadores Prio, Galp, ...
    Quais os que têm melhor preço ?
    Há algo que possa fazer antes de ter o carro ?
  • Alguma outra dica ?
Obrigado,

Pedro

Criei um web site para colocar informação do meu DB:
https://sites.google.com/view/snowskona/
Última edição por pneves em 29 abr 2019, 11:47, editado 1 vez no total.
Kauai EV 4x2 Electric Premium 64 kwh
https://sites.google.com/view/snowskona/

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por leogrova » 28 mar 2019, 15:05

Parabéns Pedro!
Quanto às tuas primeiras 4 questões, n te posso ajudar.
Quanto ao carregamento fora, em PCRs, há tanta taxa e taxinha, variações, que eu nem me dou ao trabalho de tentar perceber qual é a melhor opção de carregamento, naquele dia, para aquele PCR... aliás, acho que o objetivo deve ser esse... enfim.
Eu tenho em casa Galp electric. Para PCR tenho 2 cartões - o da Galp, e o da EDP.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por BrunoAlves » 28 mar 2019, 16:16

Parabéns pela máquina :clap:

Alguém instalará a wallbox, mas tenho sérias dúvidas que sejam eles responsáveis por fazer a passagem do cabo até ao teu quadro, até porque rapidamente te podes aperceber que um electricista leva-te umas centenas por fazer isso.
Convém esclareceres qual o âmbito da instalação e tens de o fazer com quem a oferece ;)

O cabo que queres passar terá de terminar num pequeno quadro parcial onde daí poderás tirar a tua tomada e a ligação à tal wallbox. Julgo ser a melhor alternativa. Mas és tu que terás de pagar essa instalação ;)

Em relação aos preços, há uma app que calcula o preço em determinadas condições e posto. É uma javardice, o modelo de pagamento que temos, mas é o que temos...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por migle » 28 mar 2019, 19:33

Quanto à EDP, é o que eu tenho agora, e acho bom. A Galp ficava-me talvez 1% mais barata, com o histórico de consumo que tenho, mas não é electricidade verde.

Quanto ao fio, entre 6 e 10, a questão está na distância. Qualquer dos dois fios aguenta essa corrente com folga, qualquer que seja o tipo de cabo. A questão está na queda de tensão, quanto maior a distância, maior será a queda de tensão e as perdas no fio por efeito de Joule (aquece). Essas perdas pagam-se.

Quanto ao disjuntor, segundo o meu electricista, a ideia é o disjuntor aqui perto não ser igual ao lá de cima do apartamento, senão qualquer um dos dois pode disparar. A ideia é que dispare o disjuntor perto do problema, ou seja disjuntor de 32 cá em baixo e de 40 no apartamento (os fios aguentam os 40 também).
Também, segundo percebi, deve haver um diferencial cá em baixo, a menos que a wallbox já o tenha, porque o lá de cima pode demorar a disparar.
Grosso modo, e fala aqui um ignorante, o disjuntor está lá para proteger os fios e a instalação de aquecer, e o diferencial está lá para proteger as pessoas... Dispara se a corrente não voltar pelo neutro. 32A também.

Está bem na altura de correr as páginas dos 4 CEME e ver quais é que mandam o cartão antes de ter a matrícula.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

pneves
Mensagens: 9
Registado: 04 nov 2015, 13:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por pneves » 02 abr 2019, 17:46

Obrigado pelas dicas.
BrunoAlves:
mas tenho sérias dúvidas que sejam eles responsáveis por
fazer a passagem do cabo até ao teu quadro
O cabo já está quase lá. Os 15 mts mais difíceis ja passei.
So faltam outros 15 mts, mas estes são muito fáceis de passar.
Ainda estou a decidir se vale a pena substituir os 15mts de cabo de 6mm por 10mm

O comprimento total do cabo do quadro principal até ao carros, vão ser uns 30mts.
Aqui dizem que devia ser de 10mm
https://forumdacasa.com/discussion/4707 ... -recepcao/
4mm2 - 20A
6mm2 - 25A
10mm2 - 32A
"O que lá deve ter é um cabo de 6mm2 e se pretende aumentar para os 32A tem de passar um de 10mm "
Eu ate acho que consigo passar o de 10mm.
Mas também não acho bom o cabo eléctrico ficar muito justo, no tubo.
migle
Quanto à EDP, é o que eu tenho agora, e acho bom
Tens o desconto de 20% à noite ? Qual e o horario da noite ?
Sendo o preco do kw, mais ou mesno, 0,1544€
Quer dizer que fica 0.1235/noite e 0.1555/dia ?
Compensa em relacao ao bihorario ? 0.1866 (8am-10pm) 0.1098/vazio (10pm-8am)
Kauai EV 4x2 Electric Premium 64 kwh
https://sites.google.com/view/snowskona/

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por migle » 02 abr 2019, 22:44

Em relação ao cabo, não é tão simples. Do ponto de vista da segurança, 6 chega para os 32A, mas na realidade isto depende do tipo de cabo, se são fios soltos, um cabo grosso com fios dentro, etc. 6 chega sempre para 32A e até 4.

O problema está no comprimento. Como se vai dissipar energia no cabo, a tensão vai descer. Então os 230V lá em cima, cá em baixo podem ser menos de 220V (não fiz a conta, mas está por aí).

Acho que a situação é simples: se pode passar 10, é melhor. Quanto mais grosso o cabo melhores condições vai ter. Diz que existem fios com manga de silicone que é mais fininha. Um saltinho a uma boa loja de material eléctrico (e não ao AKI...)... O que é que são umas dezenas de euros em cabo?
Antes de ir à loja meça o diâmetro do tubo. Outra coisa... Fio de 10 é brutalmente rijo.

O tarifário da mobilidade eléctrica verde é obrigatoriamente bi-horario. São 0,1870 - 1% +IEC +IVA = 0,2289 durante o dia e 0,11 - 20% +IEC +IVA = 0,1095 durante a noite.
Eu estou com o ciclo semanal, noites 24h-7h mais domingo e tarde de sábado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

pneves
Mensagens: 9
Registado: 04 nov 2015, 13:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por pneves » 22 abr 2019, 14:46

Obrigado.
Já tenho o carro e já instalei a tomada na garagem. Com cabo eléctrico de 10mm até lá (40mts).
Estou a gostar muito do carro.
Agora só espero que seja baratinho ao nível de oficina.
Ainda tenho de:
- comprar as barras para a bicicleta.
- têm de me instalar a WallBox. O cabo e quadro já lá está.
- tenho de obter o cartao Mobi.E, Edp, Prio e Galp. Mas espero carregar maioritariamente em casa

Criei um web site para colocar informação:
https://sites.google.com/view/snowskona/
Kauai EV 4x2 Electric Premium 64 kwh
https://sites.google.com/view/snowskona/

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por migle » 22 abr 2019, 20:28

Uau! Fantástico!
Só boas notícias!
Tens o carro, conseguiste electricista, e conseguiste pôr fio de 10!
Assim, o mais eficiente vai ser sempre carregar à potência máxima.

Não te venderam com plano de manutenção 5Y75?

A Hyundai é uma marca que não costuma puxar muito. Os tapetes de borracha custaram-me 53€.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
fbatista
Mensagens: 36
Registado: 11 fev 2019, 09:50
Data de fabrico: 28 jun 2019
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por fbatista » 22 abr 2019, 20:56

migle Escreveu:
22 abr 2019, 20:28
Assim, o mais eficiente vai ser sempre carregar à potência máxima.
Aqui esta um topico que ainda não consegui perceber bem. Carregamento mais eficiente.
Carregamento à maxima potencia domestica é o mais eficiente?
E em termos de degradação da bateria é indiferente ou é preferivel carregar a potencias mais baixas?!
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Kauai Elétrico DB

Mensagem por jfr2006 » 22 abr 2019, 22:06

É indiferente para a bateria, pois são potências muito baixas para a bateria e capacidade desta.

Mais eficiente por 2 razões: fio de 10, menos percas no fio. Carregar ao máximo que o carregador AC do carro permite, implica que este trabalha no pico de eficiência ;)

Responder

Voltar para “Hyundai”