Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 08 set 2020, 22:15

:D O 2º dia, aquele que eu achava mais complicado devido à maior distância (600km) e a usar pela primeira vez um operador que nunca tinha usado (Iberdrola), acabou por ser o que correu mais dentro dos planos.

Saí de Orellana a 100% e segui por nacional até Ciudad Real. Pelo caminho fiz um pequeno desvio para ter um panorama da barragem de Puerto Peña, também do rio Guadina, e bastante mais pitoresca do que a de Orellana, devido aos grandes macicos rochosos que fazem lembrar as portas de Rodão.
Cheguei a Ciudad Real com 20%, tendo vindo caminho todo a respeitar os limites de velocidade.

Imagem

O PCR da Iberdrola está numa gasolineira logo a seguir à linha do comboio. O único problema que tive foi que ao contrário do que me tinham dito, é preciso ter saldo carregado na carteira da app para poder usar o posto, não basta ter lá um cartão de crédito adicionado, como acontecia com a IBIL. Depois de percber isso, foi só acrescentar saldo e iniciar a carga na CCS. Temos a opção de escolher o limite máximo que queremos gastar, tudo tarifado a 0,30€/kWh. A carga inicou-se sem problemas e fui almoçar. As casas de banho da loja estão bastante limpas, mas não é um grande sítio para comer o farnel. Felizmente, andando um bocadinho a pé até chegar ao pé da entrada da estação dos comboios, onde tem uma zona com árvores e bancos.
Quando regressámos o carregamento na CCS estava a terminar, e ainda pus na Mennekes mais uns minutos até aos 98%, pois avizinhava-se o troço mais longo: 203 km até Albacete. A primeira parte do percurso foi por autovia até Manzanares, indo a cerca de 100km/h, depois desviei-me e fui o resto do caminho por nacional, passando pelas lagoas de Ruidera, uma formação de lagos do rio Guadiana que me fez lembrar os lagos de Plitvice, na croácia. Apenas vi o lago que a estrada atravessa, por limitações de tempo e autonomia, mas deu para ver que é sítio que interessa explorar.
Durante uma parte do percurso a autonomia estimada andou bastante próxima da distância que faltava, mas era sobretudo uma questão de altitude. Na parte final a média de consumo desceu e cheguei com cerca de 14% e uma média de 11,3kWh/100km.

Imagem

Em Albacete há dois PCRs da Iberdrola lado a lado e um 3º de uma outra operadora, mas que não consegui ver. Tem um centro comercial perto bem como um parque com mesas logo está bem localizado. Dali para a frente havia mais abundância de PCRs, logo carreguei até 81% e segui caminho. Ao fim de 102 km sempre a 120km/h na autovia cheguei até à zona industrial de Cieza, onde parei novamente para carregar. Foi notória a média de consumo de apenas 12,7kWh/100km, mesmo nas velocidades praticadas. Penso que o relevo é a favor, mas mesmo assim foi interessante. Também constantei que apesar de ser a 3ª carga rápida do dia, estive o tempo todo até aos 84% a carregar a 125A

Imagem

De Cieza até ao destino era directo em termos de carregamentos, mas aproveitámos para parar no Mercadona Torre Pacheco para comprar algumas coisas que íamos precisar e carregámos no PCN deles. Chegámos a La Manga com 28% e uma grande ventania. A média desde Albacete estava nos 12.8kWh/100km. Nesse dia não me preocupei por carga, pois estava cansado e havia muita coisa a fazer. Infelizmente não consegui obter resposta do Ayuntamiento de Cartagena relativo à utilização dos PCNs localizados em La Manga. É necessário preencher um impresso e entregar no Ayuntamiento, mas devido à pandemia é complicado ir lá e via eletrónica não me responderam ao pedido. Assim sendo tendo duas opções. Usar um Tesla Destination charger no hotel a uns 2km do apartamento onde estou, pagando 8€ ao dia, ou então utilizar o PCR da Iberdrola à entrada de La Manga. Hoje escolhi usar o PCR da Iberdrola, pois havia muitas compras a fazer e o PCR (dois, aliás) está localizado num EuroSpar.

Imagem

O tempo de fazer as compras foi exactamente o necessário para carregar até aos 94%, e agora tenho autonomia para dar aqui umas voltas.
Última edição por rnlcarlov em 09 set 2020, 20:58, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 08 set 2020, 22:24

Que carro incrível :clap: É só o melhor VE do mercado para a respectiva gama de preços e não só. Não tivéssemos nós uma MobiE e nunca teria vendido o meu. :?
Parabéns, é tão fácil quando o carro é assim excelente e não tens de contratar cartões e esperar por eles. Burros esss tipos da Iberdrola :roll: E não têm "cartão não autorizado"? Epa que idiotas, não percebem nada. :?
rnlcarlov Escreveu:
08 set 2020, 21:28
As baterias, que vinham bem quentinhas da 2ª carga rápida, como se pode ver vêm arrefecendo ao longo do percurso, mesmo vindo a 120 durante metade do caminho.
Há um (bom) motivo para se encontrarem ioniq de 28kWh no mercado de usados mais caros do que muitos Leaf de 40kWh.

Parabéns. :clap: :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 08 set 2020, 22:36

BrunoAlves Escreveu:
08 set 2020, 22:24
Parabéns, é tão fácil quando o carro é assim excelente e não tens de contratar cartões e esperar por eles. Burros esss tipos da Iberdrola :roll: E não têm "cartão não autorizado"? Epa que idiotas, não percebem nada. :?
Por acaso até tive alguns receios, pois volta e meia o PCR de Cuidad Real fica indisponível. O ano passado teve largos meses assim. O daqui de la manga têm vários comentários recentes no electromaps a dizer que não conseguem usar a CCS em nenhum dos dois postos. Mas comigo correu bem. So mesmo o raio do Tesla Destination Charger é que deu raia. Que raio de amadores são esses "Teslas"? Não percebem nada de carros elétricos :lol:

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por leogrova » 08 set 2020, 23:00

Espetacular!
Excelente relato. Obrigado pela partilha.

Eu, com o primeiro acontecimento do Tesla, tinha voltado para casa...

Esta história de só poder carregar um carro (DC) por localização, é uma anormalidade.

Assim, isto só avança, por causa de uns "casmurros", aventureiros e muito corajosos.

Parabéns!

Avatar do Utilizador
vitocril
Mensagens: 138
Registado: 10 mai 2017, 22:22
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 42,3 Ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por vitocril » 09 set 2020, 00:04

Sem querer abusar, acho que é a canIoniq disponivel na Google Play https://play.google.com/store/apps/deta ... q&hl=pt_PT

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por Fil » 09 set 2020, 00:46

Muitos parabéns pela viagem! Mais uma fantástica ;)

Boas férias e regresso condizente!

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 09 set 2020, 14:59

Obrigado pelo fantástico relato.
É parcialmente alimentado por painéis fotovoltaicos, que dão sombra
Nós por cá também nos devíamos preocupar com estes confortos.
Mas os espanhóis, apesar de terem partido atrasados, já vão numa fase mais adiantada.
Por enquanto as nossas preocupações não vão além de ter um PCR em cada área da serviço das AE, e já vamos com sorte.

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por fernandinand » 09 set 2020, 16:52

ZEdaCaparica55 Escreveu:
09 set 2020, 14:59
Mas os espanhóis, apesar de terem partido atrasados, já vão numa fase mais adiantada.
Já não é novidade e é consistente com outras áreas onde fizeram o mesmo.
Deixam os primeiros tiros para os pardais (PT com as suas manias de vanguarda), aprendem, deixam o preço da tecnologia baixar...e implementam. Simples não?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por pemifer » 09 set 2020, 18:02

Muito bom!
:clap: :clap: :clap: :clap:

Essa parte de carregar rápido ao 2º e 3º carregamento, enche-me de inveja.

Este foi o meu 1º carregamento, depois de saíres de Évora.
Começou a 36kW
20200906_132315.png
Depois de dar a volta ao Alqueva (161km)
Carreguei assim (63 minutos a 20kW).
20200906_185138.png
Anexos
20200906_185138.png

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 09 set 2020, 20:53

Na 1ª carga e já só ia a 36kW? :shock:
Eu pensava que só na 2ª carga é que se notava o rapidgate, mas parece que mesmo na 1ª já lá está.

Esquivei-me mesmo de uma bala ao optar pelo Ioniq em vez do Leaf40. Quando andava para comprar um carro novo ainda ponderei o Leaf40, devido a ter uma bateria maior. Mas com o que nós viajamos teria sido muito má escolha. Verdade seja dita, não pensei que tão cedo conseguisse atravessar o centro/sul peninsula ibérica de VE. Este ano tem sido importante para a instalação de PCRs em Espanha. Mas a carregar a 20kW teria sido muito mais complicado.
Quando vim de Tarifa até já tinha feito 3 cargas rápidas no mesmo dia. Em Sevilha, Loulé e Aljustrel, e sempre bombou à potência máxima. Mas tinha feito uma pausa para almoço de permeio com uma carga lenta no IKEA, que sempre arrefece mais as baterias (pois a ventoinha do carro também trabalha durante as cargas lentas). Por isso desta vez ia com curiosidade como se comportaria sempre a carregar e andar, ainda que os primeiros 370km tenham sido maioritariamente a 90km/h nas nacionais.

Responder

Voltar para “Hyundai”