Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por zeuz » 22 ago 2021, 22:29

rnlcarlov Escreveu:
21 ago 2021, 17:15
O PCN de Miranda está off, e existem alguns PCNs em terras vizinhas, nomeadamente Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta ou Vimioso. E embora seja sem dúvida positivo que finalmente hajam PCNs no interior do país, todos os PCNs instalados são de 22kW, com tarifários ao minuto a condizer. Por outras palavras, um carro como o meu ia pagar 0,60€/kWh, para além de perder mais tempo na carga.
Então adotei outra estratégia. Depois de ir à Penha das Torres saí de Portugal e fui carregar num PCR da Iberdrola em Trabazos. 0,30€/kWh, um curto descanso e voltei a entrar em Portugal pela fronteira de Quintanilha e regressei a Torre de Moncorvo.
Lamento que os PCN não façam parte da aposta na mobilidade eléctrica... com tarifários desses, creio que os OPC vão acabar por os substituir por PCR...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por LuisG » 06 set 2021, 22:47

Parabéns pela viagem :clap: :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 09 set 2021, 22:05

O Hyôiô está neste momento na Catalunha, a 1300km de casa, feitos em dois dias, com pernoita a meio.
A primeira parte do percurso já era conhecida do ano passado. Primeira paragem em Évora, mas desta vez no PCR do Continente, já que até tinha minutos para gastar. Ainda tinha PTSD da seca de 1h30 à espera de um Tesla em Évora no ano passado, logo assim que vi um Tesla na área de carregamentos, o meu coração deu um salto. Mas felizmente era só no PCN ao lado :shifty:
Carreguei até 70% e abalei para Badajoz, tendo lá chegado com 20%.

Imagem

Ao chegar ao PCR, um Tesla! Era desta que ia esperar... só que não, estava a carregar na tomada AC. Melhor para mim. Foi só passar token eletromaps e carregar à borla. Enquanto fui e vi ao CC El Faro para uma paragem técnica, já tinha mais de 70% e abalei para Cáceres. Estava num horário apertado, pois tinha a informação que o carregador municipal de Cáceres estava num parque que só estava aberto até às 15h15. Segui por nacional até Cáceres e cheguei lá às 14h45 e fui logo por a carregar enquanto comia o farnel (novamente carga gratuita).

Imagem
Imagem
Aparentemente não fechou até essa hora, logo não sei se as 15h era hora especial covid ou não.
Carreguei o máximo que pude (94%) pois ainda eram 145km com relevo desfavorável. O ABRP estimava que passaria em Navalmora de la Mata com 27% (onde havia outro carregador de recurso caso o consumo estivesse muito alto) e a Oropesa com 10%, mas cheguei com 18%. Era um hub de PCN, PCR e PCUR da Iberdrola, e resolvi experimentar um PCUR pela primeira vez (0,40€/kWh)

Imagem
Imagem

Foi engraçado ver carregar acima de 60kW, mas depois apercebi-me que não foi boa ideia usar um PCUR na 4ª carga rápida, pois pouco depois o carro tinha limitado a carga possivelmente por a temperatura média da bateria estar nos 48,5ºC. Quando fui ver novamente estava nos 33kW. Logo devia ter usado o PCR de 50kWh, pois não ganhei tempo nenhum, talvez até tenha sido mais demorado.
Dali seguir com 94% para a última paragem do dia, já perto de Madrid. Pelo caminho apanhei um grande engarrafamento na A5, devido a barreira policial que estava a fazer passar os carros devagar numa única fila. Passado esse obstáculo, cheguei a Móstoles, onde carreguei no PCR da Repsol que funcionava com a app da Iberdrola (e preço Iberdrola 0,30€/kWh). Entretanto a bateria tinha arrefecido o suficiente para carregar à velocidade normal o tempo todo.

Imagem
Imagem

Daí até Alcalá de Henares eram poucos kms, logo carreguei só até 45%. Passar Madrid é que foi uma chatice. Queria usar a M-45 para contornar Madrid, mas a estrada não estava muito bem indicada, e o GPS não ajuda nestes casos. Acabei por ir parar à M-40, onde havia mais trânsito, mas segundo o Google não era assim uma grande fila. O problema foi que entretanto alguém se espetou uns kms mais à frente e criou novo engarrafamento, esse sim bem grande. Por mim lá consegui seguir caminho e chegar bastante mais tarde a Acalá de Henares do que tinha planeado. O alojamente era mesmo na praça central da cidade, mas tinha visto que mesmo ao pé existe um parque subterrâneo com carregadores de 7kW. Pagando 6,95€ dá para lá estacionar um dia e carregar gratuitamente.

No dia seguinte saí de Acalá a 100% e fiz a primeira paragem a 153km, com umas boas subidas acima de 1000m pelo meio. O ARBP estimava chegar com 10% sempre nas velocidades legais, cheguei com 18%.
Imagem

Utilizei pela primeira vez a rede Cargacoches, cuja app funciona bastante bem (melhor do que a Iberdrola, que desde que passou a ser paga com cartão de crédito e não saldo carregado dá alguns bugs). O preço também era bastante bom 0,29€/kWh.

Imagem

A paragem seguinte foi em Saragoça, para o carro e os ocupantes comerem. A carga foi novamente num posto da Repsol com roaming da Iberdrola, onde ficou até 94%, de forma a atravessar o maior deserto de carregadores do percurso, até Lérida. A AP-2 desde o íncio do mês de Setembro que deixou de ser paga logo fui por ela descontraidamente. O plano era carregar num PCR gratuito dentro de Lérida, mas estava a ver que ia ser muito à pele, logo parei para carregar a uns 20km antes, onde se pagava 0,20€/kWh.
Imagem

Estava lá uma eNV200 na Chademo, mas aguardei um pouco e a carga parou, pelo que liguei a CCS e iniciei carga. A potência média esteve nos 35kW (100A), e devia ser limitação do posto, pois todos os postos daquela marca que encontrei só carregaram a essa amperagem. Entretanto apareceu o dono da eNV200, surpreendido por a carga ter parado antes de estar cheio. Ele não estava muito ao corrente que os Leafs e eNV200 param a carga automaticamente aos 80% e depois é necessário nova ativação do posto.
Com a conversa até já estava eu com 89% de carga, logo segui viagem. A próxima paragem foi numa terra chamada Calaf, agora sim num posto gratuito da aliança de municípios da Catalunha, ativado com o token eletromaps. Verifiquei novamente a limitação dos 35kW.

Imagem
Imagem

Carreguei até 84% e segui viagem. Planeei parar mais uma vez para uma carga curta em Vilobi D'Onyar com o eletromaps. Ao chegar pareceu-me que tinha bateria suficiente para chegar ao destino (29%), mas resolvi parar para carregar. Fiqui-me pelos 45% e seguir para Lloret de Mar, onde cheguei com cerca de 30% (o relevo ajudou bastante nestes últimos troços).
Por cá existem alguns PCNs que se ativam com o token do eletromaps. Apesar de aparecem como 7kW, na realidade debitam perto de 3kW. Também existe um centro comerical com 6 carregadores de 7kW a funcionar com qualquer RFID, esses sim a debitar a potência esperada.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2021, 23:29

Excelente, parabéns :clap: Esse carro é uma máquina do demo!

Vejam lá bem, 4 app, muitos carregamentos gratuitos e outros a preços estupidamente baixos para a nossa realidade (dia da semana fora de vazio). O teu telemóvel não ardeu com as milhentas apps que tiveste de instalar? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se ao menos tivesses um cartão único para poderes pagar o dobro.... :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rjspedition » 09 set 2021, 23:39

Espetáculo de viagem!

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por FullElectric » 10 set 2021, 00:10

BrunoAlves Escreveu:
09 set 2021, 23:29
Vejam lá bem, 4 app, muitos carregamentos gratuitos e outros a preços estupidamente baixos para a nossa realidade (dia da semana fora de vazio). O teu telemóvel não ardeu com as milhentas apps que tiveste de instalar? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se ao menos tivesses um cartão único para poderes pagar o dobro.... :?
ou teres um cartão único para carregares às cegas e não fazeres a mínima ideia de quanto te ía custar a viagem!!!... até receberes a fatura daqui a 2 ou 3 meses...

Já agora rnlcarlov consegues fazer umas contas rápidas comparativas. Custo dessa viagem em carregamentos nessa rede arcaica vs uma simulação de quanto te poderiam custar os mesmos kms cá no nosso retângulo a usar a rede mais evoluída do mundo?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1253
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por mafgod » 10 set 2021, 08:28

@rnlcarlov, explica lá esses carregamnetos gratuitos em Badajoz por exemplo :-)

Via token do eletromaps?!

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por zeuz » 10 set 2021, 09:51

Não dava para fazer directo até Badajoz ? Seriam +/- duas horas de condução, mas ainda dentro do aceitável... :think:
mafgod Escreveu:
10 set 2021, 08:28
Via token do eletromaps?!
O token do eletromaps deve ser só para activar o posto... a facturação é depois por conta do operador do posto de carregamento, que neste caso é gratuita...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 10 set 2021, 13:24

zeuz Escreveu:
10 set 2021, 09:51
Não dava para fazer directo até Badajoz ? Seriam +/- duas horas de condução, mas ainda dentro do aceitável... :think:
São 240km. Tinha de vir a pastar na AE para fazer direto, nesse caso era mais contar acima de 3 horas de caminho.

O eletromaps permite ativar alguns postos, com app ou token. Tanto quanto vi o de Badajoz e o de Cáceres podem ser só com app, mas o token é mais fiável. Há dois anos, em Málaga havia um posto (não-gratuito) gerido pelo eletromaps, e um dia carreguei muito bem com app, mas uns dias depois a ativação por app não estava a funcionar, só com token. Na altura não tinha token e foi um sarilho para carregar. Está algures relatado neste DB.

Na Catalunha os vários postos da rede de municípios podem ser ativados com o token eletromaps apenas. No entanto, a nível de app podem ativados com a EV Charge, que é específica para esses postos catalães. Foi a que tive de usar em Lérida no posto não gratuito, pois nesse o eletromaps não dava, apenas nos gratuitos mais do centro.

A nível de custos, até aqui gastei cerca de 27€ em PCRs.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por zeuz » 10 set 2021, 14:55

rnlcarlov Escreveu:
10 set 2021, 13:24
zeuz Escreveu:
10 set 2021, 09:51
Não dava para fazer directo até Badajoz ? Seriam +/- duas horas de condução, mas ainda dentro do aceitável... :think:
São 240km. Tinha de vir a pastar na AE para fazer direto, nesse caso era mais contar acima de 3 horas de caminho.
Pelos print-screens dos carregamentos pareceu-me um total de ~180km, daí a pergunta.


EDITADO

Não tinha simulado a viagem no Google Maps quando respondi, mas agora que simulei... fiquei estupefacto por não sugerir fazer o caminho pela N4 !

Foi necessário adicionar Vendas Novas como primeira paragem, e evitar portagens, para conseguir uma simulação pela N4... sem essas opções, traça o caminho pela A6 ou passando por Coruche... :shock:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Hyundai”