O utilizador veteran no fórum alemão goingelectric.de é o primeiro que me chega às mãos a apresentar um SoH na casa dos 94%.
Apareceu com um tópico a 28-3-2018 quando completou os 100 mil km, e estava nos 94%, e a 13-6-2018, quando completou os 125 mil.
Dados:
- O carro é de 11-2016 e ele tem-no desde Agosto de 2017 e desde os 65 mil km. Pertencia à Orange em Marselha. O veteran vive em Estugarda.
- O mix é 75% autoestrada. (Já tive um estagiário de Estugarda, e mesmo com um Mercedes muito velho, ninguém ali anda devagar).
- Passou 10 semanas em montanha, com o carro exposto aos -23C.
- O carro serve uma empresa que faz software para a indústria automóvel e aeroportuária.
- Carrega diariamente em DC, num carregador de 150kW, às vezes várias vezes por dia. Basicamente, aproveita a borla no aeroporto de Estugarda. É natural, a empresa está a 300m do aeroporto.
- Carrega em Schuko duas vezes por mês a 100%.
- Em Abril, após uma das habituais cargas DC, o SoH subiu de novo para 95%. Portanto, 94% aos 125 mil em Junho é uma nova descida.
- Desgaste dos travões, 6-2018: pastilhas 4-5mm à frente, 6mm atrás, discos à frente quase novos, atrás novos.
- Fez três revisões: aos 40 mil com a Orange, com ele fez aos 80 mil e aos 105 mil. Está-se marimbando para a garantia.
- Não está interessado em actualizar o software: o carro está a andar bem. A actualização de software resolveu o esquecimento e parece que também um problema de não linearidade entre SoC e energia em SoCs baixos (o SoC desaparecia rápido demais, seria o problema que uma vez me aconteceu?).